Cine Theatro Paramount / Atual Teatro Renault, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Este e outros cinemas de rua surgiram em um período em que eles marcavam presença na paisagem urbana, como uma valiosa uma opção de cultura e lazer, praticamente em todos os bairros da cidade de São Paulo. A grande novidade desse exemplar, em específico, remete a grande inovação cinematográfica de 1927 que foram os filmes falados com a estreia do filme “The Jazz Singer”. O Cine Theatro Paramount, que iniciou a sua construção no mesmo ano, tinha como objetivo ser a primeira sala de cinema equipada para abrigar projeções sonoras da América Latina.
Projetado por Arnaldo Maia Lello, tratava-se de um cinema de grandes proporções, com capacidade para receber um público total de 1800 pessoas, sendo inaugurado em 1929. Para a estreia do cinema foi escolhido o filme “The Patriot” (EUA, 1928).
Sua fachada com tradicionais elementos classicistas é pontuada de outros ornatos de origem indefinida. Construído para ser um cinema de luxo, sua localização na requintada avenida Brigadeiro Luís Antônio não foi gratuita. O Cine Theatro Paramount era considerado um cinema mais caro em relação aos seus concorrentes paulistanos que foram surgindo, levando a um pequeno declínio do número de espectadores. De fato, como cinema de luxo sua vida foi efêmera. Em 1969 passou a ser utilizado como auditório de programas televisivos, por pouco tempo, até o incêndio que destruiu grande parte de suas instalações. Recuperado nos anos 1970, entrou em decadência no início dos anos 1990, com a concorrência dos cinemas dentro dos shoppings centers, até ser fechado em 1996.
Reinaugurando em 2001, tornou-se um concorrido teatro para grandes musicais e espetáculos na capital paulista, e foi rebatizado como Teatro Abril, oferecendo ao público os tradicionais musicais da Broadway, como O Fantasma da Ópera, Rei Leão e Os Miseráveis. Anos mais tarde, em 2012, com a grande crise que acometeu o grupo que o estava gerenciando, o teatro passa ao grupo automotivo Renault, sendo rebatizado como Teatro Renault, nome que conserva até o presente momento. Texto do Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo.
Nota do blog: Data 1986 / Autoria desconhecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário