sexta-feira, 4 de abril de 2025

Estádio de General Severiano, Década de 30, Botafogo de Futebol e Regatas, Rio de Janeiro, Brasil

 


Estádio de General Severiano, Década de 30, Botafogo de Futebol e Regatas, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia


O estádio de General Severiano foi inaugurado em 1913.
Até 1913, o Botafogo mandava suas partidas em um campo da rua Voluntários da Pátria, em um terreno que foi alugado em 1908. Nesse local, o Alvinegro conquistou o título carioca de 1910. No ano seguinte, após confusão generalizada em um jogo contra o América com direito à invasão da torcida, dois jogadores alvinegros foram severamente punidos pela Liga Metropolitana, o que fez o clube abandonar o campeonato.
Ainda naquele ano, o terreno foi vendido pelo proprietário à prefeitura. Sem casa, o Botafogo jogou uma liga independente em 1912, ano em que alugou um terreno do Ministério da Justiça na rua General Severiano. As obras para adaptação do local começaram em junho. Na temporada seguinte, com o novo estádio, o clube retornou ao Carioca.
A última partida no estádio aconteceu em 30 de novembro de 1974, um empate em 2 a 2 contra o Madureira. Três anos depois, com problemas financeiros, o Botafogo vendeu sua sede para a Vale do Rio Doce e transferiu o departamento de futebol para Marechal Hermes. O terreno foi readquirido nos anos 1990 e reestruturado. No lugar do estádio, hoje o clube tem um shopping center.
Nota do blog: Data década de 30 / Autoria não obtida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário