quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Maria Quitéria (Maria Quitéria) - Domenico Failutti


Maria Quitéria (Maria Quitéria) - Domenico Failutti
Museu Paulista, São Paulo, Brasil
OST - 253x155 - 1920



Maria Quitéria de Jesus (também conhecida como Soldado Medeiros) (Feira de Santana, 27 de julho de 1792 — Salvador, 21 de agosto de 1853) foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência.
Maria Quitéria nasceu e cresceu na Província da Bahia, demonstrando desde cedo aptidão em montaria, a caçar e a usar armas de fogo. Em 1821, agitações em Portugal iniciam o movimento de independência do Brasil na Bahia, parte da Guerra da Independência do Brasil, e Maria Quitéria foge de sua casa, veste-se como homem, alistando-se na vila de Cachoeira.
Foi a primeira mulher a ser reconhecida por assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil, em 1823. Foi promovida ao posto de cadete na Bahia, sendo depois condecorada, por seus atos de bravura em combate em 1823, com a Imperial Ordem do Cruzeiro, pelo Imperador D. Pedro I, e reformada com o soldo de Alferes (ou seja, 2ª tenente).
Em 1996 o Estado brasileiro atribuiu-lhe o título de patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro, e seus feitos são recorrentemente comparados aos da mártir francesa Joana d'Arc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário