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quinta-feira, 9 de julho de 2020
Encontrado Raro GM EV1 "Sobrevivente", Atlanta, Estados Unidos - Artigo
Encontrado Raro GM EV1 "Sobrevivente", Atlanta, Estados Unidos - Artigo
Atlanta - Estados Unidos
Artigo
O elétrico GM EV1 está prestes a se tornar uma lenda
urbana, quase uma fábula automotiva que pode ter acontecido ou não. Mas
aconteceu.
Vinte e três anos após o início de sua produção (em 1996), eis
que uma unidade é encontrada em estado de abandono na cidade de Atlanta,
nos Estados Unidos.
Aqui é a hora de encaixar a pergunta: desde quando um carro
abandonado relativamente moderno é digno de virar notícia?
Essa é a parte do "senta que lá vem história".
O EV1 foi lançado como uma experiência de mercado na segunda metade
da década de 90. A General Motors queria testar a tecnologia e só
produziu 1.117 unidades do compacto 100% elétrico.
À época, a própria GM enfrentou resistência da indústria, de
políticos e do setor petroleiro. Em vez de vender os carros, o fabricante
ofereceu aos interessados por leasing — uma espécie de financiamento
em que o veículo é devolvido ao final do período contratado.
No caso do EV1, havia uma cláusula sujeitando os clientes à
devolução do modelo a qualquer tempo, se solicitado pela General Motors, sob
pena de aplicação de multa.
Sem dar nenhuma explicação, tanto aos clientes quanto ao
mercado, a GM enviou um comunicado aos consumidores requerendo a devolução
imediata de todos os EV1. O caso virou notícia, mas a empresa resistiu em
oferecer explicações convincentes.
O assunto acabou se tornando um tabu industrial e até rendeu
assunto para o documentário Quem Matou o Carro Elétrico? (2006).
O filme contou com a participação de celebridades, como Mel Gibson e Tom
Hanks, e até o advogado Ralph Nader — famoso por enfrentar a indústria
automobilística nos anos 60 por questões de falta de segurança dos automóveis
daquela década.
Cerca de 20 unidades remanescentes foram desativadas e
inutilizadas, sendo doadas para museus e universidades.
Na década de 90, o EV1 foi oferecido de forma extremamente
limitada — apenas na região da Califórnia e algumas cidades do Arizona e
Phoenix. Um ano após ser introduzido no mercado, chegou a São Francisco e
Sacramento.
O modelo era equipado com um motor elétrico que rendia 138
cavalos.
Esse projeto-piloto era considerado o mais rápido dos
elétricos. Chegava a 128 km/h e tinha autonomia de 113 km na primeira versão,
257 km na segunda. Tudo isso graças às baterias desenvolvidas pela Delphi e
pela Panasonic, posteriormente.
Ao "comprar" o veículo, que tinha preço sugerido
de US$ 34.000 (cerca de aproximadamente R$ 140 mil), o motorista recebia
também o carregador. A bateria levava 15 horas para carregar por completo.
Além disso, havia também um kit de carga rápida para 220 volts, que
diminuia o tempo de recarga para 12 horas.
Apesar de inovador, o EV1 sofreu represálias. A General
Motors enfrentou pressões da indústria do petróleo e por estar se
inserindo em um nicho de mercado ainda pouco explorado, a montadora encerrou
a produção do veículo em 1999.
Os EV1 foram retomados, confiscados e destruídos sob protesto
dos entusiastas, até mesmo com episódios de prisão de manifestantes. A GM
foi acusada de sabotar o próprio projeto por conta de pressões jamais
confirmadas, assim como as acusações à fábrica nunca foram confirmadas.
Atualmente, a General Motors faz grande esforço para tornar
viável o Chevrolet Volt e, inclusive no Brasil, se prepara para expandir o
mercado do hatch Bolt.As Amazonas na Lua 1987 - Amazon Women on the Moon
As Amazonas na Lua 1987 - Amazon Women on the Moon
Estados Unidos - 85 minutos
Poster do filme - Lobby Card
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