sábado, 29 de maio de 2021

Topo Gigio e Agildo Ribeiro, Década de 70, Brasil

 


Topo Gigio e Agildo Ribeiro, Década de 70, Brasil
Fotografia

Você conhece o Topo Gigio? Sabia que ele fez sucesso em vários países? Criado, em 1958, pela roteirista e produtora italiana Maria Perego, seu marido, Federico Caldura, e o artista Guido Stagnaro, esse ratinho orelhudo, com jeitinho meigo e cativante, fez sua estreia na televisão italiana, no ano seguinte, no programa “Alta Fedeltà”. Logo conquistou a todos e ganhou programas no Brasil, Argentina, EUA, Chile, Colômbia, Portugal, Peru, Iugoslávia, Espanha, Japão, Nicarágua, entre outros. Falando e agindo como uma criança de 5 anos que está aprendendo a se comportar e fazer tarefas triviais, como escovar os dentes, o ratinho agradou aos pais e se tornou uma boa influência para as crianças, aconselhando e ensinando conceitos como respeito, educação e boa convivência. Muitas só iam para a cama, após dar “boa noite” ao Topo Gigio. Em italiano “Topo” quer dizer rato e “Gigio” é o apelido para Luigi.
O ratinho chegou ao Brasil em 1969, no programa “Mister Show”, da Rede Globo, contracenando com Agildo Ribeiro. Era dublado pelo italiano Pepino Mazzullo que fazia parte da equipe de Maria Ferego. Uma curiosidade é que Mazzullo decorava as falas foneticamente, já que não falava português. O programa saiu do ar em 1971. Pouco mais de dez anos depois, em 1983, a TV Bandeirantes trouxe o ratinho de volta, no programa “Boa Noite Amiguinhos”, com o mesmo dublador italiano, Pepino Mazzullo. Com menos de um ano o programa saiu do ar. Em 1987 a TV Bandeirantes fez nova aposta e colocou novamente o programa no ar, que durou dois anos. Dessa vez, Topo Gigio contracenava com o ator Ricardo Petraglia e era dublado pelo músico do grupo Língua de Trapo, Laert Sarrumor.
Ao longo de todo esse tempo, vários brinquedos do Topo Gigio foram lançados, além de filme e discos, com músicas como: “Meu limão, meu limoeiro” e “Chove chuva”.
Em 2000, o alto custo do licenciamento impediu que a Rede Globo trouxesse novamente o ratinho para o Brasil. Em 2015, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, do SBT, fez uma homenagem a Topo Gigio, e a produtora brasileira Sato Company criou um canal no Youtube com novas aventuras do boneco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário