segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Hotel Monte Real, Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil





 

Hotel Monte Real, Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil
Águas de Lindóia - SP
Fotografia 

Nota do blog: Antigo Tamoyo Hotel.

Tamoio Hotel, Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil


 

Tamoio Hotel, Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil
Águas de Lindóia - SP
Foto Postal Colombo N. 31
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Atual Hotel Monte Real.

Propaganda "Voyage 84 à Vista, ou em 9 Vezes", 1984, Volkswagen Voyage, Volkswagen, Brasil


 

Propaganda "Voyage 84 à Vista, ou em 9 Vezes", 1984, Volkswagen Voyage, Volkswagen, Brasil
Propaganda

domingo, 18 de setembro de 2022

Quartel do CPOR, Curitiba, Paraná, Brasil


 



Quartel do CPOR, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Prédio que por muito tempo foi sede do Comando da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro.
Projetado em 1886, pelo engenheiro Francisco Monteiro Tourinho, o lugar ganhou grande importância e destaque na paisagem da pequena província que era Curitiba. Na época, a cidade estava longe de ter os contornos da grande metrópole de hoje. A construção seguia os parâmetros do estilo militar do início do século 20. Na fachada o destaque era o mastro para bandeira, o brasão e o gradil da sacada, mantidos até hoje em sua forma original. O detalhamento das estruturas principais sempre foi caracterizado apenas com cores diferentes. A modificação mais marcante nessa estrutura aconteceu na década de 40, com o crescimento da cidade e o plano de urbanização de Curitiba. O campo em frente ao quartel recebeu uma escavação. Foi nessa época que o imóvel recebeu a grande escadaria e os dois acessos que são mantidos até hoje como elementos decorativos. Por suas características e importância histórica o quartel se transformou em uma unidade de interesse de preservação do município.
No final de 1989 o imóvel foi vendido pelo Exército Brasileiro para se transformar, em 1996, no que é o Shopping Curitiba, inaugurado em 25 de setembro de 1996.

Quartel do CPOR e Praça Oswaldo Cruz, Anos 70, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Quartel do CPOR e Praça Oswaldo Cruz, Anos 70, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Vista da Avenida Visconde de Guarapuava com Rua Brigadeiro Franco, Circa 1920, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Vista da Avenida Visconde de Guarapuava com Rua Brigadeiro Franco, Circa 1920, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Ao fundo, à esquerda, Quartel do CPOR, atualmente é o Shopping Curitiba.
Nota do blog: Data circa 1920 / Autoria desconhecida.

Propaganda "Novo Passat GTS Pointer 1.8, um Esportivo de Alta Classe, que Vem de Fábrica com Tudo Isto", 1984, Volkswagen Passat GTS Pointer, Volkswagen, Brasil


Propaganda "Novo Passat GTS Pointer 1.8, um Esportivo de Alta Classe, que Vem de Fábrica com Tudo Isto", 1984, Volkswagen Passat GTS Pointer, Volkswagen, Brasil
Propaganda
 

Propaganda "O Passat Foi Eleito o Carro do Ano, é o Preço do Sucesso", 1980, Volkswagen Passat, Volkswagen, Brasil


 

Propaganda "O Passat Foi Eleito o Carro do Ano, é o Preço do Sucesso", 1980, Volkswagen Passat, Volkswagen, Brasil
Propaganda

Propaganda "Escolha Itamaraty ou Aero-Willys e Você Escolheu Ford", 1969, Itamaraty Ford e Aero-Willys Ford, Ford, Brasil


 

Propaganda "Escolha Itamaraty ou Aero-Willys e Você Escolheu Ford", 1969, Itamaraty Ford e Aero-Willys Ford, Ford, Brasil
Propaganda

Ducati Panigale V4 SP, Itália



















Ducati Panigale V4 SP, Itália
Fotografia


A nova Ducati Panigale V4 SP 2021 surge como se tivesse saído de uma etapa do Mundial de Superbike e fosse exposta na concessionária para que qualquer cidadão comum com coragem e euros suficientes possa comprá-la.
Uma máquina exclusiva para os poucos sortudos que conseguem pegar uma das poucas unidades, a nova Panigale V4 SP está perfeitamente pronta para voltar ao grid de largada, caso seu proprietário se atreva a jogar uma moto tão exclusiva e cara nas pistas.
Tais são as capacidades racing da nova versão que a Ducati incorpora na saga Panigale V4, a SP, recuperando o famoso significado irônico Sport Production, numa versão com uma configuração única que inclui embreagem seca e rodas em fibra de carbono e será vendida em número limitado com o número de série gravado na mesa superior da direção.
As credenciais são muito claras com a usina de 214 cv de potência máxima e 12,6 kgf.m de torque para um conjunto pesando 173 kg a seco. No entanto, seu desempenho e eficiência não são a única marca registrada da Panigale V4 SP, pois esta superbike italiana é muito especial em muitos outros aspectos, começando por sua decoração exclusiva, com grande destaque da cor preta em contraste com o alumínio exposto do tanque e reflexos vermelhos em diferentes componentes, muitos deles vindos diretamente da Superleggera V4.
Um dos elementos mais marcantes é a embreagem seca, um dispositivo quase exclusivo de alta performance e que já foi usado há alguns anos por algumas Ducati de série. Este mecanismo proporciona maior eficiência na pista, graças ao seu resfriamento otimizado e à redução de peso envolvido, com menos óleo e tampa mais leve do motor. A transmissão secundária utiliza uma corrente de passo 520, mais estreita e mais leve que a montada na Panigale V4 S.
As rodas de fibra de carbono são 1,4 quilos mais leves que as de alumínio forjado, uma redução muito significativa que resulta em maior agilidade e rapidez nas mudanças de direção.
As pinças de freio dianteiro Brembo Stylema R são de última geração e garantem excelente potência de frenagem e consistência ideal diante do uso intenso em pistas de corrida. As pinças executam as ordens de uma bomba radial Brembo MCS, com ajuste de tensão rápida de acordo com o gosto do piloto e as necessidades de cada situação.
A Ducati Panigale V4 SP mostra infinitos detalhes tratados com o máximo esmero, como por exemplo, os manetes Rizoma em alumínio anodizado, e que permitem ser ajustados tanto em altura quanto em inclinação. Também encanta os olhos o acabamento escultural da mesa superior de direção em alumínio usinado, e o uso profuso de fibra de carbono na carenagem dianteira e spoilers.
Esta Ducati vem equipada com um kit de corrida para uso de pista que facilita a desmontagem dos espelhos em cujo orifício são instaladas tampas em alumínio usinado, o porta-placas, a tampa de embreagem aberta e o Ducati Data Analyzer+ com módulo GPS.