domingo, 28 de outubro de 2018

Fábrica da Ford Motor Company, River Rouge Complex, 1927, Dearborn, Estados Unidos


 Complexo de River Rouge em construção, 1917

 A fábrica em operação

 Vista aérea da fábrica

 Trabalhadores no complexo

 193 kms de correias transportadoras pelo complexo

 Auto-forno

 Auto-fornos

 Fundição

 Acearia

 Laminação de aço

 Prensa para paralamas

 Conjunto de prensas

 Estamparia

 A maior prensa do mundo

 Carrocerias

 Motores para pintura

 Fabricação de blocos

Fabricação de cilindros

 Fabricação de pistões

 Virabrequins

Montagem de motores

 Montagem de motores

Selamento de radiadores

 Estoque de paralamas

 Cabeçotes

 Tapeçaria

 Depósitos de materiais diversos

 Porto com 1,6 kms de docas

 Linha de montagem

 Linha de montagem

 Linha de montagem

 Linha de montagem

 Linha de montagem

 Linha de montagem


Linha de montagem




Fábrica da Ford Motor Company, River Rouge Complex, 1927, Dearborn, Estados Unidos
Dearborn - Estados Unidos
Construida entre 1917 a 1928, quando pronta tornou-se a maior fábrica integrada do mundo
Produzia um carro a cada 49 segundos
Fotografia



Vamos contar um pouco da história e funcionamento da maior fábrica de automóveis do mundo, a lendária fábrica Ford do Rio Rouge, mais conhecida como Ford River Rouge Complex.


Esta gigantesca unidade começou a ser construída em 1.917 em um terreno de 2,4 km de largura por 1,6 km de comprimento, localizado na Cidade de Detroit, Michigan, ao longo do Rio Rouge.

Seus primeiros produtos não foram automóveis e sim barcos de guerra anti-submarinos (Eagle Boats), encomendados pela Marinha Americana para serem usados na 1ª Guerra Mundial. 

Em 1921, o primeiro trator produzido em massa, o Fordson, teve sua produção transferida da fábrica de Dearborn para a fábrica de Rouge.

Em 1926 a fábrica de Rouge já produzia todos os componentes do Modelo T, embora sua montagem ainda fosse na unidade de Highland Park.

Em 1928 o Complexo de Rouge estava totalmente pronto. 
   
Em 1929, a fábrica de Rouge, considerada até hoje a maior unidade industrial do mundo, apresentava os seguintes números:

100.000 trabalhadores em todo seu complexo.

93 prédios, totalizando 31,5 km² de área construída.

160 quilômetros de estrada de ferro internas, para suas 16 locomotivas.

193 quilômetros de correias transportadoras de materiais.

24 quilômetros de ruas pavimentadas para sua frota de ônibus.

Usina de força própria, que consumia 2.200 toneladas de carvão por dia e gerava 2.500.000 quilowatts/dia.

1.000 caminhões Ford, que traziam carvão para a fábrica.

Alto-fornos que produziam 1.200 toneladas de ferro por dia.

Fundição que ocupava uma área de 121.406 m², que recebia o ferro líquido diretamente dos fornos e os colocava em moldes para transforma-lo em blocos de motores, cilindros, coletores, escapamentos e outras peças diversas.

240 fornos de carvão, que produziam 17.655.000 m³ de gás, 151.500 litros de piche, 49.895 kgs de sulfato de amônia e 45.454 litros de óleo leve e refinado à cada 24 horas.

Fábrica de cimento portland, com produção diária de 2.500 barris.

Fábrica de vidros com capacidade anual de 929.000 m² de vidro de segurança, que era equipamento padrão de todos os veículos Ford.

Usina de aço e laminação. A Ford tinha o total controle da fabricação do aço necessário em 2 imensos prédios: O dos fornos com 72 x 325 mts e  os da laminação com 140 x 457 mts. Os lingotes produzidos nos alto-fornos eram transformados em barras de diversos tamanhos. A laminação tinha a capacidade de processar 26.000 toneladas de aço por mês.

Estamparia, com seus 36.421 m² de área, tinha 1300 prensas operando todos os dias. Algumas operavam com força superior a 30 toneladas. 10.000 homens eram empregados neste setor, sendo que 1.200 destes, faziam a manutenção.

Fábrica de papel reciclado, todo o papel usado no complexo era recolhido, processado e transformado em papel novamente.

Manufatura de arame, eram produzidos por dia 13.607 kgs de arame de cobre de várias espessuras.

Ferramentaria, os engenheiros da FORD desenhavam constantemente as máquinas e ferramentais necessários e 6.000 operários as construíam e reconstruíam, de acordo com as necessidades.

Fábrica de tintas, era uma das mais modernas do mundo e a 2ª maior do país, na fabricação de laca. Produzia toda a tinta, verniz e esmalte usados para os carros e também para os prédios, maquinaria e equipamentos da Ford.

Fábrica de pneus.

 O Complexo de Rouge fabricava todas as partes dos veículos à serem montados : carrocerias,  chassis, motores, transmissões, radiadores, tanques, rodas, volantes, tapeçaria, madeiramentos, além de peças plásticas à partir de soja.

Esta versátil indústria tinha depósitos com capacidade combinada para mais de 2 milhões de toneladas de minério de ferro, carvão e pedra calcaria. Operava junto a um porto com 1,6 kms  de docas e era suprida por navios pertencentes à Ford.

Era uma cidade sem moradores, e para acomodar todas estas pessoas, tinha linhas de ônibus, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia, Hospital e uma equipe de manutenção de 5.000 homens, que consumia 3.500 esfregões por mês.

A linha de produção trabalhava como um relógio e finalizava um automóvel à cada 49 segundos.  

A Ford Motors Company era proprietária de várias minas de ferro nos Estados Unidos, incluindo a Imperial Mine, em Michigan, que produzia 450 toneladas de minério de ferro por dia para a Fundição.

Para a produção de ferro, era necessário também o carvão para os fornos e, desta maneira, a Ford comprou e reuniu 4 enormes minas de carvão e fundou a  Fordson Coal Company Inc, que produzia em média, 11.800 toneladas por dia.  Para transportar todo este carvão, a Ford comprou 1.000 vagonetes, que seguiam das minas para o Complexo de Rouge.

Em 1929, a Ford consumia 305.000 metros de tábuas de madeira por dia e, para evitar a escassez do material no mercado, adquiriu uma propriedade com mais de 2.000 kms²  de madeira em Michigan, construindo serrarias, armazéns e fabricas de artefatos de madeira.

 A Ford comprou e operou também, uma enorme plantação de borracha (seringueiras) no Brasil (mas o projeto acabou naufragando em razão das condições locais).

O sonho de Henry Ford estava realizado : Construir uma fábrica auto-suficiente, onde as matérias-primas entravam por um lado e os carros e caminhões saíssem  prontos do outro, estando todo o processo de fabricação sob seu estrito controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário