quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Casa Mylla, Curitiba, Paraná, Brasil









Casa Mylla, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


Um exemplar da arquitetura eclética com linguagem neoclássica alemã. Assim era definida a Casa Mylla, um casarão na rua Barão do Cerro Azul, antiga rua Antônio Barbosa Gomes Nogueira. Construída em 1870 por imigrantes alemães, a residência foi moradia de algumas personalidades de Curitiba, como o General Plínio Tourinho, um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná. Seu nome veio da última família a ser dona do local, descendentes de Jacomo Mylla.
Uma forte comoção popular tomou conta da cidade à época de sua demolição. Em 1985, em matéria do Correio de Notícias, o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) reforçava o interesse em preservar a Casa Mylla, abandonada há anos e servindo de depósito de lixo. O professor Key Imaguire Junior, na mesma matéria, afirmava que a casa era um dos representantes mais importantes da cultura alemã em Curitiba.
“Da ampla contribuição germânica à arquitetura local, as construções feitas por imigrantes ou por eles influenciadas é apenas uma parte, mas a melhor parte sem dúvida”, declara Imaguire na publicação. Nada disso foi suficiente. Em homenagem à casa, foi erguido no Bosque do Alemão o Portal da Casa Mylla, uma réplica de sua fachada com gradil original da construção. Texto da Revista Haus.
Nota do blog: Imagem 1, data 1985, crédito para o Correio de Notícias / Imagem 2, data 1941, autoria não obtida / Imagens 3, 4 e 5, data e autoria não obtidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário