quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Museu do Ipiranga / Museu Paulista, 2022, São Paulo, Brasil


 

Museu do Ipiranga / Museu Paulista, 2022, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Nota do blog: Finalmente, depois de anos de incompetência do governo, o Museu do Ipiranga foi devolvido à população.

Praça da Estação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil


 

Praça da Estação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Belo Horizonte - MG
Fotografia - Cartão Postal

Ponte de Embarque, Maceió, Alagoas, Brasil


 

Ponte de Embarque, Maceió, Alagoas, Brasil
Maceió - AL
Fotografia - Cartão Postal

Palácio do Governo, Maceió, Alagoas, Brasil


 

Palácio do Governo, Maceió, Alagoas, Brasil
Maceió - AL
Fotografia - Cartão Postal

Implosão do Edifício Irmãos Conzo, Praça Clóvis Bevilácqua, 1976, São Paulo, Brasil


 



Implosão do Edifício Irmãos Conzo, Praça Clóvis Bevilácqua, 1976, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Cena registrada no mês de julho de 1976, por ocasião da implosão do Edifício Irmãos Conzo. Em 6 segundos, os 35 quilos de dinamite colocaram abaixo o prédio de 11 andares. Atrás — encoberto pela poeira —, está o prédio do jornal Diário Popular na Rua do Carmo. Tratou-se da 3ª demolição ocorrida em São Paulo utilizando a mesma técnica cuja finalidade foi liberar a área para as obras do metrô, mais precisamente a construção da Estação Sé. A 1ª, havia sido o Edifício Mendes Caldeira e meses após, em 15/02/1976, foi a vez do Palacete Tina situado na esquina da Silveira Martins, a antiga Rua das Flores. Muitos se perguntaram qual teria sido o motivo pelo qual o Edifício Palacete Gepina no lado oposto, permaneceu incólume. Observe o edifício embargado, invadido e depredado há décadas na Rua do Carmo — conhecido como “Caveirão”. O local onde estava o Palacete Tina está indicado com o asterisco.

Vista Parcial da Praça Clóvis Bevilácqua, 1953, São Paulo, Brasil


 



Vista Parcial da Praça Clóvis Bevilácqua, 1953, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Vista panorâmica em direção ao bairro do Cambuci. À direita, as instalações do Corpo de Bombeiros na Anita Garibaldi, a antiga Rua do Trem. 
Alguns pontos mostrados na foto:
1. Edifício Irmãos Conzo;
2. Palacete Tina;
3. Fábrica de tecidos da família Álvares Penteado;
4. Conjunto Residencial da Várzea do Carmo;
5. Edifício Palacete Gepina*
(*) Construções ainda existentes.

Abertura da Avenida 23 de Maio em Direção ao Paraíso, 1968-1970, São Paulo, Brasil


 


Abertura da Avenida 23 de Maio em Direção ao Paraíso, 1968-1970, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Vista panorâmica da abertura da Avenida 23 de Maio em direção ao Paraíso — no trecho onde foi construído o Viaduto Tutóia. Para efeito de localização, observe, no alto, a cúpula da belíssima Catedral Metropolitana Ortodoxa na Rua Vergueiro, e à sua esquerda, a chaminé da Cervejaria Brahma — nas antigas instalações da Cervejaria Guanabara. Os 2 pontos mencionados estão indicados com o asterisco. 

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Propaganda "Meu Outro Carro é um Rolls Royce", 1985, Volkswagen Fusca, Volkswagen, Brasil




Propaganda "Meu Outro Carro é um Rolls Royce", 1985, Volkswagen Fusca, Volkswagen, Brasil
Propaganda

Propaganda "Lambretta", Innocenti, Itália


 

Propaganda "Lambretta", Innocenti, Itália
Propaganda

Igreja São José / Santuário São José, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil


 

Igreja São José / Santuário São José, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Belo Horizonte - MG
Ed. Oliveira, Costa & Cia N. 29
Fotografia - Cartão Postal

A Igreja São José é uma igreja em estilo eclético de influência neo gótica localizada no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Construída pela congregação dos redentoristas, é um dos mais notáveis monumentos construídos em Belo Horizonte. 
A pedra fundamental da matriz foi lançada em 20 de abril de 1902, em consequência ao convite do bispo da então Diocese de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, para que os missionários redentoristas holandeses assumissem o trabalho pastoral na recente capital, que contava em 1900 com 14 mil habitantes e apenas uma paróquia.
A escolha do terreno para a construção da nova matriz foi pela colina situada entre as ruas Tamoios e Espírito Santo, com frente para a avenida Afonso Pena. Em 1904 começou a ser usado o recinto para funções religiosas, e a conclusão se deu no ano de 1910.
Com uma forma de uma perfeita cruz latina, a matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura, construída em estilo neomanuelino com fortes influências holandesas.
O projeto arquitetônico é do engenheiro Edgard Nascentes Coelho, o construtor foi o irmão leigo redentorista holandês Gregório Mulders. As escadarias monumentais foram projetadas e executadas por outro irmão leigo redentorista e holandês, Verenfrido Vogels.
Teve sua decoração interior iniciada em agosto de 1910 e abriga os capitéis das belas colunas no estilo coríntio, o grandioso presbitério. A pintura interna da igreja foi feita pelo artista alemão Guilherme Schumacher, que entregou a obra em fins de 1912.
No altar-mór, um painel retrata a Santíssima Trindade entre anjos e santos. No presbitério, aparecem no teto Nossa Senhora com o Menino Jesus e 40 medalhões com os antepassados de Jesus desde Abraão até São José. Nas paredes estão os quatro evangelistas e ao lado das janelas inferiores, os Doze Apóstolos. No alto dos arcos, há seis doutores da igreja e São José, padroeiro da igreja. Nos altares laterais do lado direito, há cenas da vida de Santo Afonso, a promessa da Redenção feita a Adão e Eva e a aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadete. Do lado esquerdo, é narrada a história do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Calvário e a aparição do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria.
No corpo da igreja, no alto, estão de um lado 14 santos e do outro 14 santas, sendo que esta separação refletia o costume da época de estarem separados os homens das mulheres dentro das igrejas. Na beira do teto, oito quadros mostram a história de São José. No fundo da igreja há dois painéis apresentando José do Egito vendido pelos irmãos e exaltado num carro de triunfo. Nas naves laterais, os signos do zodíaco indicam que Deus é o Senhor dos tempos e da história.