quinta-feira, 7 de março de 2024

LaSalle Series 38-50 Convertible Sedan 1938, Estados Unidos

 




























LaSalle Series 38-50 Convertible Sedan 1938, Estados Unidos
Fotografia


The introduced in late 1937, La Salle's new Model 38-50 was a Cadillac in almost every respect other than its name. Built by Cadillac's Fisher Body plant in Detroit, the four-door 38-50 Convertible Sedan utilized a 124-inch wheelbase frame, and its rear doors were rear-hinged. Two comfortable bench seats were fitted, and the folding canvas top retracted neatly behind the rear of the cabin. The 38-50 was powered by the same under-square 322-cubic inch cast-iron flathead Monobloc V8 as its Cadillac sibling, delivering 125 horsepower through a single dry-plate clutch to a three-speed transmission with column shift. Brakes were hydraulic drums all around. The hood was of a one-piece, alligator style, opening from the front. The 38-50 featured large bullet-shaped headlights, along with running boards, and the massive cast egg-crate radiator grille carried a V8 insignia. The two spare tires and wheels were semi-recessed in the front fenders, hidden by locking steel covers. Running boards eased access to the seats. A large plastic steering wheel faced the driver, who viewed a 110 mph speedometer and odometer, with smaller instruments displaying fuel level, oil pressure, water temperature, and charging. Of the 15,501 Series 38-50 LaSalles built in 1938, only 265 were Convertible Sedans, as these were the most costly model in the line with a base price of $1820.
This LaSalle Convertible Sedan is finished in a handsome Metallic Dark green, with a color-coordinated interior and a tan canvas top. The steel disc wheels are cream, with chromed trim rings and center caps, shod with BF Goodrich wide-white sidewall bias-ply tires. Acquired by the seller in 2021, it was described at the time as having been refurbished about 10 years prior. Electric turn signals have been added. It is equipped with a heater and auxiliary driving lamps. It was reportedly serviced in 2021 with fresh fluids and a fuel system cleaning.


Placa do EstaR, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Placa do EstaR, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


O sistema de estacionamento EstaR (Estacionamento Regulamentado) implantado em Curitiba realmente funciona. Você compra créditos por meio do aplicativo e estaciona tranquilamente nas vias da cidade. É rápido, prático e funcional.
É graças a esse sistema que você consegue estacionar pela cidade. 
Sem ele, dificilmente encontrariámos vagas nos locais mais movimentados, além de possibilitar a atuação dos (malditos) "flanelinhas / guardadores de carros", uma das coisas mais desprezíveis do Brasil.  
Abaixo um "perguntas e respostas" sobre o sistema:
A-) Se eu não ativar créditos e deixar meu carro estacionado na vaga do EstaR o que acontece?
O veículo estará sujeito à fiscalização de trânsito e, se for flagrado, receberá multa. A infração é de natureza grave, com valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - essa definição é nacional, prevista do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e não depende do município.
B-) Como posso baixar o Aplicativo do EstaR eletrônico?
No site da Urbs, escolher o aplicativo de sua preferência e seguir as instruções para cadastro e compra de créditos, procedimento possível também através do Play Store. Esse acesso também pode ser feito utilizando o QR Code existente na placa de sinalização do EstaR implantadas na rua.
C-) Como utilizo o EstaR fracionado?
A ativação é de no mínimo uma hora, com fracionamento a cada 15 minutos. Ao retirar o veículo da vaga e desativar o aplicativo, o saldo restante retornará à conta do usuário no aplicativo, para ser utilizado futuramente.
D-) Se eu sair da vaga e não desativar os créditos serei autuado?
Não. O auto de infração é confeccionado pelo agente in loco, no momento da fiscalização do local. O crédito será encerrado no vencimento do tempo selecionado pelo usuário (uma ou duas horas).
E-) Posso pedir para outra pessoa que estiver em outro local ativar os créditos para meu veículo?
Sim. De qualquer lugar, é possível acessar o APP para cadastrar a placa do seu veículo e colocar o endereço onde foi estacionado.
F-) Qual o tempo máximo permitido para estacionamento em vaga do EstaR?
O limite pode ser de uma hora ou de duas horas. A informação consta na sinalização vertical do local - placas ao lado das vagas. Após o tempo máximo indicado, o veículo estará sujeito a multa.
G-) Ativei créditos para uma hora e quero permanecer mais tempo no local. Como fazer?
Primeiro é necessário verificar se a sinalização existente permite essa ação - com tempo máximo de duas horas. Se for possível, é só entrar no APP e estender o horário.
H-) Venceu meu horário e o APP não permite que eu renove os créditos. O que fazer?
É necessário retirar o veículo da quadra, pois o APP não permite a extensão do horário após a utilização do tempo determinado pela sinalização. Caso não retire, estará sujeito a multa.
I-) Quais outros cuidados devo ter ao ativar os créditos?
É importante que, ao cadastrar o veículo, o motorista certifique-se de que a placa informada está correta, para não ocorrer troca de um 0 (zero) pela letra O, por exemplo. O mesmo vale para quando houve troca de placa para o modelo Mercosul.
A placa cadastrada no aplicativo deve ser a mesma fixada no veículo. Agentes de trânsito perceberam, nos últimos meses, que às vezes acontece mudança de placa e o usuário cadastra a placa antiga. Exemplo: placa nova é ABA 9B26 e o usuário cadastra ABA 9126.
Da mesma forma, ao estacionar, o condutor precisa verificar se a ativação foi feita - e não apenas a compra de créditos.
J-) Caso eu não consiga ativar o EstaR, por motivo de instabilidade no aplicativo, se eu ficar sem bateria no celular ou sem internet, o que devo fazer?
Próximo das vagas de EstaR existem pontos fixos no comércio, que permitem ao motorista adquirir a hora de estacionamento. 
L-) Não tenho internet no celular e tenho dificuldades com a nova tecnologia. Não vou poder estacionar o carro nas vagas?
Novamente, é possível recorrer aos pontos fixos de venda, que poderão fazer a ativação dos créditos pelo período solicitado pelo cidadão. 
M-) Não tenho cartão de crédito. Como faço pra colocar crédito no aplicativo?
Todos os aplicativos operam com crédito e boleto e, dependendo do aplicativo escolhido, existem outras formas de pagamento, como débito, transferência bancária, PicPay, Gooplay, Mastpass, dentre outros. Os pontos de venda fixos também aceitam dinheiro e outras formas de pagamento, a critério de cada estabelecimento.
N-) Não moro em Curitiba e estou visitando a cidade. Vou estacionar só uma ou duas vezes. Eu tenho que comprar os R$ 30 mínimos que o aplicativo pede?
Para quem é de outra cidade ou faz uso esporádico do EstaR é possível recorrer aos pontos fixos no comércio, que permitem ao motorista adquirir a hora de estacionamento. 
O-) Vagas especiais - de idosos e de pessoa com deficiência - não são mais gratuitas?
A utilização das vagas especiais nunca foi isenta do pagamento do EstaR. A utilização de vaga exclusiva para pessoas com deficiência e idosos é condicionada ao uso obrigatório de credencial, concedida pela Setran. 
P-) Caso meu carro estacionado na vaga de EstaR seja furtado, eu vou ser ressarcido?
Não há previsão para pagamento do EstaR de veículo em caso de roubo na via pública - da mesma forma como já acontecia antes da implantação do EstaR eletrônico. EstaR permite a rotatividade de vagas em ruas da cidade com grande movimento de veículos, não funciona como seguro contra crimes.
Q-) Por que adotar o modelo digital?
O EstaR eletrônico modernizou o estacionamento regulamentado na cidade, facilitando a operação para o usuário, que poderá comprar créditos por aplicativos, totens ou em pontos de venda de comércio. A exemplo do que já fizeram cidades como São Paulo e Belo Horizonte, o EstaR melhora e otimiza o uso dessas vagas. A medida era uma reivindicação também de comerciantes da cidade.
R-) Qual o preço do EstaR?
O preço da hora é de R$ 3, com possibilidade de fracionamento desse tempo. O preço para 15 minutos é de R$ 0,75. Vale lembrar que um estacionamento privado no Centro cobra, em média, R$ 6 por meia hora e R$ 12 pela hora cheia.
S-) Como é a fiscalização?
A fiscalização permanece com agentes da Setran, que atuam com um dispositivo com geolocalização dos carros estacionados em cada área. Com isso, o agente poderá rapidamente saber se o veículo está estacionado irregularmente. A fiscalização se dá pela placa. Quando o prazo do EstaR estiver para vencer, o sistema envia uma mensagem ao motorista, que poderá renovar o tempo de uso até o limite permitido (indicado nas placas). Caso tenha que mudar o carro de área, uma nova compra terá que ser feita.
T-) Posso armazenar créditos?
Assim como funcionava com o bloco de cartões do EstaR, os usuários também podem comprar créditos pelos aplicativos e armazená-los para utilizar quando forem estacionar. Existe a possibilidade de o usuário receber desconto ao adquirir um número maior de créditos. Cada empresa de aplicativo tem sua política de descontos. A Urbs estabeleceu apenas o valor máximo que poderá ser cobrado pela fração de hora do estacionamento. O sistema de pagamento poderá ser por cartão e boleto bancário e os aplicativos também devem oferecer outros modelos de pagamento.
Nota do blog 1: Est@R / EstaR Eletrônico / EstaR Digital.
Nota do blog 2: Imagem de 2024.

Santuário Nossa Senhora de Lourdes, Praça Itália, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil























Santuário Nossa Senhora de Lourdes, Praça Itália, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


A história tem início em 22/12/1958, quando D. Manoel da Silveira D´Elboux, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, criou a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, desmembrada das paróquias Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora do Rocio e Cristo Rei, confiando-a aos Padres Estigmatinos, chegados a Curitiba em 1957.
O trabalho é iniciado pelo padre Vitório Nardon, CSS, primeiro pároco, e a primeira missa celebrada em 21/05/1959, no Grupo Escolar Hildebrando de Araújo, onde por muito tempo foram realizadas as celebrações e atividades pastorais.
A paróquia aos poucos se solidificava e cerca de 130 famílias que formavam a comunidade se mobilizaram para a construção do templo; edificou-se então uma pequena igreja de madeira inaugurada em 10/09/1961 pelo Arcebispo Dom Manoel da Silveira D´Elboux.
Os primeiros movimentos paroquiais – Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, Filhas de Maria, Legião de Maria, Apostolado da Oração e Capelinhas, tiveram grande influência na consolidação da nova paróquia e juntamente com os padres, prestavam atendimento ao Albergue São João Batista, Abrigo Santa Clara, Hospital da Policia Militar. Carentes da comunidade eram atendidos em um centro social e posto de saúde instalado no salão paroquial.
Com o passar do tempo, do carisma estigmatino, surge uma comunidade ativa e participante e as instalações físicas já não atendem as necessidades da paróquia e, assim, em 1979, através do padre Jacob Jovino Tomazella CSS, tem início a construção da nova casa paroquial, salão e salas de aula. Algum tempo depois a velha igrejinha começa a dar sinais de cansaço e a comunidade se mobiliza novamente, agora para a construção de um novo templo.
Em outubro de 1988 foi feita a transferência para o salão paroquial de todas as celebrações e atividades, onde permaneceu até 13/10/1991, quando foi inaugurada a nova igreja.
A nova igreja foi construída com uma simbologia própria, voltada primordialmente à evangelização.
Sua arquitetura tem a forma da “Barca de Pedro”, com uma grande cruz, que quando iluminada é vista por grande parte da cidade.
O teto é em forma de colméia e mostra como deve ser o trabalho dos evangelizadores; a disposição das luminárias lembra uma pomba estilizada simbolizando o Espírito Santo.
O altar principal, com aproximadamente 200 anos, que pertenceu aos Padres Beneditinos de Sorocaba e se encontrava na Abadia da Estrada de Votorantim, foi doado por Francisco Capriotti. A escultura em madeira representando a Santa Ceia, obra de C. Moser, foi presente do Circulo Trentino de Curitiba. O Cristo Crucificado foi doação do padre Santi Capriotti, CSS.
Seus vitrais simbolizam as mãos postas em oração e neles estão representados os sacramentos.
No dia 11/02/2012, na Festa de Nossa Senhora de Lourdes, em missa solene presidida pelo pároco padre José Nobre Aguiar, CSS, e por determinação da Arquidiocese de Curitiba, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes foi elevada a dignidade de Santuário Nossa Senhora de Lourdes. Texto do Santuário Nossa Senhora de Lourdes.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito Para Jaf.

Recanto Padre Santi Capriotti, Praça Itália, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil



 

Recanto Padre Santi Capriotti, Praça Itália, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Falecido em 2002, o homenageado prestou grandes serviços a comunidade do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Botânico.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Praça Itália, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil







 

Praça Itália, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Nota do blog: Imagens de 2024.