sexta-feira, 11 de junho de 2021

Obras de Construção da Nova Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Obras de Construção da Nova Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Catedral sendo erguida ainda no tempo em que não se usava concreto armado em Ribeirão Preto. Enquanto isso, os ritos católicos eram executados em um imóvel improvisado no lado ímpar da Rua Álvares Cabral (N. 55), quadra em frente ao casarão do coronel Quinzinho da Cunha, e também na Igreja São José.
Demoliram a antiga matriz em 1905 para entregarem o local à prefeitura e receber uma injeção financeira que ajudasse na continuação das obras da nova catedral. Já em 1904, a comissão de obras da nova catedral solicitava a reforma do tal imóvel da Rua Álvares Cabral para os cultos. Utilizaram tanto esse imóvel quanto a Igreja São José mesmo antes da demolição da antiga matriz sob alegação de que o estado do local era deplorável. Também iniciaram a utilização da nova catedral antes da inauguração, mesmo em fase de construção e sem muitos acabamentos além da torre principal.

Propaganda "Fábrica de Balas São José", 1959, Balas Nilva, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Propaganda "Fábrica de Balas São José", 1959, Balas Nilva, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Propaganda


Nota do blog: Propaganda publicada no jornal Correio Paulistano em 1959. Na época a fábrica ficava localizada na Rua Florêncio de Abreu N. 1261.

Panorama Parcial, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil




Panorama Parcial, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Photo Sport
Fotografia - Cartão Postal


Em primeiro plano, ao centro, temos a praça XV de Novembro em 1930. 
Visíveis: novo pavilhão da Antarctica (quiosque ou trianon), coreto ou pavilhão da música, Theatro Pedro II e Palacete Meira Júnior ainda em fase de acabamento, com depósitos de material de construção em frente a residência do coronel Quinzinho, com evidência do chalé ou grande solar, da capela (transversa ao solar) e do comitê do PRP entre as duas edificações. Abaixo detalhe ampliado e colorizado da imagem para facilitar a identificação.



Nota do blog: Crédito das informações para Eduardo Hanna.


Vista do Largo do Arouche, 1959, São Paulo, Brasil


 

Vista do Largo do Arouche, 1959, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Vista do Largo do Arouche registrada em 1959. No centro, a estátua do imperador romano Augusto César. A réplica em bronze do original romano — supostamente fundida no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo — veio transferida para este ponto e reinaugurada em 12/10/1948 durante as comemorações do sexagésimo ano da imigração italiana em São Paulo.

Praça Clóvis Bevilácqua, Abril de 1954, São Paulo, Brasil


 

Praça Clóvis Bevilácqua, Abril de 1954, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Registro parcial da Praça Clóvis Bevilácqua com seus terminais de ônibus e ao fundo, o Palácio da Justiça. Em 1º plano a esquina das ruas Santa Teresa e Irmã Simpliciana — esta região atualmente é irreconhecível e um dos pontos mais degradados do centro velho.

Antigo Mercado da Rua 25 de Março, Circa 1890-1900, São Paulo, Brasil

 


Antigo Mercado da Rua 25 de Março, Circa 1890-1900, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


À direita, parte do antigo mercado da Rua 25 de Março — demolido na década de 1930. No centro da cena avistam-se quiosques que começaram a aparecer a partir de 1870. Confeccionados em madeira, alguns tinham rodas para facilitar seu deslocamento. Vendiam os indefectíveis pão com manteiga e café com leite, bebidas, refrescos, cigarros de palha, fumo de corda, charutos, biscoitos, balas de açúcar, bilhetes de loteria, graxa para sapato e outras miudezas. Como se vê, a vocação comercial da região prosseguiu através das décadas.

O Maior e Mais Potente Motor a Diesel do Mundo - Artigo

 








O Maior e Mais Potente Motor a Diesel do Mundo - Artigo
Artigo


Esqueça tudo que você já viu sobre motores poderosos, pois o RT-flex96C, da Wärtsilä Corporation, faz qualquer outro concorrente parecer um motor de subcompacto diante de sua extravagância e exagero.
Ele é nada mais nada menos que o maior e mais potente motor a diesel do mundo, também atingindo patamares astronômicos em outros aspectos. Claro que, com suas 2.300 toneladas, ele não é feito para caminhões ou grandes picapes, mas gigantescos navios mercantis que transportam contêineres e petróleo pelos oceanos.
Dois-tempos, o motor é um turbodiesel de 25.480 litros e 14 cilindros, em atividade desde 2006. À época de sua concepção, eram raros motores navais com mais de 12 cilindros, mas a finlandesa Wärtsilä, percebendo que o crescimento das novas embarcações demandaria força até então inédita, escolheu ousar.
Para ter uma noção do tamanho, o RT-flex96C tem altura equivalente à de um prédio de quatro andares: ao todo são 13,5 metros de altura por 26 de comprimento.
Fazendo jus à sua vocação, o motor entrou em serviço no maior navio mercantil do mundo, o Emma Mærsk, de 397 metros de comprimento e capacidade para mais de 14 mil contêineres. Para conseguir locomover tanto peso, o RT-flex96C produz insanos 110.430 cv e 775.376 kgfm, criados pela queima de diesel marítimo ou óleo combustível pesado.
Outro número extravagante — dessa vez para menos — são as rotações por minuto. Comparado aos motores convencionais, o colosso gira em bem lento: cerca de 92 a 108 rpm, com redline em míseros 120 rpm. Segundo a fabricante, os pistões se movem em uma velocidade de 8,5 m/s e cada um mede 6,6 metros e pesa 5,5 toneladas.
O projeto do RT-flex96C foi baseado no homônimo de 12 cilindros e no RTA96C, da década de 1990. A companhia aproveitou criações anteriores para economizar tempo e custo mas adicionou melhorias como injeção direta tipo Common-Rail e aproveitamento do calor residual em geradores elétricos auxiliares.
Amplamente adotado pela fabricante desde então, o Common-Rail vai além da economia de combustível e traz vantagens como redução de custos de manutenção e, principalmente, operação sem fumaça.
No ano passado, o sistema ganhou mais um upgrade. Entre as novidades estão novo design e a utilização materiais mais resistentes, que segundo a Wärtsilä, são mais eficientes ao evitar fugas e aumentam a vida útil do motor.

Estação Alto da Serra, Estação de Paranapiacaba, SPR, Santo André, São Paulo, Brasil


 

Estação Alto da Serra, Estação de Paranapiacaba, SPR, Santo André, São Paulo, Brasil
Santo André - SP
N. 348
Fotografia - Cartão Postal

Mosaico de Bassano Vaccarini, Mercado Municipal / "Mercadão" / Mercado Central, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil







 

Mosaico de Bassano Vaccarini, Mercado Municipal / "Mercadão" / Mercado Central, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Trecho da Ferrovia SPR Santos-São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil


 

Trecho da Ferrovia SPR Santos-São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil
Estado de São Paulo - SP
N. 775
Fotografia - Cartão Postal