sábado, 5 de dezembro de 2020

Teatro Santa Isabel, Recife, Pernambuco, Brasil


 

Teatro Santa Isabel, Recife, Pernambuco, Brasil
Recife - PE
N. 15
Fotografia - Cartão Postal

Relógio do Sol, 1965, Boqueirão, Santos, São Paulo, Brasil

 


Relógio do Sol, 1965, Boqueirão, Santos, São Paulo, Brasil
Santos - SP
Fotografia - Cartão Postal



Gnômon é o nome grego do relógio de sol: todas as cidades importantes possuem gnômones ou quadrantes solares. O gnômon é um instrumento de que os povos antigos se serviam (caldeus, chins, egipcianos) para deduzir as horas do dia, pela extensão da sombra de um estilete, tendo-se em vista a altura do sol sobre o horizonte. São notáveis os gnômones de Bolonha e o de Paris.
Gnomônica é a arte de construir quadrantes solares ou lunares. Hoje, com o auxílio do teodolito, instrumento de geodésica e de astronomia, é possível construí-los com absoluta exatidão. No relógio de sol as horas são determinadas por uma série de pontos ou linhas, que a sombra de um estilete percorre sobre um plano horizontal à proporção que o sol sobe ou declina pelo movimento de rotação da terra. Para a exatidão das horas no relógio de sol os técnicos modernos servem-se do teodolito.
O relógio de sol aparentemente muito simples mantém relações técnicas com as coordenadas geográficas, com os solstícios austrais e boreais, e, ainda, com a altura do sol no zênite. Devido a este conjunto de observações o gnômon santista demorou a ser regulado; apresentava a diferença de 1/4 de hora das 6 para as 18 horas do dia. As observações são feitas durante certo tempo com dias claros e ensolarados.
O relógio de sol de Santos foi idealização sábia e bela do Dr. Antônio Gomide Ribeiro dos Santos quando à frente da Administração da cidade [N.E.: de 1º/7/1941 a 31/8/1945]. Entregou a execução da obra ao oficial pedreiro da Prefeitura, sob a orientação técnica do senhor Dr. Dalberto de Moura Ribeiro. O gnômon santista foi planificado nos jardins do Boqueirão, entre a Pérgola e a estátua de Vicente de Carvalho.
O gnômon foi projetado pelo Dr. Dalberto de Moura Ribeiro, especialista e apaixonado deste assunto, cujos conhecedores são raros nos dias que decorrem. Os cálculos zenitais foram feitos com teodolito. As diferenças horárias foram retificadas pelo Dr. Valdomiro Loebb, que marcou a direção da seta, baseado nas coordenadas de Santos, cuja principal é paralela à Avenida Dona Ana Costa. A primitiva seta de latão puro foi subtraída, consta que recuperada mais tarde; outras colocadas posteriormente foram, também, mutiladas.
O quadrante repousa num canteiro elevado e é de belo efeito. Quatro esferas indicam os pontos cardeais. A rosa-dos-ventos está representada por 16 raios, sendo os menores representativos dos rumos intermediários e colaterais. Tudo desenhado em mosaico preto e rosa. O mostrador assenta em granitina branca. N.S.L.O. [N.E.: os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste] eram indicados por letras verticais apoiadas nas quatro esferas; reparos apressados achataram os caracteres sobre as esferas, o que lhe tirou a primitiva graça. Era um detalhe estético.
Partindo de uma horizontal norte-sul, aflora uma radiação metálica. Conforme a extensão dos raios, lemos a hora, a meia hora e os quartos de hora. O gnomon está regulado das 6 para as 18 horas do dia, da direita para a esquerda do observador.
A primitiva seta tinha formato especial: agora um triângulo escaleno de metal servia de estilete; essa peça, muito importante para o cálculo gnomônico, também foi mutilada.
As coordenadas da cidade rematam o desenho do mostrador:
Latitude - 23º 56' S
Longitude 3º 10' - RJ.
[N.E.: trata-se da coordenada de longitude relativa à posição da então capital federal, Rio de Janeiro, que se localiza a 23º 0' Sul 43º 12' Oeste. Santos se situa no meridiano 46º 22' Oeste, em relação ao meridiano de Greenwich]
A restauração deste ornamento se faz necessária, com medidas acauteladoras de futuras mutilações; um gradil protetor poderia ser estudado.
O relógio de sol é um complemento artístico da remodelação dos jardins a beira-mar. Da época são também a Estátua do Atleta Náutico Santista, as Esferas Armilares que encimavam as colunas da rampa junto do Padrão Henriquino (não conservadas) e o balaustrado formando o belo gradeamento que brosla [N.E.: = orna, guarnece] grande parte da Avenida Almirante Saldanha da Gama. São obras da administração do Prefeito Antônio Gomide Ribeiro dos Santos e que evidenciam a sua imensa santistidade.

Operárias Fabricando Goiabada em Lata, 1950, Cica, Jundiaí, São Paulo, Brasil


 

Operárias Fabricando Goiabada em Lata, 1950, Cica, Jundiaí, São Paulo, Brasil
Jundiaí - SP
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Vista Aérea da Estação da Luz, São Paulo, Brasil


 

Vista Aérea da Estação da Luz, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Inauguração da Herma do Barão do Rio Branco, 1913, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil




Inauguração da Herma do Barão do Rio Branco, 1913, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
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Ato cívico de inauguração da herma do Barão do Rio Branco, na atual Praça Barão do Rio Branco.
A inscrição latina existente no pedestal, "Ubique Patria Memor", significa, aproximadamente, "A lembrança da Pátria em todo lugar", uma homenagem aos feitos realizados por Rio Branco, notadamente no campo da diplomacia e defesa dos interesses brasileiros em questões de fronteiras.
Herma de bronze sobre pedestal de granito, autor: Fernandes Caldas, professor do Lyceu de Artes e Ofícios de S. Paulo. Fotografia de Aristides Motta.
A inauguração contou com a presença de Ramos de Azevedo, Diretor do Lyceu. Sentados junto à mesa, da esquerda para direita: Padre Euclides (1); Augusto Junqueira, vice-Prefeito (4); Joaquim Macedo Bittencourt, Prefeito (7).
Abaixo recorte da foto acima para possibilitar melhor identificação dos presentes.



Rua Direita e Rua José Bonifácio, 1908, São Paulo, Brasil


 

Rua Direita e Rua José Bonifácio, 1908, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Rio Tietê em 1887/1914, São Paulo, Brasil



 

Rio Tietê em 1887/1914, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo 1862/1887/1914, Casa Duprat Vol. 2 
Fotografia