quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Colégio Pedro II e Igreja de São Joaquim, Rio de Janeiro, Brasil (Collegio de Pedro II e Igreja de S. Joaquim) - Pieter Godfred Bertichen


Colégio Pedro II e Igreja de São Joaquim, Rio de Janeiro, Brasil (Collegio de Pedro II e Igreja de S. Joaquim) - Pieter Godfred Bertichen
Rio de Janeiro - RJ
Faz parte do livro "O Brasil Pitoresco e Monumental, Rio de Janeiro e seus arrabaldes", 1856
Litografia

Chácara do Visconde da Estrela, Rio Comprido, Rio de Janeiro, Brasil (Chacara do Visconde D’Estrella, Rio Comprido) - Pieter Godfred Bertichen


Chácara do Visconde da Estrela, Rio Comprido, Rio de Janeiro, Brasil (Chacara do Visconde D’Estrella, Rio Comprido) - Pieter Godfred Bertichen
Rio de Janeiro - RJ
Faz parte do livro "O Brasil Pitoresco e Monumental, Rio de Janeiro e seus arrabaldes", 1856
Litografia

Catumbi, Rio de Janeiro, Brasil (Catumby) - Pieter Godfred Bertichen




Catumbi, Rio de Janeiro, Brasil (Catumby) - Pieter Godfred Bertichen
Rio de Janeiro - RJ
Faz parte do livro "O Brasil Pitoresco e Monumental, Rio de Janeiro e seus arrabaldes", 1856
Litografia

Câmara dos Senadores, Campo da Aclamação, Rio de Janeiro, Brasil (Camara dos Senadores, Campo d'Acclamação) - Pieter Godfred Bertichen


Câmara dos Senadores, Campo da Aclamação, Rio de Janeiro, Brasil (Camara dos Senadores, Campo d'Acclamação) - Pieter Godfred Bertichen
Rio de Janeiro - RJ
Faz parte do livro "O Brasil Pitoresco e Monumental, Rio de Janeiro e seus arrabaldes", 1856
Litografia -

Alfândega, Praia dos Mineiros, Rio de Janeiro, Brasil (Alfandega, Praia dos Mineiros) - Pieter Godfred Bertichen


Alfândega, Praia dos Mineiros, Rio de Janeiro, Brasil (Alfandega, Praia dos Mineiros) - Pieter Godfred Bertichen
Rio de Janeiro - RJ
Faz parte do livro "O Brasil Pitoresco e Monumental, Rio de Janeiro e seus arrabaldes", 1856
Litografia

Águas Férreas, Laranjeiras, Rio de Janeiro, Brasil (Agoas Ferreas, Larangeiras) - Pieter Godfred Bertichen

Águas Férreas, Laranjeiras, Rio de Janeiro, Brasil (Agoas Ferreas, Larangeiras) - Pieter Godfred Bertichen
Rio de Janeiro - RJ
Faz parte do livro "O Brasil Pitoresco e Monumental, Rio de Janeiro e seus arrabaldes", 1856
Litografia -

Fortaleza de Villegaignon, Rio de Janeiro, Brasil (Fortaleza de Villegaignon) - Pieter Godfred Bertichen


Fortaleza de Villegaignon, Rio de Janeiro, Brasil (Fortaleza de Villegaignon) - Pieter Godfred Bertichen
Rio de Janeiro - RJ
Faz parte do livro "O Brasil Pitoresco e Monumental, Rio de Janeiro e seus arrabaldes", 1856
Litografia

Gasômetro no Aterrado, Rio de Janeiro, Brasil (Gazometro no Aterrado) - Pieter Godfred Bertichen


Gasômetro no Aterrado, Rio de Janeiro, Brasil (Gazometro no Aterrado) - Pieter Godfred Bertichen
Rio de Janeiro - RJ
Faz parte do livro "O Brasil Pitoresco e Monumental, Rio de Janeiro e seus arrabaldes", 1856
Litografia

Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil (Banco do Brazil) - Pieter Godfred Bertichen





Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil (Banco do Brazil) - Pieter Godfred Bertichen
Rio de Janeiro - RJ
Faz parte do livro "O Brasil Pitoresco e Monumental, Rio de Janeiro e seus arrabaldes", 1856
Litografia

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A Lição de Anatomia do Dr. Tulp, Amsterdã, Holanda (The Anatomy Lesson of Dr. Nicolaes Tulp / De Anatomische Les van Dr Nicolaes Tulp) - Rembrandt Harmenszoon van Rijn






A Lição de Anatomia do Dr. Tulp, Amsterdã, Holanda (The Anatomy Lesson of Dr. Nicolaes Tulp / De Anatomische Les van Dr Nicolaes Tulp) - Rembrandt Harmenszoon van Rijn
Amsterdã - Holanda
Museu Mauritshuis, Haia, Holanda
OST - 169x216 - 1632





A Lição de Anatomia do Dr. Tulp é uma pintura a óleo sobre tela de Rembrandt, pintada em 1632. É uma de suas obras mais famosas e revolucionárias.
A obra retrata uma aula de anatomia do doutor Nicolaes Tulp. O corpo que aparece no quadro é de um marginal que havia sido condenado à morte por assalto a mão armada no dia anterior à lição. Lições de anatomia realmente existiam e aconteciam em anfiteatros, dadas por doutores anatomistas.
Algumas curiosidades sobre esta obra:
O nome do pintor e a data da conclusão da pintura podem ser vistos num quadro de avisos pendurado na parede ao fundo do laboratório de anatomia. Rembrandt, para não macular sua bela obra, preferiu não colocar sua assinatura como se faz usualmente.
O aluno mais próximo do Dr Tulp tem à mão uma folha de papel, na qual imaginava-se que estavam escritos os nomes dos músculos do antebraço que estão a ser mostrados, impressão que se desfaz quando se percebe que, imediatamente acima do chapéu do Dr. Tulp, há uma pincelada com o número 1. Assim, o primeiro nome da lista é o do Dr. Tulp, os outros sete números correspondem ao nome dos alunos presentes na aula.
O corpo dissecado pertencia a Adriaan Adriaans, também conhecido por Aris Kint, um ladrão que havia sido enforcado por roubo. Estudiosos da pintura acreditam que o braço esquerdo pintado não é o braço de Aris Kint, mas de um outro cadáver previamente dissecado por Tulp (É bastante perceptível que o antebraço esquerdo é maior que o direito). Segundo mostrou o raio X da pintura, inicialmente a mão direita do cadáver não tinha dedos. Rembrandt pintou-a posteriormente com base na mão de outra pessoa (É uma mão delicada, com unhas bem cortadas, nada lembrando a de um ladrão). Considera-se a possibilidade de Aris Kint ter tido a mão cortada quando ainda vivo, pois no século XVII, em algumas situações, havia na Holanda a prática jurídica de se amputar a mão do ladrão como pena prévia à pena capital. A Lição de Anatomia do Dr. Tulp está exposta no Museu Mauritshuis, em Haia, na Holanda. A casa onde funciona o Museu pertenceu ao colonizador Maurício de Nassau.