Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Vista do Edifício Palácio do Comércio e Indústria / ACIRP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Vista do Edifício Palácio do Comércio e Indústria / ACIRP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Em 2024 foram celebrados os 70 anos do Palácio do Comércio e Indústria, edifício histórico onde funciona a sede da ACIRP, inaugurado em 08/08/1954.
A Acirp foi fundada por dez empresários imigrantes e filhos de imigrantes. Desde o início, a preocupação da associação era “ser a voz do empresariado ribeirãopretano, organizando a nova classe de empreendedores atraída ao Nordeste Paulista pelas grandes fazendas de café da região”.
No final de 1938 e começo de 1939, o então presidente Gilberto Nóbrega comprou um sobrado em condições bastante precárias, pertencente ao bispado de Ribeirão Preto.
A compra concluiria longas negociações do antecessor de Nóbrega, Antônio da Costa Lima, e da comissão formada pelos diretores Heitor Rigon, José Sapienza e Salvador Sapienza, com o bispado. A ACIRP permaneceu ali por 16 anos, quando o imóvel foi derrubado para dar origem ao Palácio do Comércio e Indústria.
De linhas modernistas, o empreendimento foi projetado por Armindo Paioni e construído por Carlos Zamboni, ambos engenheiros. A comissão de empresários responsável pela construção era formada por Walter Barillari, Amin Calil, Antônio Agnello Serra, Baudílio Biagi e Jorge Aury Netto.
Os empresários arrecadaram 330 mil cruzeiros reais com doações registradas no livro de ouro do projeto, mas o valor final da construção chegava a 8 milhões de cruzeiros reais (algo próximo a R$ 2,9 milhões de reais nos dias de hoje).
A ACIRP, então, aguardou um financiamento da Caixa Econômica Federal por dois anos e ainda assim não recebeu valor suficiente. Foi preciso entrar em contato diretamente com o Ministério da Fazenda do Governo de Getúlio Vargas para que o projeto fosse finalmente viabilizado e concretizado.
Apesar das dificuldades enfrentadas para a construção do imóvel, o Palácio foi erguido e permanece, até hoje, como sede da ACIRP no centro de nossa cidade. Trecho de textos dos portais A Cidade On e Zumm adaptados para o post.
Nota do blog: Data 1956 / Autoria desconhecida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário