quinta-feira, 18 de março de 2021

Rua Florêncio de Abreu / Efeitos da Revolta de 1924, São Paulo, Brasil

 


Rua Florêncio de Abreu / Efeitos da Revolta de 1924, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Uma foto curiosa da Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo/SP depois da Revolta de 1924. Nota-se à direita o prédio bombardeado; o prédio mais alto é o Palace Hotel atual Shopping 25.

Auto Cine Aquarius, Avenida Presidente Vargas, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 






Auto Cine Aquarius, Avenida Presidente Vargas, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Nota do blog: Ficava onde hoje é o Burger King. O asterisco vermelho mostra o local nas imagens.

O Apelido "Sinfonia Inacabada" dos Ônibus com Carroceria Grassi, São Paulo, Brasil

 


O Apelido "Sinfonia Inacabada" dos Ônibus com Carroceria Grassi, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Na década de 30, a empresa Grassi de São Paulo lançou um tipo de carroceria de ônibus diferente, construída sobre um chassis de mecânica Volvo. Como o motor do ônibus ficava oculto sob a parte frontal da carroceria, em contraste com os modelos da época, nos quais havia um capô proeminente abrigando o motor, o povo via o ônibus como se estivesse faltando algo - o próprio motor! Daí o apelido de "Sinfonia Inacabada".

Câmbio Tiptronic - Artigo



 

Câmbio Tiptronic - Artigo
Artigo


Não é só a Volkswagen que gosta de destacar seu câmbio automático Tiptronic.
Por muitos anos, Peugeot e Citroën tratavam seu câmbio automático de quatro marchas (sim, o famoso AL4) como “Tiptronic System Porsche” – o nome da empresa alemã funcionava como um aval de qualidade para a tecnologia.
O sistema já tem quase 30 anos e acabou se tornando uma espécie de sinônimo para a transmissão automática do tipo sequencial. Para fazer uma analogia de marcas, é o que Gilette fez às lâminas de barbear.
Mas, afinal, o que é o Tiptronic?
É mais simples do que parece. O nome pomposo diz respeito ao gerenciamento do câmbio, que se adapta ao modo de condução do motorista e ainda pode operar em modo sequencial.
Os motoristas podem escolher entre usar o modo automático (Drive), onde o câmbio faz mudanças de marcha por conta própria de acordo com o seu estilo de condução, ou fazer as trocas de marcha no momento que quiser, por meio de toques na alavanca de câmbio ou das borboletas atrás do volante.
Geralmente o modo sequencial é habilitado ao colocar a alavanca para uma posição lateral (sem atrapalhar as tradicionais posições P, R, N e D) mas também pode ser habilitado pela posição M (manual) ou S (Sport), o que é mais comum em carros com borboletas.
Hoje o modo sequencial é praticamente obrigatório para os câmbios automáticos.
Mas não era assim até 20 anos atrás, quando as posições L, 2 e 3 limitavam o uso a apenas estas marchas para manter a força do motor em determinadas circunstâncias.
A posição L (de Low) era indicada para ladeiras íngremes, por exemplo. Isso era importante quando as transmissões tinham no máximo quatro marchas, muito mais espaçadas entre si.
Já havia entusiastas de esportivos com a perna esquerda cansada no final da década de 1960. De olho neste público a Porsche introduziu o câmbio Sportomatic no 911 em 1968.
Era um câmbio semi-automático: um câmbio manual com uma embreagem a seco operada por um sistema a vácuo.
Mas, diferente dos Citymatic (Fiat Palio) e Auto Clutch (Chevrolet Corsa), havia um conversor de torque para suavizar as trocas de marcha e permitir que o carro permanecesse parado mesmo com a embreagem acionada acoplada.
Quando um motorista agarrava a alavanca de câmbio, a embreagem se desengatava, engatando-se assim que a mão era removida da alavanca.
A alavanca, por sinal, era bem curiosa. Havia as marchas L, D, D3 e D4, e embora Porsche sugerisse usar L apenas para ladeiras íngremes, era, essencialmente, a primeira marcha.
As posições D, D3 e D4 eram realmente a segunda, terceira e quarta marchas. Havia até o “Parking”, que bloqueava o eixo secundário do câmbio.
O Sportomatic desapareceu em 1980, mas um grupo de engenheiros da Porsche procurou continuar desenvolvendo um sistema de transmissões manuais automatizadas. Mas o esforço foi ignorado.
Mas um câmbio qualquer não alcançaria o resultado esperado. Então a Porsche criou sua própria – e sofisticada – programação para o módulo de gerenciamento do câmbio, que passaria a monitorar a posição e movimento do acelerador, a rotação do motor, a velocidade do veículo, a atuação do freio ABS e sensores da injeção de combustível.
O resultado? Um câmbio automático de quatro velocidades que se moldava ao modo de condução do motorista, escolhendo entre cinco mapas predefinidos dependendo dos dados recebidos.
O controle eletrônico também incluía o modo sequencial, mas ainda não abandonava as as posições 1, 2 e 3 no trilho convencional do seletor.
O Porsche 911 estreou o Tiptronic em 1989, quando nós brasileiros comemorávamos o lançamento do primeiro carro nacional com injeção eletrônica – o Gol GTI.
Vale dizer que a Porsche não foi a primeira fabricante a oferecer modo sequencial em um câmbio automático, mas foi a primeira a ter sucesso. Mas foi a primeira a conseguir entregar o comportamento esperado de um esportivo.
Depois o sistema Tiptronic foi licenciado para outros fabricantes, como Peugeot e Citroën.
Hoje, continua bem vivo nos carros do Grupo Volkswagen, inclusive os Porsche, com até oito marchas. Gerencia desde o câmbio do Polo até o Panamera.
Isso, porém, não impediu que outros fabricantes desenvolvessem seus próprios câmbios adaptativos e com trocas sequenciais.

Igreja Santo Agostinho, 1978, São Paulo, Brasil


Igreja Santo Agostinho, 1978, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
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Em 1906, padres agostinianos adquiriram o terreno na colina do Morro Vermelho, região da Liberdade. Em 27/08/1911, o então Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, lançou na propriedade, a pedra fundamental para a construção da Igreja Santo Agostinho — situada no número 37 da praça homônima.
Nesta imagem, vista da igreja a partir do Viaduto Beneficência Portuguesa, quase esquina com a Rua Vergueiro onde está a estação do metrô. À esquerda, a vegetação remanescente na encosta da Avenida 23 de Maio. Atualmente, um grande conjunto comercial nos impede tal visão.

Rua do Seminário, Circa 1910, São Paulo, Brasil



 

Rua do Seminário, Circa 1910, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Vista da Ladeira de Santa Ifigênia, atual Rua do Seminário, em direção à Brigadeiro Tobias, antiga Rua Alegre. À direita, o Instituto Ítalo-Brasileiro direcionado ao ensino do idioma italiano e outros cursos técnicos. Mais abaixo, o sobrado com duas janelas no sótão onde esteve instalado o "Jornal Fanfulla" e o prédio de 3 andares do Hotel Bom Gosto. A histórica cena, autoria de Aurélio Becherini foi registrada a partir do Largo de Santa Efigênia por volta de 1910. Na cena capturada pelo Google Maps, compare o mesmo local.

Ford Escort GL 1.6 2000, Brasil

 
















Ford Escort GL 1.6 2000, Brasil
Fotografia

Volkswagen Gol 1985, Brasil


















Volkswagen Gol 1985, Brasil
Fotografia



 

A Cabine 2002 - A Cabine

 


A Cabine 2002 - A Cabine
Brava Gente - Rede Globo
Brasil - 35 minutos
Série de TV

O conto “A cabine” foi roteirizado por Rosane Lima para o episódio de estreia do programa “Brava Gente”, da TV Globo, veiculado no dia 9 de abril de 2002, com Marília Pêra e Antônio Fagundes nos papéis principais.

Localização do Antigo Cine Theatro Santa Helena, Rua Florêncio de Abreu, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil



 

Localização do Antigo Cine Theatro Santa Helena, Rua Florêncio de Abreu, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
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Nota do blog: Foi inaugurado no final dos anos 20 e demolido durante os anos 40.