sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Rua XV de Novembro, 1940, São Paulo, Brasil


 



Rua XV de Novembro, 1940, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

A elegância paulistana e os carrões da época. À direita, a provável Travessa do Comércio, o antigo Beco do Inferno; à esquerda, o 4º Tabelião de Protestos de Brasílio Machado Neto.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Largo de São Bento, 1920, São Paulo, Brasil




Largo de São Bento, 1920, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


À direita, o Mosteiro de São Bento; à frente, o Viaduto de Santa Ifigênia em direção à igreja homônima que aparece ao fundo. À esquerda, o belo prédio em que funcionaram os escritórios da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Nem todos têm conhecimento de que ao lado do local citado e bem no início da área onde foi construido o viaduto, havia um imóvel demolido em 1910 onde se fabricavam roupas para meninos — visto na segunda foto.

 

Rua 7 de Abril, 1940, São Paulo, Brasil





Rua 7 de Abril, 1940, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


2 cenas da antiga Rua da Batalha em direção à Avenida Ipiranga. Na foto superior, a esquina da Xavier de Toledo, antiga Rua do Paredão. A outra, próximo à Rua Bráulio Gomes.

 

Clube Hípico de Santo Amaro, São Paulo, Brasil

 



Clube Hípico de Santo Amaro, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Muitos desconhecem que o bairro de Santo Amaro foi um município independente — através do Decreto Estadual 6983, promulgado em 22/2/1935, foi incorporado à São Paulo. Nesta panorâmica observamos: o Clube Hípico de Santo Amaro e em ordem alfabética, as ruas Albino Boldasso Gabril, Benjamim Mota, Bragança Paulista, Capitão João de Godói e Clarence.

Mobiliário do Convento do Carmo, São Paulo, Brasil



 

Mobiliário do Convento do Carmo, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Há raríssimos registros internos do Convento do Carmo — anexo à Igreja da Ordem Primeira do Carmo. O conjunto começou a vir ao chão por volta de 1928. Nestas 2 imagens vemos o provável mobiliário do convento. De autoria e data desconhecida, presume-se obviamente que tenham sido tiradas em momento próximo à iminente demolição.

Remodelação do Largo do Arouche, 1940, São Paulo, Brasil





Remodelação do Largo do Arouche, 1940, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

 

Rua da Esperança, 1912, São Paulo, Brasil


 



Rua da Esperança, 1912, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Cena da esquina da Rua de Santa Thereza em direção à Marechal Deodoro, antiga Rua do Imperador. A Rua da Esperança foi posteriormente renomeada como Capitão Salomão. À direita, a Padaria e Confeitaria Santa Thereza — na iminência de sua demolição. Repare pouco adiante o restaurante homônimo.

Rua Direita, 1939, São Paulo, Brasil


 



Rua Direita, 1939, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Em maio de 1939, a revista National Geographic Magazine registrou e publicou a foto à esquerda com a inusitada legenda: "In this pedestrian's paradise, vehicles are barred from 10am to 8pm". Traduzindo: “Neste paraíso dos pedestres, veículos estão proibidos das 10 da manhã às 8 da noite”.

Propaganda "Criança, Não Mais Verás um País como Este", 1986, Banco Safra, Brasil


 

Propaganda "Criança, Não Mais Verás um País como Este", 1986, Banco Safra, Brasil
Propaganda


Campanha veiculada no ano de 1986 pelo Banco Safra na Revista Veja, buscava dias melhores em relação à economia: “Criança, não mais verás um país como este”. 
Abaixo do título, alguns recortes de jornais tratando da economia da época. 
Na ocasião o Banco Safra enaltecia as ações do governo na busca da “inflação zero”.
Nota do blog: A "profecia" objeto da propaganda nunca se realizou. Aliás, atualmente, ainda que em níveis menores, a inflação continua fazendo estrago, especialmente nas camadas mais pobres...