domingo, 5 de maio de 2019

Habitantes de Minas, Minas Gerais, Brasil (Habitans de Minas) - Johann Moritz Rugendas


Habitantes de Minas, Minas Gerais, Brasil (Habitans de Minas) - Johann Moritz Rugendas
Estado de Minas Gerais - MG
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca Através do Brasil", Gravura 48
Gravura

Família Indígena : Botocudos (Famille Indienne : Botocudos) - Johann Moritz Rugendas





Família Indígena : Botocudos (Famille Indienne : Botocudos) - Johann Moritz Rugendas
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca Através do Brasil", Gravura 31
Gravura

Vista de Olinda, Pernambuco, Brasil (Vue D'Olinda) - Johann Moritz Rugendas


Vista de Olinda, Pernambuco, Brasil (Vue D'Olinda) - Johann Moritz Rugendas
Olinda - PE
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca Através do Brasil", Gravura 30
Gravura

Viaduto da Grota Funda, Estado de São Paulo, Brasil

Viaduto da Grota Funda, Estado de São Paulo, Brasil
Estado de São Paulo - SP
Fotografia - Cartão Postal

Viaduto da Grota Funda, 1898, Estado de São Paulo, Brasil

Viaduto da Grota Funda, 1898, Estado de São Paulo, Brasil
Estado de São Paulo - SP
Fotografia 

Viaduto da Grota Funda, 1864, Estado de São Paulo, Brasil - Militão Augusto de Azevedo


Viaduto da Grota Funda, 1864, Estado de São Paulo, Brasil - Militão Augusto de Azevedo
Estado de São Paulo - SP
Acervo IMS
Fotografia

Viaduto da Grota Funda, 1864, Estado de São Paulo, Brasil - Militão Augusto de Azevedo


Viaduto da Grota Funda, 1864, Estado de São Paulo, Brasil - Militão Augusto de Azevedo
Estado de São Paulo - SP
Acervo IMS
Fotografia

Viaduto da Grota Funda, Estado de São Paulo, Brasil


Viaduto da Serra Velha / Viaduto da Grota Funda, Estado de São Paulo, Brasil
Estado de São Paulo - SP
Fotografia - Cartão Postal

A 16 de fevereiro de 1867 era entregue ao tráfego a Estrada de Ferro de Santos-Jundiaí, obra que exigiu notáveis trabalhos de engenharia no trecho de serra e que causou uma verdadeira revolução na economia e nos costumes paulistas.
Com a ferrovia, a Estrada do Vergueiro conheceu progressivo abandono. O aterro na baixada entre o Rio Cubatão e Santos foi cedido à estrada de ferro. Dessa forma, a estrada ficou quase inutilizada. O caminho até o alto da serra era quase reto, interrompido por um vale aparentemente intransponível.
Nesse vale foi construído o Viaduto da Grota Funda, com quase 300 metros de comprimento, veio desmontado da Bélgica e levado serra acima pelos trens da própria ferrovia.
O Viaduto seguiu operando de 1867 até 1971, quando o trecho de serra da ferrovia passou por grandes obras que transformaram a ferrovia de funicular para cremalheira, para permitir trens mais pesados no Porto de Santos.



Vista da Costa da Bahia, Brasil (Vue Prise Sur la Côte Près de Bahia) - Johann Moritz Rugendas


Vista da Costa da Bahia, Brasil (Vue Prise Sur la Côte Près de Bahia) - Johann Moritz Rugendas
Estado da Bahia - BA
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca Através do Brasil", Gravura 29
Gravura

Ilha de Itaparica, Bahia, Brasil (Ilia Itaparica) - Johann Moritz Rugendas



Ilha de Itaparica, Bahia, Brasil (Ilia Itaparica) - Johann Moritz Rugendas
Ilha de Itaparica - BA
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca Através do Brasil", Gravura 28
Gravura