terça-feira, 11 de junho de 2019

Primeiras Medalhas Cunhadas no Rio de Janeiro, Brasil (1ères, Medailles Frappées a Rio de Janeiro) - Jean Baptiste Debret




Primeiras Medalhas Cunhadas no Rio de Janeiro, Brasil (1ères, Medailles Frappées a Rio de Janeiro) - Jean Baptiste Debret
Rio de Janeiro - RJ
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Volume 3", P. 30
Gravura

Enterro de uma Negra, Enterro de um Filho de Rei Negro, Rio de Janeiro, Brasil (Enterrement d'une Femme Nègre, Convoi Funèbre dun Fils de Roi Nègre) - Jean Baptiste Debret


Enterro de uma Negra, Enterro de um Filho de Rei Negro, Rio de Janeiro, Brasil (Enterrement d'une Femme Nègre, Convoi Funèbre dun Fils de Roi Nègre) - Jean Baptiste Debret
Rio de Janeiro - RJ
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Volume 3", P. 28 e 29
Gravura

Casamento de Negros de uma Casa Rica, Enterro de um Negrinho, Rio de Janeiro, Brasil (Mariage de Nègres d'une Maison Riche, Convoi Funèbre de Négrillons) - Jean Baptiste Debret


Casamento de Negros de uma Casa Rica, Enterro de um Negrinho, Rio de Janeiro, Brasil (Mariage de Nègres d'une Maison Riche, Convoi Funèbre de Négrillons) - Jean Baptiste Debret
Rio de Janeiro - RJ
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Volume 3", P. 26 e 27
Gravura

Portão da Casa de uma Pessoa da Corte, O Bando, Proclamação Municipal, Rio de Janeiro, Brasil (Le Dessous de la Porte Cochère d'un Personage de la Cour, Le Bando, Proclamation Municipale) - Jean Baptiste Debret


Portão da Casa de uma Pessoa da Corte, O Bando, Proclamação Municipal, Rio de Janeiro, Brasil (Le Dessous de la Porte Cochère d'un Personage de la Cour, Le Bando, Proclamation Municipale) - Jean Baptiste Debret
Rio de Janeiro - RJ
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Volume 3", P. 24 e 25
Gravura

Arquiduquesa Leopoldina, Primeira Imperatriz do Brasil, Esposa de D. Pedro, Rainha Carlota, Mãe de D. Pedro, Princesa Amélia, Segunda Imperatriz do Brasil, Mulher de D. Pedro, Trajes de Gala, Brasil (Grand Costume de Cour, L’Archi-Duchesse Leopoldine, 1e. Impératrice du Brasil : Femme de D. Pedro, La Reine Carlota : Mère de D.Pedro, La Princesse Amelie, 2e.Impératrice du Brésil : Femme de D. Pedro) - Jean Baptiste Debret


Arquiduquesa Leopoldina, Primeira Imperatriz do Brasil, Esposa de D. Pedro, Rainha Carlota, Mãe de D. Pedro, Princesa Amélia, Segunda Imperatriz do Brasil, Mulher de D. Pedro, Trajes de Gala, Brasil (Grand Costume de Cour, L’Archi-Duchesse Leopoldine, 1e. Impératrice du Brasil : Femme de D. Pedro, La Reine Carlota : Mère de D.Pedro, La Princesse Amelie, 2e.Impératrice du Brésil : Femme de D. Pedro) - Jean Baptiste Debret
Brasil
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Volume 3", P. 23
Gravura

Morro da Favela (Morro da Favela) - Tarsila do Amaral





Morro da Favela (Morro da Favela) - Tarsila do Amaral
Coleção privada
OST - 64x74 - 1924

Morro da Favela, obra da pintora brasileira Tarsila do Amaral, faz parte de sua Fase Pau-Brasil, quando a artista mostra uma grande exuberância de cores em seu trabalho.
Tarsila pinta uma favela (o nome correto hoje é aglomerado), com suas casinhas coloridas, em meio a coqueiros, cactos e outros tipos de vegetação. Vejamos as personagens vistas na pintura:
  • uma mulher negra com sua saia azul e blusa branca,
  • um homem negro também usando as mesmas cores em sua vestimenta,
  • uma mulher de vestido cor de rosa, na porta de uma casinha pintada de azul, em frente a um varal de roupas,
  • uma garota subindo o morro,
  • duas crianças paradas no chão de terra batida,
  • dois animais fazem parte da cena: um cachorro farejando o chão e uma ave parecida com um pato.
À época, a população pobre foi obrigada a ceder seu lugar na cidade para a revitalização dos centros. Essas pessoas foram empurradas para os morros, vivendo ali como marginais, sem direito as benesses do progresso, presente nas partes ricas da cidade.

Apesar da denúncia, o quadro da artista mostra beleza, tranquilidade e harmonia. A magia das cores presentes na tela, transforma a favela num lugar idílico, como tudo que Tarsila retratava com seus pinceis.

O Santo Viático Levado a um Doente, Transporte de uma Criança Branca para ser Batizada na Igreja, Brasil (Le St. Viatique Porté Chez un Malade, Transport d'un Enfant Blanc, Pour Être Baptisé a l'Église) - Jean Baptiste Debret




O Santo Viático Levado a um Doente, Transporte de uma Criança Branca para ser Batizada na Igreja, Brasil (Le St. Viatique Porté Chez un Malade, Transport d'un Enfant Blanc, Pour Être Baptisé a l'Église) - Jean Baptiste Debret
Brasil
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Volume 3", P. 21 e 22
Gravura

Vendedor de Arruda, Cavaleiro de Cristo Exposto em seu Ataúde, Rio de Janeiro, Brasil (Vendeur d'Herbe de Ruda, Chevalier du Christ Exposè dans Son Cercueil Ouvert) - Jean Baptiste Debret


Vendedor de Arruda, Cavaleiro de Cristo Exposto em seu Ataúde, Rio de Janeiro, Brasil (Vendeur d'Herbe de Ruda, Chevalier du Christ Exposè dans Son Cercueil Ouvert) - Jean Baptiste Debret
Rio de Janeiro - RJ
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Volume 3", P. 19 e 20
Gravura

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Condecorações Brasileiras, Coroas, Cetros e Mantos, Brasil (Ordres Brésiliens, Couronnes, Scepters et Manteaux) - Jean Baptiste Debret


Condecorações Brasileiras, Coroas, Cetros e Mantos, Brasil (Ordres Brésiliens, Couronnes, Scepters et Manteaux) - Jean Baptiste Debret
Brasil
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Volume 3", P. 17
Gravura

Rei Dom João VI, Imperador Dom Pedro I, Uniformes de Gala, Brasil (Grand Costume, Le Roi Don João VI, L’Empereur Don Pedro 1er) - Jean Baptiste Debret


Rei Dom João VI, Imperador Dom Pedro I, Uniformes de Gala, Brasil (Grand Costume, Le Roi Don João VI, L’Empereur Don Pedro 1er) - Jean Baptiste Debret
Brasil
Faz Parte do livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Volume 3", P. 16
Gravura