sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Parque Prefeito Mário Covas, Avenida Paulista, São Paulo, Brasil

 






























Parque Prefeito Mário Covas, Avenida Paulista, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Texto 1:
O parque Prefeito Mário Covas tem uma boa área verde, está em boas condições de conservação e tem segurança na porta de entrada (ao menos quando visitei, durante a semana). É uma boa opção de descanso na avenida Paulista.
Texto 2:
Em 18 de abril de 2008, por meio do Decreto nº 49.418, do prefeito Gilberto Kassab, a Prefeitura de São Paulo criou o parque que recebeu o nome de Prefeito Mário Covas. Decisão que recebeu críticas da família Thiollier e de outros paulistanos, que gostariam de homenagear o antigo proprietário do local: René Thiollier.
Inaugurado no dia 24 de janeiro de 2010, nas comemorações do 456º aniversário de São Paulo, o Parque Prefeito Mário Covas conta com bicicletário, pérgula, um paraciclo, sanitários e uma Central de Informação Turística Paulista (CIT Paulista), administrada pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo). A obra foi custeada pelo Banco Itaú sendo avaliada em R$700 milhões na época.
A área verde do parque, que se constituía no bosque existente na “Villa Fortunata” (que existia no local antes do atual parque), permaneceu desde a morte de René Thiollier porque seus filhos, o advogado Alexandre Honoré Marie Thiollier e a artista plástica Nazareth de Carvalho Thiollier impuseram, por escritura pública, uma restrição sobre toda a área verde do imóvel, que impediu o avanço imobiliário, deixando um importante legado de preservação ambiental.
Apenas por essa razão o parque continua lá, como o único representante da mata atlântica original em plena Avenida Paulista.
Segundo o site da Prefeitura de São Paulo, "o parque preserva uma das áreas verdes da região da Avenida Paulista e sua implantação foi realizada em parceria com a Subprefeitura. Apresenta vegetação composta por bosque heterogêneo com sub-bosque ornamentado por aráceas, bromeliáceas e commelináceas. Dentre as espécies arbóreas, destacam-se abacateiro, cafeeiro, cedro, figueira-da-índia, figueira-mata-pau, grumixama, mangueira, paineira, passuaré, pinheiro-do-paraná e tapiá-guaçu."
Depois que perdeu o patrocínio do Banco Itaú, o parque voltou para a gestão da Prefeitura e, com isso, perdeu o cuidado, manutenção e segurança. Por isso, o seu horário de funcionamento diminuiu, antes fechava às 22h, atualmente fecha às 18h. Atualmente, o parque abre às 7h.
Acontecem muitas atividades diferentes do parque, como a Virada Sustentável.
Dentro do parque há um ponto de informação turística com alguns materiais disponíveis, como guias culturais, de compras, além de mapas da cidade. Texto do Série Avenida Paulista.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário