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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
Catedral de São Basílio, Moscou, Russia
Catedral de São Basílio, Moscou, Russia
Moscou - Russia
Fotografia - Cartão Postal
Moscou - Russia
Fotografia - Cartão Postal
A Catedral de São Basílio (em russo: Собор Василия Блаженногo/Sobor Vasiliya Blazhennogo), é uma catedral ortodoxa russaerguida
na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para
comemorar a captura de Kazan e Astracã, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu
crescimento, desde o século XIV. Foi o edifício mais alto de Moscou até a
conclusão do Campanário de Ivã, o Grande,
em 1600.
O edifício original, conhecido como
"Igreja da Trindade" e depois de "Catedral da Trindade",
continha oito igrejas laterais dispostas ao redor do edifício central; a décima
igreja foi erguida em 1588 sobre o túmulo do santo conhecido como Vasily (Basílio). Nos séculos XVI e XVII a catedral, considerada o símbolo terreno da "Cidade Celestial", era
popularmente conhecida como "Jerusalém" e serviu como uma alegoria ao Templo de Jerusalém no
desfile de Domingo de Ramos com
a presença do Patriarca de Moscou e
do czar.
O projeto do edifício, em forma de chama de
uma fogueira subindo ao céu, não tem análogos no domínio da arquitetura russa: "É
como nenhum outro edifício russo. Nada semelhante pode ser encontrado no milênio inteiro da tradição bizantina, do século V ao XV ... um estranhamento que
surpreende pela sua imprevisibilidade, complexidade e beleza." A
catedral antecipou o clímax da arquitetura nacional da Rússia no século XVII.
A catedral tem operado como uma divisão
do Museu Histórico do Estado desde
1928. Foi completamente secularizada em 1929 e, em 2010, continuou a ser uma propriedade
federal da Federação Russa. A
catedral é parte do Kremlin e da Praça Vermelha, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990.
Pertencente
à Igreja Ortodoxa Russa, a
catedral teve sua construção ordenada pelo Czar Ivan o Terrível para
comemorar a conquista de Kazan, que realizou entre 1555 a 1561.
Em 1588 o Czar Fiodor Ivanovich ordenou
que se agregasse uma nova capela no lado leste da construção, sobre a tumba
de São Basílio, o Bem-aventurado,
santo por cujo nome foi chamada popularmente a catedral.
São Basílio se encontra no extremo sudeste da
Praça Vermelha, justamente à frente da Torre Spasskaya do Kremlin. Não sendo muito grande, consiste de 9 pequenas
capelas construídas.
Num jardim à frente a igreja há um estátua de bronze,
erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reuniram voluntários para o exército que
lutou contra os invasores polacos durante o período conhecido
como Tempos de Dificuldades.
O conceito
inicial era construir um grupo de capelas, cada uma dedicada a cada um dos
santos em cujo dia o Czar ganhou uma batalha, mas a construção de uma torre
central unifica estes espaços em uma só catedral. A lenda fala que o Czar Ivan
deixou cego o arquitecto Postnik Yakovlev,
para evitar que construísse uma construção mais magnífica para mais alguém.
A Catedral de São Basílio não deve ser
confundida com o Kremlin, que está situado na Praça Vermelha, mesmo local onde a Catedral de São Basílio
está situada.
Retrato de Umberto I (Ritratto di Umberto I) - Buttazzoni
Museu Nacional do Risorgimento Italiano Turim
OST
Praça Paris, Rio de Janeiro, Brasil (Praça Paris) - Felisberto Ranzini
Praça Paris, Rio de Janeiro, Brasil (Praça Paris) - Felisberto Ranzini
Rio de Janeiro - RJ
Coleção privada
Óleo sobre cartão - 18x27
Rio de Janeiro - RJ
Coleção privada
Óleo sobre cartão - 18x27
Cesto com Rosas (Cesto com Rosas) - Henri Fantin-Latour
Cesto com Rosas (Cesto com Rosas) - Henri Fantin-Latour
Museu Calouste Gulbenkian Lisboa
OST - 59x73 - 1885
As composições com motivos de flores constituíram, desde a década
de 1860, um dos temas preferenciais da obra de Henri Fantin-Latour, tendo
marcado presença na sua produção até ao final da carreira. A representação de
arranjos de rosas, em particular, deu lugar a um número elevado de obras,
surgindo as mesmas reproduzidas dos mais diversos pontos de vista, sujeitas,
naturalmente, a múltiplos arranjos.
O artista concebeu esta
pintura de forma muito simples, ocupando o cesto com rosas praticamente
toda a superfície da composição. O fundo monocromático contribui para acentuar
a observação imediata das flores, cuidadosamente dispostas no interior do
cesto, numa composição próxima de Bouquet
de Rosas numa Mesa de Mármore (Sterling and Francine Clark Art
Institute, Williamstown), de 1885 e Bouquet
de Flores (Colecção Sir Alfred Beit, Irlanda), de 1889.
Todavia, ao invés de se constatar uma monotonia na repetição abundante do tema,
reconhece-se antes em cada pintura particularidades específicas, às quais
Fantin-Latour adiciona, de uma forma ou de outra, qualidade própria.
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