domingo, 25 de fevereiro de 2018

Elevador Lacerda, Salvador, Bahia, Brasil - Guilherme Gaensly


Elevador Lacerda, Salvador, Bahia, Brasil - Guilherme Gaensly
Salvador - BA
Álbum "Vues de Bahia"
Foto 1
Fotografia


O Elevador Lacerda trata-se de um equipamento urbano situado na Praça Cayru no bairro do Comércio próximo ao Mercado Modelo, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 8 de dezembro de 1873.
O Elevador possui duas torres, quatro cabines e 73,5 metros de altura. Tem capacidade total para 128 pessoas, nas quatro cabines, e a viagem dura 22 segundos. Transporta, em média, mais de 750 mil pessoas por mês, funcionando 24 horas por dia.
O Elevador Lacerda foi idealizado pelo empresário Antonio de Lacerda, construído com a ajuda de seu irmão, o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda e financiado por seu pai Antônio Francisco de Lacerda.
A construção foi iniciada em 1869, sendo um grande desafio de engenharia para a época. Foi necessário a perfuração de dois túneis em rocha, um vertical, para abrigar a primeira torre, e outro horizontal, para dar acesso à rua. Foi inaugurado em 1873, com o nome de Elevador Hydraulico da Conceição da Praia, com apenas uma torre, popularmente chamado de Elevador do Parafuso. Em 1896, o Elevador passou a se chamar Elevador Antônio de Lacerda, por indicação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Em 1906, foi reformado para adotar um sistema elétrico e sua torre tornou-se mais larga, na base.
A segunda torre, a que se projeta para a frente, foi inaugurada em 7 de setembro em 1930, junto a uma reforma geral. As duas torres são ligadas por uma plataforma de 71m de vão, que passa alto sobre a Ladeira da Montanha.
A Otis, empresa fabricante de elevadores, participou da ampliação de 1930 com a instalação de dois ascensores. Em 1932, a empresa estadunidense anunciou seu feito na Fortune Magazine, revelando que no primeiro dia de operação plena foram transportadas 24 mil pessoas. Em 1955, o Elevador foi estatizado pela Prefeitura. Em 1º de julho 1961, novos elevadores da Otis foram inaugurados, mais rápidos e dobrando a capacidade por cabine de 16 para 32 pessoas. Em 2006, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

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