A fábrica em operação
Vista aérea da fábrica
Trabalhadores no complexo
193 kms de correias transportadoras pelo complexo
Auto-forno
Auto-fornos
Fundição
Acearia
Laminação de aço
Prensa para paralamas
Conjunto de prensas
Estamparia
A maior prensa do mundo
Carrocerias
Motores para pintura
Fabricação de blocos
Fabricação de cilindros
Fabricação de pistões
Virabrequins
Montagem de motores
Montagem de motores
Selamento de radiadores
Estoque de paralamas
Cabeçotes
Tapeçaria
Depósitos de materiais diversos
Porto com 1,6 kms de docas
Linha de montagem
Linha de montagem
Linha de montagem
Linha de montagem
Linha de montagem
Linha de montagem
Linha de montagem
Fábrica da Ford Motor Company, River Rouge Complex, 1927, Dearborn, Estados Unidos
Dearborn - Estados Unidos
Construida entre 1917 a 1928, quando pronta tornou-se a maior fábrica integrada do mundo
Produzia um carro a cada 49 segundos
Fotografia
Vamos contar um pouco da história e funcionamento da maior
fábrica de automóveis do mundo, a lendária fábrica Ford do Rio Rouge, mais
conhecida como Ford River Rouge Complex.
Esta gigantesca unidade começou a ser construída em 1.917 em
um terreno de 2,4 km de largura por 1,6 km de comprimento, localizado na Cidade
de Detroit, Michigan, ao longo do Rio Rouge.
Seus primeiros produtos não foram automóveis e sim barcos de
guerra anti-submarinos (Eagle Boats), encomendados pela Marinha Americana para
serem usados na 1ª Guerra Mundial.
Em 1921, o primeiro trator produzido em massa, o Fordson, teve
sua produção transferida da fábrica de Dearborn para a fábrica de Rouge.
Em 1926 a fábrica de Rouge já produzia todos os componentes
do Modelo T, embora sua montagem ainda fosse na unidade de Highland Park.
Em 1928 o Complexo de Rouge estava totalmente pronto.
Em 1929, a fábrica de Rouge, considerada até hoje a maior
unidade industrial do mundo, apresentava os seguintes números:
100.000 trabalhadores em todo seu complexo.
93 prédios, totalizando 31,5 km² de área construída.
160 quilômetros de estrada de ferro internas, para suas 16
locomotivas.
193 quilômetros de correias transportadoras de materiais.
24 quilômetros de ruas pavimentadas para sua frota de
ônibus.
Usina de força própria, que consumia 2.200 toneladas de
carvão por dia e gerava 2.500.000 quilowatts/dia.
1.000 caminhões Ford, que traziam carvão para a fábrica.
Alto-fornos que produziam 1.200 toneladas de ferro por dia.
Fundição que ocupava uma área de 121.406 m², que recebia o
ferro líquido diretamente dos fornos e os colocava em moldes para transforma-lo
em blocos de motores, cilindros, coletores, escapamentos e outras peças
diversas.
240 fornos de carvão, que produziam 17.655.000 m³ de gás, 151.500
litros de piche, 49.895 kgs de sulfato de amônia e 45.454 litros de óleo leve e
refinado à cada 24 horas.
Fábrica de cimento portland, com produção diária de 2.500
barris.
Fábrica de vidros com capacidade anual de 929.000 m² de
vidro de segurança, que era equipamento padrão de todos os veículos Ford.
Usina de aço e laminação. A Ford tinha o total controle da
fabricação do aço necessário em 2 imensos prédios: O dos fornos com 72 x 325 mts e os da laminação
com 140 x 457 mts. Os lingotes produzidos nos alto-fornos eram transformados em
barras de diversos tamanhos. A laminação
tinha a capacidade de processar 26.000 toneladas de aço por mês.
Estamparia, com seus 36.421 m² de área, tinha 1300 prensas
operando todos os dias. Algumas operavam com força superior a 30 toneladas. 10.000
homens eram empregados neste setor, sendo que 1.200 destes, faziam a
manutenção.
Fábrica de papel reciclado, todo o papel usado no complexo
era recolhido, processado e transformado em papel novamente.
Manufatura de arame, eram produzidos por dia 13.607 kgs de
arame de cobre de várias espessuras.
Ferramentaria, os engenheiros da FORD desenhavam
constantemente as máquinas e ferramentais necessários e 6.000 operários as
construíam e reconstruíam, de acordo com as necessidades.
Fábrica de tintas, era uma das mais modernas do mundo e a 2ª
maior do país, na fabricação de laca. Produzia toda a tinta, verniz e esmalte usados
para os carros e também para os prédios, maquinaria e equipamentos da Ford.
Fábrica de pneus.
O Complexo de Rouge
fabricava todas as partes dos veículos à serem montados : carrocerias, chassis, motores, transmissões, radiadores,
tanques, rodas, volantes, tapeçaria, madeiramentos, além de peças plásticas à
partir de soja.
Esta versátil indústria tinha depósitos com capacidade
combinada para mais de 2 milhões de toneladas de minério de ferro, carvão e
pedra calcaria. Operava junto a um porto com 1,6 kms de docas e era suprida por navios
pertencentes à Ford.
Era uma cidade sem moradores, e para acomodar todas estas
pessoas, tinha linhas de ônibus, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia,
Hospital e uma equipe de manutenção de 5.000 homens, que consumia 3.500
esfregões por mês.
A linha de produção trabalhava como um relógio e finalizava
um automóvel à cada 49 segundos.
A Ford Motors Company era proprietária de várias minas de
ferro nos Estados Unidos, incluindo a Imperial Mine, em Michigan, que produzia
450 toneladas de minério de ferro por dia para a Fundição.
Para a produção de ferro, era necessário também o carvão
para os fornos e, desta maneira, a Ford comprou e reuniu 4 enormes minas de
carvão e fundou a Fordson Coal Company
Inc, que produzia em média, 11.800 toneladas por dia. Para transportar todo este carvão, a Ford
comprou 1.000 vagonetes, que seguiam das minas para o Complexo de Rouge.
Em 1929, a Ford consumia 305.000 metros de tábuas de madeira
por dia e, para evitar a escassez do material no mercado, adquiriu uma
propriedade com mais de 2.000 kms² de
madeira em Michigan, construindo serrarias, armazéns e fabricas de artefatos de
madeira.
A Ford comprou e
operou também, uma enorme plantação de borracha (seringueiras) no Brasil (mas o projeto acabou naufragando em razão das condições locais).
O sonho de Henry Ford
estava realizado : Construir uma fábrica
auto-suficiente, onde as matérias-primas entravam por um lado e os carros e
caminhões saíssem prontos do outro,
estando todo o processo de fabricação sob seu estrito controle.
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