quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Estação Ferroviária Santa Olívia, 1913, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 



Estação Ferroviária Santa Olívia, 1913, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia


O ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884 por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, ligando Porto Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e transformou no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60 cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913, primeiro até Santa Olívia, e depois Moema (posteriormente renomeada Bento Carvalho em 01/03/1932). Em 1928, o prolongou até Vassununga.
O ramal funcionou até 11 de março de 1960, quando foi desativado e seus trilhos arrancados.
A estação Santa Olívia foi a primeira das duas estações construídas em 1913 com o prolongamento do ramal feito pela Paulista. Recebeu esse nome em homenagem a proprietária das terras por onde a ferrovia passava, Olívia Guedes Penteado.
Atualmente não resta nenhum resquício da antiga estação, não sendo possível determinar sua localização com exatidão (existem indícios que a estação localizava-se na atual Fazenda São José, porém carecem de confirmação).
Nota do blog: Na estação de Santa Olivia, "o trem especial, conduzindo a exma. sra. Olivia Guedes Penteado a sua fazenda em Loreto. Vê-se na frente da locomotiva a mesma senhora, sua filha, Maria Penteado e o Dr. Manoel Telles. Despedindo-se dos que partem, vê-se ao lado Albertina Guedes Nogueira e o Dr. Porchat Filho". Imagem publicada na revista "A Vida Moderna", em 11/09/1913.

Inauguração da Estação Ferroviária Santa Olívia, 1913, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 



Inauguração da Estação Ferroviária Santa Olívia, 1913, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia


O ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884 por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, ligando Porto Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e transformou no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60 cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913, primeiro até Santa Olívia, e depois Moema (posteriormente renomeada Bento Carvalho em 01/03/1932). Em 1928, o prolongou até Vassununga.
O ramal funcionou até 11 de março de 1960, quando foi desativado e seus trilhos arrancados.
A estação Santa Olívia foi a primeira das duas estações construídas em 1913 com o prolongamento do ramal feito pela Paulista. Recebeu esse nome em homenagem a proprietária das terras por onde a ferrovia passava, Olívia Guedes Penteado.
Atualmente não resta nenhum resquício da antiga estação, não sendo possível determinar sua localização com exatidão (existem indícios que a estação localizava-se na atual Fazenda São José, porém carecem de confirmação).

Estação Ferroviária de Santa Olívia, 1918, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 



Estação Ferroviária de Santa Olívia, 1918, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia


O ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884 por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, ligando Porto Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e transformou no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60 cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913, primeiro até Santa Olívia, e depois Moema (posteriormente renomeada Bento Carvalho em 01/03/1932). Em 1928, o prolongou até Vassununga.
O ramal funcionou até 11 de março de 1960, quando foi desativado e seus trilhos arrancados.
A estação Santa Olívia foi a primeira das duas estações construídas em 1913 com o prolongamento do ramal feito pela Paulista. Recebeu esse nome em homenagem a proprietária das terras por onde a ferrovia passava, Olívia Guedes Penteado.
Atualmente não resta nenhum resquício da antiga estação, não sendo possível determinar sua localização com exatidão (existem indícios que a estação localizava-se na atual Fazenda São José, porém carecem de confirmação).

Estação Ferroviária de Bento Carvalho / Moema, 1913, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 



Estação Ferroviária de Bento Carvalho / Moema, 1913, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia

Nota do blog: Na época ainda como Moema (observar inscrição na parede do prédio da estação), seu nome original. Em 01/03/1932 foi renomeada para Bento Carvalho.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Estação Ferroviária de Bento Carvalho / Moema, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil




Estação Ferroviária de Bento Carvalho / Moema, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia

O ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884 por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, ligando Porto Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e transformou no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60 cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913, primeiro até Santa Olívia, e depois Moema (posteriormente renomeada Bento Carvalho em 01/03/1932). Em 1928, o prolongou até Vassununga.
Já em 1956 apresentava sinais de deterioração, visto o prejuízo que sua operação gerava a empresa.
Funcionou até 11/03/1960, quando foi desativado, seus trilhos arrancados e o prédio da estação demolido. Atualmente existe um canavial no local, não restando nenhum resquício da antiga estação, não sendo possível determinar sua localização com exatidão.

Filosofia de Internet - Humor


 

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