Ribeirão Preto - SP
Fotografia
A herma foi instalada em frente à prefeitura de Ribeirão Preto em 28 de setembro de 1913, em um evento que durou quatro horas, uma festa que começou às quatro da tarde e foi até as oito da noite – ainda não havia o palácio, inaugurado em 26 de maio de 1917, segundo o site do Executivo municipal.
Tem um metro de altura e um de largura, todo feito em bronze. Fica em cima de um pedestal em granito de 2,80 metros. A autoria é do escultor José Fernandes Caldas. Na frente do monumento, está escrito “Ubique Patriae Memor”, que significa “A lembrança da Pátria em toda parte”. A herma do Barão do Rio Branco foi confeccionada em bronze pela oficina do Lyceu de Artes Officios, de São Paulo. Há uma placa indicando “estadista José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco”.
A história da herma começou em 15 de maio de 1912, quando a Câmara aprovou a lei que mandava erigir um monumento a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. A pedra fundamental foi lançada em 24 de setembro de 1913. A inauguração da herma contou com a presença de João Alves de Meira Júnior, presidente da Câmara, autoridades judiciárias e policiais, escolas de ensino primário e secundário, entre outros, em grande evento cívico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário