segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Cartaz de Propaganda "Jardin de Trianon, Allons-y!", 1898, Paris, França


 

Cartaz de Propaganda "Jardin de Trianon, Allons-y!", 1898, Paris, França
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Palacete Paraíso, São Paulo, Brasil

 









Palacete Paraíso, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Figura de grande importância para a história de São Paulo, Rizkallah Jorge Tahan foi fundador da famosa e até hoje de portas abertas Casa da Bóia. Ele também foi extremamente relevante no cenário da construção civil nas décadas de 1920 e 1930 período em que ergueu em São Paulo três importantes edifícios que até hoje são ícones arquitetônicos da cidade.
Construído nos últimos anos da década de 1920 o Palacete Paraíso está localizado no número 301 da Rua Carlos de Sousa Nazaré e é composto de seis pavimentos destinados ao uso residencial. Além disso no piso térreo, junto à calçada, existem seis pontos comerciais (de acordo com o projeto arquitetônico originalmente eram 10). O projeto de construção do Palacete Paraíso foi do engenheiro Placido Dall’Acqua.
Originalmente o projeto do edifício era para ser destinado totalmente para a renda de aluguel. Naquela época era bastante comum que pessoas com grande capital disponível erguessem empreendimentos como este edifício e destina-lo quase que integralmente para renda. O que garantiria um ótimo sustento financeiro para o investidor e posteriormente para seus familiares. São notadamente conhecidos por fazer edifícios para renda, além de Rizkallah Jorge, as figuras do Comendador Martinelli, Nhonhô Magalhães e José Paulino.
Apesar de também “beber” na fonte do ecletismo tal qual seu vizinho, o Paraíso é um tanto quanto mais simples em suas linhas arquitetônicas se comparado ao Palacete São Jorge. Apesar disso algumas coisas se repetem em ambos os edifícios, como as inscrições “RJ” iniciais de Rizkallah Jorge na porta de entrada e o próprio estilo do portão.
No caso do Palacete Paraíso destaca-se no alto do prédio o frontão também com a inscrição RJ, remetendo ao construtor do edifício. O Paraíso também é tombado como patrimônio histórico paulistano.
Atualmente a maioria das unidades do Palacete Paraíso já foram vendidas e não fazem mais parte do espólio deixado por Rizkallah Jorge, entretanto ainda existem unidades no nome de descendentes. Tanto neste palacete como no vizinho é notável a grande quantidade de chineses que residem. Texto de Douglas Nascimento.
Nota do blog: Na foto N. 4 vemos o Palacete São Jorge à esquerda e o Palacete Paraíso à direita.

Palacete Aleppo, São Paulo, Brasil

 



Palacete Aleppo, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Figura de grande importância para a história de São Paulo, Rizkallah Jorge Tahan foi fundador da famosa e até hoje operante Casa da Bóia. Ele também foi extremamente relevante no cenário da construção civil nas décadas de 1920 e 1930 período em que ergueu em São Paulo três importantes edifícios que até hoje são ícones arquitetônicos da cidade.
Construído em 1928 o Aleppo é o menor dos três edifícios que Rizkallah Jorge ergueu na Rua Carlos de Sousa Nazaré. Entretanto isso não faz dele menos interessante que os demais. Projetado originalmente para receber três andares, acabou sendo finalizado com um quarto andar. Tal qual os demais erguidos por este empresário, também serviu originalmente de renda ao seu proprietário.
A construção é tombada como patrimônio histórico da Cidade de São Paulo através de resolução do Conpresp de 2016 em nível P-3 (fachadas). Texto de Douglas Nascimento.

Cartaz de Propaganda "Fountains Abbey", London & North Eastern Railway of England and Scotland, Inglaterra


 

Cartaz de Propaganda "Fountains Abbey", London & North Eastern Railway of England and Scotland, Inglaterra
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Cartaz de Propaganda "York", London & North Eastern Railway of England and Scotland, Inglaterra

 


Cartaz de Propaganda "York", London & North Eastern Railway of England and Scotland, Inglaterra
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A London and North Eastern Railway (LNER) foi a segunda das quatro grandes companhias ferroviárias ("Big Four") criadas pelo Ato Ferroviário de 1921 na Grã-Bretanha. Ela existiu de 1 de janeiro de 1923 até a nacionalização em 1 de janeiro de 1948, quando ela foi dividida nas regiões leste e nordeste da nova British Railways, e parcialmente a região escocesa.

Cartaz de Propaganda "Acqua Minerale Naturale Fonte Meo", 1924, Fonte Meo, Itália


 

Cartaz de Propaganda "Acqua Minerale Naturale Fonte Meo", 1924, Fonte Meo, Itália
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Cartaz de Propaganda "Spumanti Cinzano", Cinzano, Itália


 

Cartaz de Propaganda "Spumanti Cinzano", Cinzano, Itália
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