terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Antigo Prédio da Prefeitura, Cadeia, Fórum e Câmara Municipal / Atual Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, Praça Pedro de Toledo, Araraquara, São Paulo, Brasil


 

Antigo Prédio da Prefeitura, Cadeia, Fórum e Câmara Municipal / Atual Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, Praça Pedro de Toledo, Araraquara, São Paulo, Brasil
Araraquara - SP
Fotografia


O prédio do antigo Fórum e Câmara de Araraquara traz a marca de uma iniciativa local no final do século XIX de, ao mesmo tempo, dotar de infraestrutura adequada à função pública de controle da segurança, administração municipal e superar traumas de descontrole da vida legal, especialmente o episódio do linchamento dos Brito, incidente traumático daquela cidade. 
Foi concebido e construído em 1898 e, embora feito localmente, é exemplar da tipologia de edifício funcional para administração e segurança pública que concentrava em um mesmo prédio espaços administrativos e prisionais.
Este esquema de matrizes lusitanas implantou-se no período colonial, perdurou no Império e serviu de base nas reformas republicanas para a instalação de seu projeto de segurança e administração pública. Na República, o modelo empregado em Araraquara teve consonância com a concepção que se consolidou no Departamento de Estado de Obras Públicas desde o início do período, tanto na organização funcional quanto na opção plástica vinculada à composição com base na linguagem clássica utilizada em prédios oficiais.
As instalações serviram como sede do antigo Fórum e da Câmara de Araraquara, e, posteriormente, abrigaram diversas instituições administrativas e culturais, sempre de finalidade pública, sendo que desde 1975, é sede do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria.
Em conjunto e solidariamente com o da Escola Pública Antônio Joaquim de Carvalho, o prédio do antigo Fórum e Sede da Câmara de Araraquara marca a paisagem do centro da cidade com o signo da presença oficial do Estado e do município em um mesmo local. Texto do Condephaat.
Nota do blog: Data 1916 / Autoria não obtida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário