terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Catedral de São Basílio, Moscou, Russia

Catedral de São Basílio, Moscou, Russia
Moscou - Russia
Fotografia - Cartão Postal


Catedral de São Basílio (em russoСобор Василия Блаженногo/Sobor Vasiliya Blazhennogo), é uma catedral ortodoxa russaerguida na Praça Vermelha em MoscouRússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astracã, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV. Foi o edifício mais alto de Moscou até a conclusão do Campanário de Ivã, o Grande, em 1600.
O edifício original, conhecido como "Igreja da Trindade" e depois de "Catedral da Trindade", continha oito igrejas laterais dispostas ao redor do edifício central; a décima igreja foi erguida em 1588 sobre o túmulo do santo conhecido como Vasily (Basílio). Nos séculos XVI e XVII a catedral, considerada o símbolo terreno da "Cidade Celestial", era popularmente conhecida como "Jerusalém" e serviu como uma alegoria ao Templo de Jerusalém no desfile de Domingo de Ramos com a presença do Patriarca de Moscou e do czar.
O projeto do edifício, em forma de chama de uma fogueira subindo ao céu, não tem análogos no domínio da arquitetura russa: "É como nenhum outro edifício russo. Nada semelhante pode ser encontrado no milênio inteiro da tradição bizantina, do século V ao XV ... um estranhamento que surpreende pela sua imprevisibilidade, complexidade e beleza." A catedral antecipou o clímax da arquitetura nacional da Rússia no século XVII.
A catedral tem operado como uma divisão do Museu Histórico do Estado desde 1928. Foi completamente secularizada em 1929 e, em 2010, continuou a ser uma propriedade federal da Federação Russa. A catedral é parte do Kremlin e da Praça VermelhaPatrimônio Mundial da UNESCO desde 1990.
Pertencente à Igreja Ortodoxa Russa, a catedral teve sua construção ordenada pelo Czar Ivan o Terrível para comemorar a conquista de Kazan, que realizou entre 1555 a 1561. Em 1588 o Czar Fiodor Ivanovich ordenou que se agregasse uma nova capela no lado leste da construção, sobre a tumba de São Basílio, o Bem-aventurado, santo por cujo nome foi chamada popularmente a catedral.
São Basílio se encontra no extremo sudeste da Praça Vermelha, justamente à frente da Torre Spasskaya do Kremlin. Não sendo muito grande, consiste de 9 pequenas capelas construídas.
Num jardim à frente a igreja há um estátua de bronze, erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reuniram voluntários para o exército que lutou contra os invasores polacos durante o período conhecido como Tempos de Dificuldades.
O conceito inicial era construir um grupo de capelas, cada uma dedicada a cada um dos santos em cujo dia o Czar ganhou uma batalha, mas a construção de uma torre central unifica estes espaços em uma só catedral. A lenda fala que o Czar Ivan deixou cego o arquitecto Postnik Yakovlev, para evitar que construísse uma construção mais magnífica para mais alguém.
A Catedral de São Basílio não deve ser confundida com o Kremlin, que está situado na Praça Vermelha, mesmo local onde a Catedral de São Basílio está situada.

Retrato de Umberto I (Ritratto di Umberto I) - Buttazzoni



Retrato de Umberto I (Ritratto di Umberto I) - Buttazzoni
Museu Nacional do Risorgimento Italiano Turim
OST

Natureza Morta (Natureza Morta) - Arlindo Castellane Di Carli

Natureza Morta (Natureza Morta) - Arlindo Castellane Di Carli
Coleção privada
OST - 40x60

Natureza Morta (Natureza Morta) - Guerino Grosso


Natureza Morta (Natureza Morta) - Guerino Grosso
Coleção privada
OST - 60x100 - 1974

Praça Paris, Rio de Janeiro, Brasil (Praça Paris) - Felisberto Ranzini

Praça Paris, Rio de Janeiro, Brasil (Praça Paris) - Felisberto Ranzini
Rio de Janeiro - RJ
Coleção privada
Óleo sobre cartão - 18x27

Natureza Morta (Natureza Morta) - Ettore Federighi


Natureza Morta (Natureza Morta) - Ettore Federighi
Coleção privada
OST - 40x58 - 1967

Cesto com Rosas (Cesto com Rosas) - Henri Fantin-Latour







Cesto com Rosas (Cesto com Rosas) - Henri Fantin-Latour
Museu Calouste Gulbenkian Lisboa
OST - 59x73 - 1885


As composições com motivos de flores constituíram, desde a década de 1860, um dos temas preferenciais da obra de Henri Fantin-Latour, tendo marcado presença na sua produção até ao final da carreira. A representação de arranjos de rosas, em particular, deu lugar a um número elevado de obras, surgindo as mesmas reproduzidas dos mais diversos pontos de vista, sujeitas, naturalmente, a múltiplos arranjos.
O artista concebeu esta pintura de forma  muito simples, ocupando o cesto com rosas praticamente toda a superfície da composição. O fundo monocromático contribui para acentuar a observação imediata das flores, cuidadosamente dispostas no interior do cesto, numa composição próxima de Bouquet de Rosas numa Mesa de Mármore (Sterling and Francine Clark Art Institute, Williamstown), de 1885 e Bouquet de Flores (Colecção Sir Alfred Beit, Irlanda), de 1889. Todavia, ao invés de se constatar uma monotonia na repetição abundante do tema, reconhece-se antes em cada pintura particularidades específicas, às quais Fantin-Latour adiciona, de uma forma ou de outra, qualidade própria.