sábado, 7 de setembro de 2024

O Primeiro Jogo da História da NFL no Brasil / Philadelphia Eagles 34x29 Green Bay Packers, São Paulo Game, 06/09/2024, São Paulo, Brasil







O Primeiro Jogo da História da NFL no Brasil / Philadelphia Eagles 34x29 Green Bay Packers, São Paulo Game, 06/09/2024, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Texto 1:
O Philadelphia Eagles venceu o Green Bay Packers por 34 a 29, na madrugada deste sábado (7), na Neo Química Arena, em São Paulo, no primeiro jogo da história da NFL no Brasil.
O jogo foi frenético e longo. As duas equipes alternaram a liderança no placar várias vezes e tornaram a partida emocionante na Neo Química Arena. O duelo teve 3h30min de duração — começou às 21h15 da sexta-feira e terminou às 00h45 do sábado.
Saquon Barkley foi o nome do jogo. O running back do Philadelphia Eagles anotou três touchdowns e conseguiu outras boas corridas durante a partida.
Escorregões dos jogadores marcaram a partida. Atletas dos dois times caíram no gramado após patinarem durante corridas ofensivas e defensivas. Os tombos, inclusive, geraram críticas de LeBron James, astro da NBA, ao campo nas redes sociais.
Jordan Love, quarterback dos Packers, sofreu uma lesão feia no final do jogo. O camisa 10 foi atingido por um adversário na altura do joelho nos segundos finais da partida e deixou o gramado apoiado por membros da equipe técnica.
A partida foi a primeira da NFL não só no Brasil, como também na América do Sul. Jogos da liga já haviam sido levados para fora dos EUA, mas acontecendo na Europa, Ásia e outros países da América do Norte.
O Philadelphia Eagles, mandante do jogo, trocou o tradicional uniforme verde por preto e branco. A equipe adotou a regra do Corinthians de que o time mandante na Neo Química Arena não pode jogar de verde. Visitantes, os Packers usaram uniforme verde e amarelo.
Atrações musicais e medalhistas olímpicas:
O jogo contou com diversas estrelas na Neo Química Arena. O cantor americano Zeeba interpretou o hino dos Estados Unidos, e Luísa Sonza cantou o brasileiro.
As medalhistas olímpicas Rebeca Andrade [ginástica artística], Beatriz Souza [judô], Rayssa Leal [skate], Duda [vôlei de praia], Tamires, Jheniffer, Yasmim e Gabi Portilho [futebol feminino] marcaram presença no gramado antes do jogo e foram bastante aplaudidas.
Anitta comandou o show do intervalo. A artista brasileira cantou alguns dos seus sucessos em uma festa repleta de luzes e completada por um show de fogos do lado de fora da Neo Química Arena.
A torcida também fez um show. Na reta final do confronto, os torcedores presentes se uniram e cantaram a música "Evidências", da dupla Chitãozinho e Xororó, à capela.
Como foi o jogo:
O jogo teve falta antes mesmo do cronômetro começar a rodar. A arbitragem pegou infração do Philadelphia Eagles por formação ilegal enquanto o chute de início da partida ainda estava no ar — o relógio só começa a regressiva neste tipo de lance quando a bola toca o chão ou é segurada por algum jogador.
O Green Bay Packers teve um touchdown anulado logo na primeira posse de bola. Jordan Love conectou um passe com Reed, que cruzou a endzone para anotar os seis primeiros pontos. A arbitragem, no entanto, marcou falta das duas equipes no lance e, por isso, a jogada foi anulada e repetida.
As primeira pontuações do jogo e da NFL no Brasil foram do Green Bay Packers. Após uma interceptação de Xavier McKinney em um passe de Jalen Hurts, os Packers chegaram próximos da endzone, mas foram para a quarta descida. Brayden Narveson tentou o field goal de 31 jardas e colocou os primeiros três pontos no placar. Pouco depois, após mais uma roubada de bola, a equipe novamente parou perto da linha de fundo adversária, Narveson converteu novo chute, este de 23 jardas.
O primeiro touchdown da NFL em solo brasileiro foi do Philadelphia Eagles. Jalen Hurts encontrou Barkley na lateral esquerda do gramado. O running back agarrou firme o passe e anotou o touchdown. Elliott converteu o ponto extra e colocou Philadelphia à frente: 7 a 6.
O Green Bay Packers voltou a liderar o placar com corrida de Reed. O running back correu entre os marcadores e cruzou a linha de fundo para anotar os seis pontos. Os Packers foram para o chute extra para anotar mais um ponto, mas houve uma falta no lance. Podendo sair mais à frente na jogada, optaram por tentar um mini touchdown, que vale dois pontos. Entretanto, pararam na defesa adversária. Placar após a jogada: 12 a 7.
Os Eagles responderam na posse seguinte e voltaram à frente. Em uma campanha consistente, a equipe anotou um novo touchdown com Barkley. O running back achou espaços na defesa dos Packers, se infiltrou e encontrou caminho livre para a endzone. Elliott converteu o ponto extra: 14 a 12.
Os Packers deram o troco logo depois. Jordan Love encontrou Reed sozinho no meio do campo. O camisa 11 teve espaço, acelerou e anotou o touchdown. Narveson acertou o ponto extra em seguida: 19 a 14.
O segundo quarto acabou com um field goal do Philadelphia Eagles. A equipe chegou perto da endzone, mas cometeu faltas e parou na defesa adversária. Elliott foi bem no field goal e diminuiu a vantagem dos Packers: 19 a 17.
Os Eagles voltaram com tudo para o terceiro quarto. Logo na segunda jogada, Hurts encontrou AJ Brown pelo lado direito. O jogador acelerou, cruzou o campo e anotou o touchdown. Elliott acertou o ponto extra e recolocou Philadelphia à frente no placar: 24 a 19.
A trocação continuou com a resposta dos Packers. Depois de uma campanha com avanços, a equipe chegou próxima à linha de uma jarda. Jordan Love encontrou Watson dentro da endzone e anotou o touchdown. Narveson acertou o chute de ponto extra: 26 a 24.
Os Eagles aproveitaram um erro de Jordan Love para virarem o jogo. O quarterback dos Packers foi interceptado por Isaiah Rodgers. Pouco depois, Saquon Barkley entrou na endzone pela terceira vez e anotou mais um touchdown: 31 a 26.
Os Packers pararam na trave, mas depois não desperdiçaram. A equipe conseguiu chegar ao campo de ataque, mas foi parada nas três primeiras descidas. Narveson tentou um field goal de mais de 40 jardas, mas acertou a trave do Y, mantendo o placar em 31 a 26 favorável aos Eagles. Depois, a defesa fez seu papel, interceptou Jalen Hurts, e Narveson não errou, descontando para 31 a 29.
O Philadelphia garantiu a vitória controlando o tempo. A equipe mandante teve a posse de bola nos minutos finais e foi avançando no gramado, gastando o pouco tempo que havia no relógio. Após gastar todos os seus pedidos de tempo, o Green Bay Packers nada pôde fazer e ainda viu Elliott fechar o placar em 34 a 29 com um field goal.
O Green Bay Packers tentou ainda buscar a virada nos segundos finais, mas foi atrapalhado pela lesão do quarterback Jordan Love. Ele deixou o gramado quando a equipe já estava no campo de ataque, e Willis, QB reserva, não conseguiu levar o time ao touchdown da vitória. Texto do Uol.
Texto 2:
Foi um jogão, com show de estrelas como Saquon Barkley e Jayden Reed, viradas e muitos touchdowns, assim como o torcedor brasileiro fã da NFL, que esperou por esse momento por tanto tempo, merecia.
No gramado da Neo Química Arena, em São Paulo, Philadelphia Eagles e Green Bay Packers presentearam o Brasil na primeira partida da liga profissional de futebol americano disputada no país, e na América do Sul como um todo. E ao fim de quatro períodos de 15 minutos cada, melhor para os Eagles, que saíram vencedores pelo placar de 34 a 29.
A primeira explosão da torcida nas arquibancadas aconteceu com menos de 4 minutos de jogo, com um touchdown de Green Bay, mas a jogada foi cancelada pela arbitragem por conta de uma irregularidade. Após o lance, o torcedor, em tom de brincadeira, entoou o tradicional coro de "ei juiz, vai tomar no c..." por conta da decisão.
Os primeiros pontos saíram pouco tempo depois, em field goal de 31 jardas de Brayden Narveson na marca de 8:30 para o fim do primeiro quarto. Os Eagles retomaram a bola, mas Jalen Hurts, que já havia sido interceptado anteriormente, dessa vez sofreu um fumble, possibilitando ao rival iniciar a jogada já no campo de ataque. Porém, o máximo que os Packers conseguiram foi mais um field goal.
Com seis pontos de desvantagem, Phidedelphia finalmente entrou no jogo no segundo quarto. E em uma campanha com direito a corridas e lançamentos de Hurts, o quarterback encontrou Saquon Barkley na endzone, anotando o primeiro touchdown do jogo e também seu com a camisa do novo time.
A segunda parcial foi um verdadeiro show de Barkley e também Jayden Reed. Cada um deles anotou dois touchdowns para cada time. O wide receiver dos Packers mostrou toda a sua velocidade para surpreender a defesa e pontuar, enquanto o running back dos Eagles foi muito bem em recepções que se converteram em TDs.
Com isso, o jogo chegou na metade em 19 a 17 para os "visitantes", já que o jogo no Brasil tinha mando de campo da franquia da Filadélfia.
No intervalo, o show no gramado da Neo Química Arena não foi mais dos jogadores, mas sim de Anitta, que se apresentou durante poucos minutos, mas cantou alguns de seus grandes sucessos.
E se o fim do primeiro tempo foi eletrizante, ele seguiu assim no início do segundo. Em uma jogada de apenas 51 segundos, Hurts encontrou A.J. Brown, que correu muito para anotar um touchdown de 67 jardas, colocando seu time em vantagem.
Ainda no terceiro quarto, mais duas viradas, com Christian Watson pontuando para os Packers e Saquon Barkley para os Eagles, após erro e interceptação de Jordan Love, com o camisa 26 convertendo seu terceiro TD no jogo. No fim, Jordan Love deixou o jogo mancando machucado.
Green Bay poderia ter virado o jogo em dois field goals de Narveson, mas ele converteu apenas um e deixou o placar em 31 a 29 para Philadelphia com poucos minutos para o fim.
Faltando menos de um minuto, Braden Mann ainda converteu o field goal decisivo, garantindo a vitória por 34 a 29. Mas o placar na verdade era o que menos importava para a maioria dos 47.236 presentes no estádio, que aplaudiram muito e deixaram a Neo Química Arena plenamente satisfeitos com o show que viram em campo. Texto da ESPN.
Texto 3:
"Quando eu digo que deixei de te amar, é porque eu te amo".
A primeira estrofe de um dos maiores hinos do Brasil ecoou num misto de espanto e empolgação pelas arquibancadas da Neo Química Arena já mais perto do fim do jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.
Àquela altura, o torcedor brasileiro já tinha deixado seu cartão de visitas aos fãs da bola oval. Tudo havia começado no hino nacional, que foi cantado tão forte das arquibancadas em suas estrofes finais que abafou a bela performance de Luísa Sonza.
O início do jogo demonstrou uma torcida dividida pelas arquibancadas multicoloridas. Para onde quer que se olhasse era possível ver camisas das mais variadas franquias da NFL, muito além de somente os times que jogavam em campo. Dos 32 times que disputam a liga, quase todos foram representados no Sao Paulo Game.
No primeiro ataque dos Packers, comemoração foi ouvida. Em seguida, uma boa jogada do time de Green Bay também foi seguida de vibração. Na eclética arquibancada brasileira, havia espaço para todo e qualquer time.
Quando o primeiro touchdown do jogo foi anulado por falta, o torcedor não teve dúvidas sobre o culpado. "Ei, juiz, vai tomar no c*" entoou a arquibancada em bom português.
Na primeira troca de posse de bola do jogo, mais um toque brasileiro: a bateria da Gaviões da Fiel, organizada do Corinthians, passou a ser ouvida no estádio por alguns momentos em ritmo de samba.
Durante todo o jogo era fácil escutar conversas ao pé do ouvido explicando regras ou apenas informando o que havia acontecido naquela jogada. Os papos só eram parados por acontecimentos tipicamente brasileiros, como um grito "tomar no c*, Eagles" após uma jogada ruim ou erguer os braços para participar de uma ola que rondava o estádio.
As câmeras diversas distraíram o público com danças, câmera do beijo e até um pedido de casamento. Havia certa interação com as câmeras, e podia-se votar na música que tocaria na sequência. E foi pouco depois de uma dessas câmeras que o hino tocou.
"E nessa loucura, de dizer que não te quero. Vou negando as aparências, disfarçando as evidências".
As palavras já tinha ganhado a boca dos presentes enquanto a partida se preparava para um kickoff de reinício após pontuação. Já posicionados em campo, os americanos não entenderam nada do que estava acontecendo.
Muitos americanos que estavam no campo sacaram seus celulares para filmar a apoteose vinda de cima; o mesmo acontecia com os brasileiros.
"Mas pra que viver mentindo, se eu não posso enganar meu coração. Eu sei que te amo".
Nesta estrofe, a música parou no sistema de som para que a mágica acontecesse. O kickoff foi chutado, a bola não foi retornada e os times voltaram a fazer suas substituições no gramado.
Fora dele, a Arena Corinthians cantava em uníssono.
"Chega de mentiras, de negar o meu desejo, eu te quero mais que tudo, eu preciso do seu beijo, eu entrego a minha vida, pra você fazer o que quiser de mim. Só quero ouvir você dizer que sim".
As mãos brasileiras foram no alto e flutuaram de um lado para o outro. O que menos importava naquele exato momento era qualquer coisa que estivesse acontecendo em um retângulo verde no centro do local.
"Diz que é verdade, que tem saudade. Que ainda você pensa muito em mim. Diz que é verdade que tem saudade. Que ainda você quer viver? pra mim".
Já perto do fim da partida, a última estrofe foi quase um recado à liga americana. Obrigado por ter "pensado em mim", o Brasil vai ficar com saudade, é verdade, e louco para voltar a viver mais uma noite mágica: de evidências e de um futebol americano cada vez mais brasileiro.
Clima e estádio:
Nas arquibancadas, um ensaio de grito pró-Corinthians chegou a acontecer antes do início do jogo, mas foi logo abafado por vaias. A partir dali, a torcida tomou o espirito de uma arquibancada de NFL, mas esqueceu de fazer barulho durante o huddle para atrapalhar a comunicação durante reunião onde o quarterback passa as jogadas aos atletas. As vaias só chegavam no momento pré-snap, incentivadas pelo telão que pedia barulho, e atrapalhavam no máximo a contagem.
Se o símbolo de Packers e Eagles dominou o grande telão da entrada da Neo Química Arena, dentro do estádio não foi diferente. Foram diversas as referências com pôsteres e faixas de vários dos jogadores de ambos os times.
No Fielzone, o mais tradicional camarote do estádio, a área de churrasco ganhou uma churrasqueira personalizada com os capacetes dos dois times, enquanto os lanches ali produzidos entraram em um menu especial com duas opções: o Lambeau Field (referência à casa dos Packers) e o Philly Cheese Burguer (referência à cidade do Eagles). Os ingressos para o local chegaram a bater R$ 300 mil — o espaço com jacuzzi e capacidade para dez pessoas. Texto de Eder Traskini.
Nota do blog: Data e autoria das imagens não obtidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário