quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Sistema Decauville - Artigo

 








Sistema Decauville - Artigo
Artigo


Texto 1:
O Decauville é um sistema de caminho-de-ferro de via ultra-estreita (bitola de 400 a 600 milímetros) que ficou conhecido pelo nome do inventor — Paul Decauville (1846-1922).
A via é formada apenas por elementos metálicos pré-fabricados, que podem ser facilmente desmontados, transportados e reutilizados. A preparação da plataforma e a colocação da via requerem pouco trabalho.
As vagonetas eram inicialmente empurradas manualmente ou puxadas por cavalos. A aparição de pequenas locomotivas Decauville e de material rolante diverso, tornou o sistema num verdadeiro de caminho-de-ferro, que encontrou aplicações em numerosos domínios: mineiro, industrial, agrícola, piscícola, pecuário, militar, turístico, etc.
O sistema Decauville se tornou um exelente “carregador” dentro de propriedades, pois, podia transportar volumes de carga que antes seriam deslocados a muares ou mesmo por serviço manual — assalariado ou escravo. Suas linhas geralmente não passavam dos 15 km, entretanto mais que suficiente para atender a maioria dos usos.
O Decauville no Brasil:
No Brasil, o sistema Decauville foi utilizado principalmente após a Primeira Guerra Mundial em fazendas de café, para transporte dos grãos do terreiro até o local de armazenamento. Também utilizado em fazendas bananeiras, na construção da serra nova do funicular de Paranapiacaba e posteriormente na vila de Taquarussu, instalações industriais, indústria madeireira, fábricas de cimento e mineradoras pequenas. Chegaram a existir máquinas articuladas com rodagem 0-4+4-0T, fabricadas pela própria Decauville, representando as maiores locomotivas desse sistema no Brasil. Foram empregadas máquinas e equipamento Francês e Alemão, provenientes de campanhas militares européias, além de equipamento posteriormente adquirido novo, com a popularização do meio no país. Existiram linhas Decauville nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.
Locomotivas Mallet:
A empresa Decauville foi a primeira a produzir comercialmente locomotivas Mallet, desenvolvidas pelo engenheiro Anatole Mallet, foram expostas seis pequenas mallets na Exposição Industrial de Paris de 1887, onde em uma ferrovia circular dentro da feira foram usadas para transportar os seis milhões de visitantes. Após essa demonstração o uso das Mallet tornou-se comum nas ferrovias da Europa e posteriormente nos Estados Unidos e Brasil.
Texto 2:
A Société Decauville, originalmente Société Nouvelle des Établissements Decauville Aîné, foi uma fábrica francesa de sistemas ferroviários e veículos diversos, sendo uma das pioneiras nesses ramos, atua desde 1875, tendo sido fundada por Paul Decauville.
O produto mais inovador da Decauville, foi o "Sistema Decauville", um sistema de seções de ferrovia pré-construídos, bem leves facilitando o transporte e a montagem, sendo muito utilizado em minas e grandes adegas e mais tarde em ferrovias regulares.
Em 1853 o pai de Paul Decauville, Armand, criou uma oficina de caldeiras dentro da fazenda da família para instalar destilarias nas fazendas do leste de Paris. Em 1864, Armand pede ajuda a seu filho mais velho, Paul, que por ter a saúde fraca, decidiu melhorar e automatizar o funcionamento do negócio. Em 1867, para superar a escassez de mão de obra mecanizando a rotina de arar seus campos, ele seleciona o sistema do engenheiro inglês J. Fowler, utilizando um locomóvel a vapor e um arado reversível, agregando aos serviços da oficina a manutenção dessas caldeiras. Armand Decauville morreu em 1871. Nesse mesmo ano, as oficinas Decauville começam a fazer a manutenção das caldeiras da empresa PLM.
Mas foi em 1875 que as coisas começaram a acontecer. Paul Decauville, testa vários sistemas de transporte e exploração agrícola em suas terras, entre eles o Sistema H. Corbin: um caminho de madeira, semelhante a uma escada, cujos montantes eram cobertos por um suporte de ferro. Os pequenos vagões tinham apenas um eixo. Depois de testar esse sistema, ele foi considerado muito frágil e foi descartado. Naquele mesmo ano, a fazenda Decauville decide plantar beterrabas e a colheita é excelente. Os meios de transporte da época, incluindo veículos basculantes, se mostraram inúteis. Em seguida Paul Decauville decide fazer um sistema mais eficiente que o "Corbin", consistindo de dois trilhos de ferro, ocos de seção quadrada, afastados 400 mm um do outro e presos à dormentes de ferro achatadas, de forma a não afundar no chão. Devido a bitola reduzida e leveza dos trilhos, e também às limitadas dimensões dos caminhos, surge a ideia de criar pequenos vagões ferroviários. Tudo funciona bem, e a colheita de 9.000 toneladas é feita, ajudando também na exploração madeireira antes da primeira geada.
Dois anos depois do episódio da beterraba, o sistema Decauville já era exportado para vários países.

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