quinta-feira, 4 de junho de 2020

Avenida Frei Serafim, Década de 50, Teresina, Piauí, Brasil


Avenida Frei Serafim, Década de 50, Teresina, Piauí, Brasil
Teresina - PI
Fotografia


A Avenida Frei Serafim é um logradouro público da cidade de Teresina, antigamente era uma avenida residencial, hoje é a principal artéria urbana da capital piauiense.
Avenida Frei Serafim é parte importante pela vida histórica, arquitetônica e urbanística. O que hoje é a mais importante artéria da cidade constava nos primeiros mapas de Teresina como “Estrada Real”, trilha que se iniciava no limite oriental da cidade, na vizinhança do Cemitério da Jurubeba, atual localização da Igreja de São Benedito. Foi o eixo de crescimento da capital durante o século XX, dirigindo-a para o Leste (que no início da construção era apenas fazendas, hoje área nobre da cidade) e fazendo que o perímetro urbano fosse ampliado além do Rio Poti e serviu como divisão da zona norte e zona sul da cidade.
Sucessivas reformas para embelezamento e modernização foram realizadas ao longo do tempo, as duas maiores na década de 1970 do século XX, patrocinada pelo Governo do Estado e o Tesouro Nacional, e em 2007, feita pela Prefeitura, ainda preservada desde a última reforma; os altos postes de iluminação são da década de 1970.
Frei Serafim de Catânia foi um missionário Capuchinho que chegou ao Brasil por Recife, em 1841. Percorreu todo o Nordeste pregando e edificando igrejas, tornando-se famoso por sua bondade e ganhando fama de milagreiro.
Chegou a Teresina em 1874, construindo na pequena e pobre capital, com esmolas da comunidade e doações do Tesouro Público, a majestosa Igreja de São Benedito, concluída em 1886. Tal trabalho deve ter consumido sobremaneira a saúde do idoso frade, que retornou à Itália e lá faleceu no ano seguinte. A cidade demonstrou sua gratidão ao religioso dando seu nome à sua principal Avenida - que começa na monumental igreja por ele construída (e erguendo uma estátua em sua homenagem em seu passeio central).
A Avenida Frei Serafim é também espetacular à noite, com um intenso tráfego de veículos passando em frente a prédios especialmente iluminados, como a Igreja de São Benedito e o Colégio Sagrado Coração de Jesus.
O passeio central é um pavimento decorado, que a transformaram em um espaço similar às Ramblas espanholas. O 2º Batalhão de Engenharia de Construção, construído em 1958, recebeu a denominação de “Batalhão Heróis do Jenipapo”, em homenagem aos patriotas piauienses que lutaram na célebre Batalha do Jenipapo, decisiva para a consolidação da Independência do Brasil. Vários edifícios têm nomes que homenageiam personalidades históricas, no Natal a avenida ganha decoração especial e torna-se um grande espetáculo de luzes.
O entorno da Avenida Frei Serafim possui uma atividade intensa. Um importante polo de saúde foi erguido a partir do Hospital Getúlio Vargas, que atrai pacientes de vários lugares, o maior do estado. Vários dos principais hotéis da cidade (inclusive de redes internacionais) também estão situados no seu perímetro, que tem comércio e serviços extremamente diversificados. Por sua localização privilegiada, elegantes condomínios residenciais também são erguidos em sua vizinhança, no bairro Ilhotas.
A história de Teresina também é contada em homenagens feitas a filhos ilustres do Estado ao longo do canteiro da Avenida Frei Serafim. Estátuas do próprio Frei Serafim de Catânia, do ex-prefeito Wall Ferraz, ex-ministro Petrônio Portella e um busto do ex-presidente Getúlio Vargas podem ser vistas em seu trajeto.
O canteiro central da avenida, é bastante arborizada dando-lhe características de boulevard que a levaram a tornar-se o endereço de escolha para a elite da cidade na primeira metade do século XX. Em 2007, o canteiro central da Frei Serafim foi modificado e bem estruturado, pavimentada em pedras portuguesas, com jardins, canteiros, rampas de acessibilidade, restauro de postes antigos e bancos para melhor receber os visitantes, um dos principais cartões postais da cidade de Teresina.
Antigamente, a Frei Serafim era uma avenida residencial, cheia de casarões foi um endereço elegante da cidade durante muitos anos. As famílias de posses (principalmente de prósperos imigrantes árabes) erguiam casarões ecléticos na avenida e nas ruas adjacentes, com elementos decorativos ricos e variados, como os estilos em chalé suíço. Embora boa parte destes casarões tenha sido demolida, muitos resistiram aos anos e foram adaptados a usos comerciais modernos, alguns dos quais podem ser vistos.
Não existem mais famílias morando nela; mas desde a década de 1950 os luxuosos e elegantes palacetes foram preservados e pelo seu valor imobiliário e comercial, deram abrigo ao comércio, clínicas e empresas de grande e médio porte; que também faz contraste com grandiosos prédios.
Além da própria Igreja de São Benedito, outros edifícios da Igreja Católica são marcantes na paisagem da Avenida Frei Serafim. O Convento de São Benedito, construído em 1948 pelos Frades Capuchinhos, está localizado logo atrás da grande Igreja.
O Colégio Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido como Colégio das Irmãs, pertencente às Irmãs Savinianas, é outro imponente edifício, com sua bela capela neogótica. Palácio Arcebispal de Teresina, residência do Arcebispo Metropolitano, edificação eclética de 1925, projetada por um engenheiro austríaco. Centro Pastoral Paulo VI, antigo seminário-mor e atual sede da Cúria Metropolitana.

Palácio de Karnak, 1969, Teresina, Piauí, Brasil


Palácio de Karnak, 1969, Teresina, Piauí, Brasil
Teresina - PI
Fotografia - Cartão Postal

Museu do Ipiranga, São Paulo, Brasil


Museu do Ipiranga, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia - Cartão Postal

Homem Martelando Pedra (Hombre Martillando Piedra) - Diego Rivera


Homem Martelando Pedra (Hombre Martillando Piedra) - Diego Rivera
Coleção privada
Aquarela - 37x27 - 1944

Jardim em Arles, França (Garden at Arles / Tuin te Arles) - Vincent van Gogh


Jardim em Arles, França (Garden at Arles / Tuin te Arles) - Vincent van Gogh
Arles - França
Gemeentemuseum Den Haag, Haia, Holanda
OST - 82x102 - 1888



O Jardim do Artista em Giverny, França (Le Jardin de l’Artiste à Giverny) – Claude Monet




O Jardim do Artista em Giverny, França (Le Jardin de l’Artiste à Giverny) – Claude Monet
Giverny - França
Museu d'Orsay, Paris, França
OST - 81x92 - 1900


The Artist's Garden at Giverny (French:Le Jardin de l'artiste à Giverny) is an oil on canvas painting by Claude Monet done in 1900 now the Musée d'Orsay, Paris.
It is one of many works by the artist of his garden at Giverny over the last thirty years of his life. The painting shows rows of irises in various shades of purple and pink set diagonally across the picture plane. The flowers are under trees that in allowing dappled light through change the tone of their colours. Beyond the trees is a glimpse of Monet's house.
Monet was 60 years old the year he completed this painting and had produced an immense body of work. He had become extraordinarily successful as well as famous. By this time, he was analysing what he saw more and more until, according to William Seitz, "subject, sensation and pictorial object have all but become identical".
In 1900, the year of this painting, he embarked on two major projects - a series of the River Thames in London and another series of his water gardens in Giverny, including some of his famous paintings of waterlilies, such as The Waterlily Pond (now in the Museum of Fine Arts Boston).

Paisagem do Midi, França (Paysage du Midi) - Pierre Auguste Renoir





Paisagem do Midi, França (Paysage du Midi) - Pierre Auguste Renoir
França
Coleção privada
OST - 27x50 - Circa 1915



Renoir adored the South of France and regularly spent time there before moving permanently to the area in 1897. He found the warmth and sunlight of the southern climate beneficial to his health and produced numerous paintings of the region from the mid-1890s onward. The artist cemented his close connection to the South of France with the purchase of a countryside property near Cagnes in 1907, Les Colettes. Renoir remarked on the region: “In this marvelous country, it seems as if misfortune cannot befall one; one is cosseted by the atmosphere” (Renoir (exhibition catalogue), Hayward Gallery, London, 1985-86, p. 286).
Renoir and Monet had spent time together on the outskirts of Paris painting the same vistas en plein air in the late nineteenth century. With Monet in Giverny by 1915 and Renoir settled at Les Collettes, they could no longer paint together but continued to display the same degree of vitality and experimentation in their mature works.
Paysage du Midi is an exercise in balance and color theory, and it was these same principles which subsequent generations of artists would continue to develop and expand. The work’s pastel strokes of pink and blue are tempered with balanced blacks and greens, achieving a shockingly dynamic representation. It is this vitality that Vincent van Gogh had so admired in Renoir’s work. In a letter to his brother Théo in 1885, he wrote that Renoir reminded him “there is life in every pencil stroke,” casting a different light on the artistic dialogue between the two painters (quoted in Keith Wheldon, Renoir and His Art, New York, 1975, p. 120).

Natureza Morta com Vaso de Flores (Nature Morte au Vase de Fleurs) – Armand Guillaumin



Natureza Morta com Vaso de Flores (Nature Morte au Vase de Fleurs) – Armand Guillaumin
Coleção privada
OST - 65x54 - Circa 1900


Marforio, Roma, Itália (Marforio, Memorial to Pope Clement XII) - Robert Banks


Marforio, Roma, Itália (Marforio, Memorial to Pope Clement XII) - Robert Banks
Roma - Itália
Coleção privada
Aquarela e guache sobre papel - 96x67

Vista do Cairo, Egito (Vue du Caire) - Jean-Léon Gérôme




Vista do Cairo, Egito (Vue du Caire) - Jean-Léon Gérôme
Cairo - Egito
Coleção privada
OST - 23x31


Painted in Cairo, the present work probably dates from Gérôme’s second trip to Egypt in 1862, when he crossed the desert for the first time and also went to Syria. He returned to Egypt in 1868, this time with a group which included Albert Goupil, Paul Lenoir, and Léon Bonnat, and together they journeyed into the Sinai desert.
The present work can be compared with other studies from Gérôme’s travels, for example the view of the Monastery of Saint Catherine which was sold in these rooms on 9 July 2019. Of identical dimensions to the present work, that oil shared the same early provenance. As Dr Emily Weeks has noted: 'the importance of these plein air oil sketches to Gérôme is made clear in an autobiographical essay of 1878:
"[E]ven when worn out after long marches under the bright sun, as soon as our camping spot was reached I got down to work with concentration. But Oh! How many things were left behind of which I carried only the memory away! And I prefer three touches of colour on a piece of canvas to the most vivid memory, but one had to continue on with some regret."
The present study was taken up by Gérôme as the basis for the background of Bonaparte in Cairo (Hearst Castle, California): one of a series of oils setting Napoleon in Cairo, inspired by Gérôme's own studies painted on-the-spot.