Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Fotografia
Texto 1:
O local onde surgiu Santa Cruz do Rio Pardo a partir dos idos de 1850, quando chegaram à região o padre João Domingos Figueira e o fazendeiro Manoel Francisco Soares, vai perder parte de seu glamour histórico. Na semana passada, a prefeitura iniciou a pavimentação das ruas Saldanha Marinho e General Osório, na praça Antônio Aloe, mas somente uma faixa recebeu asfalto. A outra vai permanecer com o calçamento original, de paralelepípedos.
O bairro, próximo ao local conhecido como “Chafariz”, considerado o “marco zero” da cidade, é o mais antigo e onde estão os casarões construídos entre o final do século XIX e o início do século XX. O calçamento em pedras é anterior ao governo de Leônidas Camarinha, feito nos anos 1930, quando a praça se chamava Rui Barbosa. De acordo com o historiador Celso Prado, a obra foi do prefeito Joaquim Silvério Gomes dos Reis, em 1937.
Pedras foram a primeira forma de calçamento das ruas de praticamente todas as cidades brasileiras. Muitas ainda conservam os paralelepípedos pelo seu valor histórico, como Curitiba, que fez um levantamento completo de todas as ruas com as pedras. Em Búzios-RJ, a rua mais famosa, frequentada por artistas de cinema e TV, é calçada com pedras. Buenos Aires, capital da Argentina, conserva 4.000 quadras com paralelepípedo, do total de 26.000 quadras da cidade. Em Minas Gerais, o calçamento é um dos principais atrativos das cidades históricas.
Em Santa Cruz, em 2014 uma lei de iniciativa do vereador Edvaldo Godoy (SD) determinou a preservação histórica dos paralelepípedos ao redor da praça Antônio Aloe. No entanto, o vereador disse que a partir de 2018, quando a cidade começou a receber asfalto novo em várias ruas, alguns moradores daquela região também pediram o benefício. Ele concordou, então, com a revogação da lei de preservação pelo prefeito Otacílio Parras.
“Estudamos e buscamos uma solução para o caso. E a melhor alternativa para não perder totalmente essa riqueza histórica, foi mesclar a preservação histórica do local, com uma conservação mais contemporânea, que foi refletida na manutenção de metade do leito dos paralelepípedos”, disse Edvaldo.
O vereador acredita que o projeto preserva o caráter histórico da praça, nas proximidades da fonte do Chafariz, o que deve ser reforçado com várias obras de revitalização. “O objetivo é transformar aquele local em um dos pontos mais atrativos de Santa Cruz do Rio Pardo”, disse. Edvaldo garantiu que até o chafariz, o chamado “marco zero”, será restaurado.
De fato, a administração confirmou que a praça está sendo revitalizada, já ganhou iluminação do tipo LED e que o asfalto em parte da rua é para a faixa de rolamento de veículos, eliminando “trepidação e barulhos” nas residências.
No entanto, a pavimentação das ruas foi feita sem que a base dos paralelepípedos fosse reformada. Considerado um pavimento mais duradouro do que o asfalto, este tipo de calçamento deve ser reformado a cada quatro anos, retirando-se as pedras e compactando a terra. Isto evita os frequentes desníveis, que continuam nas ruas parcialmente asfaltadas. Como a pavimentação já está pronta, uma reforma nos paralelepípedos agora poderá danificar o asfalto. Texto de Sérgio Fleury Moraes / Jornal Debate de 16/07/2020.
Texto 2:
O prefeito Otacílio Parras Assis (PSB) rechaçou qualquer possibilidade de as ruas que ficam no entorno da praça Major Antônio Aloe serem totalmente asfaltadas no seu governo. O chefe do Executivo afirmou que não quer ser lembrado na história como aquele que acabou com os paralelepípedos do marco zero de Santa Cruz do Rio Pardo. Otacílio disse que mesmo se a Câmara aprovar uma lei que obrigue a realização da obra ele irá contestá-la.
As declarações foram dadas durante entrevista à rádio 104 FM na semana passada, após a bancada governista conseguir o adiamento da votação de um projeto de autoria do vereador Joel de Araújo (Republicanos) que permitiria a Prefeitura concluir a pavimentação das ruas Saldanha Marinho, General Osório e Cel. Julio M. Salgado, que cercam a Praça Major Antônio Aloe, no Centro da cidade. Atualmente, as vias estão asfaltadas pela metade, já que uma parte do piso original, construído com paralelepípedos nos anos 1930, foi preservada por lei. Moradores da região reclamam do barulho e trepidação causados pelos paralelepípedos e querem o asfaltamento total das ruas.
Otacílio defendeu a obra do jeito que está e disse que falta apenas a conclusão da sinalização de trânsito no local para que fique claro aos motoristas que só será permitido transitar pela parte asfaltada. Ao ser questionado sobre as críticas tanto por parte de moradores, como de pessoas ligadas a preservação do patrimônio histórico, o prefeito afirmou que a iniciativa atende aos interesses de Santa Cruz. “O município perdura, enquanto as pessoas desaparecem. Quem defende o patrimônio ficou descontente porque queria a manutenção de 100% dos paralelepípedos. Os moradores reclamam porque querem 100% de asfalto. Não tem como agradar esse povo”, disse. “Nosso objetivo foi preservar uma parte do patrimônio e também melhorar o sossego dos moradores, que sofrem a trepidação das casas principalmente causadas por veículos pesados em alta velocidade”, justificou o prefeito.
O chefe do Executivo foi enfático ao afirmar que não há a menor possibilidade de as ruas serem totalmente asfaltadas durante a sua gestão, mesmo que a Câmara aprove uma alteração da lei existente. “Se aprovarem uma lei me obrigando a asfaltar, vou desobedecer”, disse. “Se eu asfaltar aqueles paralelepípedos, vou ser criticado pelo resto da vida pelos historiadores de Santa Cruz. O prefeito que fizer isso será lembrado por essa obra, e contra a preservação histórica”, declarou Otacílio.
O prefeito também criticou uma sugestão encaminhada a ele para que os paralelepípedos originais fossem arrancados e utilizados para a construção de uma espécie de monumento no centro da praça. “Falaram para arrancar os paralelepípedos e fazer um muro. Não tem nada a ver. É como destruir o centro de Paraty (RJ) e construir um prédio com as pedras. Nunca vi. Seria como um muro das lamentações. As pessoas vão olhar e dizer: ‘olha o que fizeram com os paralelepípedos’, lamentando”, disse. Texto de Diego Singolani / Jornal Atual de 13/11/2020.
Nota do blog 1: Depois de toda essa pataquada, perda de tempo e dinheiro público, finalmente, resolveram usar o bom senso e a rua foi asfaltada por completo.
Nota do blog 2: Data e autoria das imagens não obtidas.
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