Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil
OST - 81x65 - 1934
O quadro pintado por Portinari mostra um personagem em uma
lavoura de café trabalhando no campo.
No primeiro plano, o homem aparece sem camisa, com os braços
cruzados. Pela cor de sua pele, seus traços, olhos puxados e fundos,
lábios grossos e grandes e nariz largo de que se trata de um mestiço mulato,
nascido de uma mistura entre brancos e negros.
Outros traços marcantes são suas mãos grandes e unhas sujas,
visto que o homem é um trabalhador braçal, tem os traços fortes e definidos,
estatura alta e aparência forte. Com o homem em primeiro plano e a linha
do horizonte ao fundo, é possível afirmar que trata-se de uma obra
bidimensional e figurativa.
O quadro Mestiço causou um impacto dramático na maioria das
pessoas, devido aos traços carregados de contrastes entre branco e preto e o
grande expressionismo das cores.
Buscando referências em composições italianas e nos tempos de
infância, quando trabalhava em cafezais paulistas, Portinari retrata a figura
do lavrador mestiço, com os braços cruzados.
A cabeça e as mãos em formas gigantes dão convencimento à
narrativa e tornam monumental e glorificado o trabalho realizado por classes
operárias. Enquanto isso, as tonalidades da pintura em marrom e o roxo dos
campos cultivados remetem à vitalidade da terra.
As pedrinhas localizadas à direita, e o tronco colocado à
esquerda, também mostram as referências de pintores italianos que Portinari
usou, neste caso para dar profundidade à imagem.
No fundo, com o muro de bananal à direita e a cerca do cafezal
à esquerda, uma inspiração da perspectiva geométrica utilizada no Renascimento,
que pode ser também observada pelo formato sólido da casa, em contraposição ao
morro, à esquerda.
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