Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria" / Palacete São Bento, Praça Dr. Pedro de Toledo, Araraquara, São Paulo, Brasil
Araraquara - SP
Fotografia
O prédio foi construído em 1898 para ser cadeia da cidade. Ao longo dos anos também foi Fórum, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Escola de Belas Artes, Conservatório Musical e, a partir de abril de 1975, o Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria".
Criado por decreto estadual no final da década de 1950, o Museu funcionava num antigo casarão na avenida Espanha, já demolido, onde atualmente é o estacionamento do Banco Itaú. O nome “Voluntários da Pátria” é uma homenagem aos jovens araraquarenses que lutaram na Guerra do Paraguai, em 1886.
O acervo foi formado de doações por parte do Estado e de campanhas feitas junto à população.
Assim, além de salvaguardar a memória dos combatentes araraquarenses, o acervo é composto por objetos de uso pessoal, de trabalho e uso doméstico, como relógios, óculos, adornos femininos, instrumental de dentista, médico, farmacêutico, mobiliário, objetos sacros, porcelanas, rádios, gramofones, vitrolas, máquinas de escrever, telefones, objetos indígenas, mineralogia e taxidermia. Trecho de texto da Prefeitura Municipal de Araraquara.
Nota do blog 1: Infelizmente, como a maioria do patrimônio arquitetônico/artístico/cultural/histórico de Araraquara, o prédio não está em boas condições, vandalizado, necessitando de reforma/manutenção urgente.
Nota do blog 2: Um ponto que não posso deixar de mencionar (verdadeiro absurdo!) é que a instituição não funciona nos finais de semana, apenas em dias úteis. Não sei dizer quem foi ou é responsável por tal coisa, mas, resumindo a situação, um dos principais museus públicos de Araraquara não funciona nos finais de semana, justamente os dias em que o grosso da população araraquarense não trabalha e turistas estão na cidade...
Nota do blog 3: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário