quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Gabinete Português de Leitura, Salvador, Bahia, Brasil


 

Gabinete Português de Leitura, Salvador, Bahia, Brasil
Salvador - BA
Litho-Typ. Almeida
Fotografia - Cartão Postal



Sendo uma das construções mais antigas e imponentes, o Gabinete Português de Leitura localizado na praça da Piedade, é também uma das mais belas arquiteturas da cidade de Salvador. 
Com toda característica portuguesa bem definida pelos adornos da fachada, abriga grande parte da história e literatura portuguesa. Porém, atualmente, o equipamento cultural passa por um momento muito delicado.
Utilizado hoje como uma área de pesquisa e realização de cursos para estudantes universitários, o Gabinete Português de Leitura conta atualmente com apenas dois funcionários administrativos.
Apesar da taxa paga pelos quase 114 sócios do local, faltam recursos para o equipamento se manter em funcionamento. Segundo o diretor de patrimônio, Abel Travassos, além das contribuições dos sócios, o Gabinete Português conta com apoio financeiro de outras fontes.
"Somos uma empresa filantrópica. Recebemos doações somente do governo português. A última doação que recebemos foi no valor de R$110 mil para fazer digitalização de livros raros. Porém, agora, precisamos de mais ou menos €500 mil para fazermos uma restauração no equipamento. Às vezes entramos em projetos do governo ou da prefeitura e recebemos algum valor, mas eles são direcionados para atividades específicas, como cursos. Para restauro nós não temos um centavo. Além disso, o Gabinete é mantido hoje por meio do estacionamento que fica ao lado. Mas mesmo assim, ainda estamos no sufoco", comentou.
Abrigando algumas réplicas de embarcações e aproximadamente 25 mil obras (livros, folhetos e periódicos), o Gabinete Português de Leitura é uma forma de manter a cultura portuguesa em solo baiano. Escritores portugueses a exemplo de Eça de Queiroz, Luís de Camões e José Saramago são homenageados no Gabinete. Além disso, autoridades do governo português, como ministros e presidentes, já tiveram a oportunidade de visitar o espaço.
Dentre as estratégias adotadas pelo Gabinete para não parar as atividades, há a procura por entidades que possam apoiar o equipamento cultural por meio da Lei Rouanet. "Nosso objetivo é continuar com as portas abertas, vamos manter ele do jeito que pudermos. Nós já fomos aprovados pela lei Rouanet. O problema agora é conseguirmos alguém que nos doe pela Rouanet, isso é bem difícil. Os músicos e artistas conseguem dinheiro político. Mas nós somos uma entidade sem fins lucrativos e estamos nessa condição", disse.
Localizado na praça da Piedade, no centro de Salvador, o Gabinete Português de Leitura foi fundado em 1863. Escudos e brasões compõem a arquitetura portuguesa do local. Com uma beleza inconfundível, a Biblioteca Infante D. Henrique tem um grande acervo que retrata a cultura portuguesa, principalmente no que tange à arte. Suas centenas de obras literárias abrangem diversas áreas do conhecimento humana, a exemplo de História, Geografia e Literatura. Para quem deseja visitar o espaço, ele funciona de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 16h. Texto de Quézia Silva / Tribuna da Bahia.
Nota do blog: Data não obtida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário