Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
Represa do Toucinho, Serra da Cantareira, 1893, Estado de São Paulo, Brasil
Represa do Toucinho, Serra da Cantareira, 1893, Estado de São Paulo, Brasil
Estado de São Paulo - SP
Fotografia
Fazenda Recreio em Bemposta, Rio de Janeiro, Brasil (Fazenda Recreio em Bemposta) - Johann Georg Grimm
Bemposta - RJ
Coleção Privada
OST - 81x124 - 1886
Fazenda Glória do Mundo em Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, Brasil (Fazenda Glória do Mundo em Paraíba do Sul) - Johann Georg Grimm
Paraíba do Sul - RJ
Acervo Prefeitura Municipal de Vitória, Brasil
OST - 76x110 - 1886
Fazenda Floresta em São José do Vale do Rio Preto, São José do Vale do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasil (Fazenda Floresta em São José do Vale do Rio Preto) - Johann Georg Grimm
São José do Vale do Rio Preto - RJ
Coleção Privada
OST - 61x82 - 1881
Rio Piabanha, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil (Rio Piabanha) - João Batista da Costa
Rio Piabanha, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil (Rio Piabanha) - João Batista da Costa
Petrópolis - RJ
Localização atual não obtida
Óleo sobre madeira - 38x46
Fazenda Aliança em Bemposta, Rio de Janeiro, Brasil (Fazenda Aliança em Bemposta) - Johann Georg Grimm
Bemposta - RJ
Coleção Privada
OST - 48x66 - 1881
Fazenda Calçado em São José do Vale do Rio Preto, São José do Vale do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasil (Fazenda Calçado em São José do Vale do Rio Preto) - Johann Georg Grimm
São José do Vale do Rio Preto - RJ
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, São Paulo, Brasil
OST - 56x75 - 1879
Iracema (Iracema) - José Maria de Medeiros
Iracema (Iracema) - José Maria de Medeiros
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil
OST - 168x255 - 1881
O tema da pintura de Jose Maria de Medeiros vem de um poema brasileiro de José Martiniano de Alencar. Ambientado no século XVI, ele narra uma história de amor fictícia entre Iracema, uma mulher indígena Tabajara, e Martim Soares Moreno, um colonizador Português. Este trabalho de Medeiros é considerado a primeira imagem de Iracema e foi exibido no Rio de Janeiro em 1884. Embora tenha sido inicialmente recebida com desaprovação, a vívida descrição da paisagem pelo artista incitou a Academia Imperial de Belas Artes a adquirir o quadro. Posturas similares são observadas em outras obras que, como a pintura de Medeiros, procuraram retratar versões idealizadas dos povos indígenas da América do Sul.
Assinar:
Comentários (Atom)








