quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Remédios Para Dor no Joelho - Artigo


 

Remédios Para Dor no Joelho - Artigo
Artigo


Os remédios para dor no joelho, como paracetamol, naproxeno, prednisona, carisoprodol ou capsaicina, podem ajudar a reduzir a dor, inflamação ou relaxar os músculos do joelho.
A dor no joelho pode ser causada por traumas, lesões esportivas, artrite, artrose, tendinite ou bursite, resultando em sintomas, como dor no joelho ao caminhar, ao subir escada ou agachar, por exemplo.
O tratamento com remédios para dor no joelho deve ser feito com orientação do ortopedista, de acordo com a causa da dor causa e gravidade dos sintomas.
Os principais remédios para dor no joelho são:
1. Paracetamol:
O paracetamol é um analgésico que pode ser indicado para dor no joelho causada por osteoartrite ou traumas musculares, por exemplo.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos ou xarope, para uso oral, e deve ser usado com indicação do otorrinolaringologista.
Como usar: a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg, 3 a 4 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 8 comprimidos de paracetamol 500 mg. 
Outro analgésico com ação semelhante ao paracetamol que pode ser indicado pelo médico é a dipirona.
2. Naproxeno:
O naproxeno sódico é um anti-inflamatório não esteroide indicado para a dor no joelho causada por lesões esportivas, como contusões, entorse ou distensão muscular, ou reumatismo, artrite, artrose, tendinite ou bursite no joelho, por exemplo.
Esse remédio ajuda a reduzir a inflamação no joelho, aliviando a dor, sendo encontrado na forma de comprimidos, e não deve ser usado por mais de 10 dias seguidos, a não ser se recomendado pelo ortopedista.
O naproxeno não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, grávidas, lactantes, ou pessoas que tenham sangramento, úlcera ou perfuração nos intestinos ou estômago, ou em caso de dengue suspeita ou confirmada.
Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de naproxeno sódico 550 mg, 1 vez por dia, por no máximo 10 dias de tratamento ou conforme orientação do ortopedista. 
Outros anti-inflamatórios não esteroides que podem ser indicados pelo médico para dor no joelho são ibuprofeno, diclofenaco sódico ou diclofenaco potássico, por exemplo.
3. Diclofenaco dietilamônio:
O diclofenaco dietilamônio é uma pomada que tem ação anti-inflamatória local, aliviando a dor no joelho causada por osteoartrite, bursite, entorse, contusão ou traumas nos tendões ou ligamentos do joelho, por exemplo.
Essas pomadas podem ser encontradas com os nomes Cataflan emulgel ou Biofenac contendo 11,6 mg/g de diclofenaco dietilamônio.
Como usar: para adultos é recomendado aplicar a pomada de diclofenaco dietilamônio no joelho afetado, 3 a 4 vezes por dia, massageando suavemente com movimentos circulares. Lavar as mãos em seguida. 
4. Capsaicina:
A capsaicina creme é um remédio tópico para dor no joelho que pode ser indicada para o tratamento da artrose no joelho ou artrite reumatoide, pois age reduzindo a dor e a sensibilidade no local.
Esse creme pode ser encontrado com o nome comercial Moment 0,025% ou 0,075%, e não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos ou por pessoas que tenham lesões abertas na pele ou alergia aos componentes do creme.
Durante a gravidez ou amamentação, o creme de capsaicina só deve ser usado se indicado pelo médico.
Como usar: é recomendado para adultos aplicar uma fina camada da capsaicina creme, no joelho afetado, 3 a 4 vezes por dia, massageando suavemente até completa absorção do creme. Lavar as mãos em seguida. Caso não ocorra melhora da dor no joelho após 7 dias de uso, deve-se consultar o ortopedista novamente.
5. Salicilato de metila:
O salicilato de metila é uma pomada que pode ser aplicada diretamente no joelho, pois tem ação analgésicos e anti-inflamatória, liberando as substâncias ativas diretamente no músculo ao longo do dia.
Essa pomada pode ser encontrada associada à cânfora e levomentol, com os nomes Gelol, Bengué ou Salonpas, por exemplo.
Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 aplicação da pomada de Gelol, 2 a 3 vezes por dia, até a melhora dos sintomas, ou conforme orientação do ortopedista. 
6. Prednisona:
A prednisona, assim como a prednisolona, é um corticoide que pode ser indicado para dor no joelho causada por artrite reumatoide, osteoartrite, tenossinovite, sinovite, miosite ou bursite, por exemplo, pois tem potente ação anti-inflamatória.
Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos contendo 5 ou 20 mg de prednisona, e deve ser usado somente com indicação médica.
Como usar: a dose inicial recomendada para adultos é de 5 mg a 60 mg de prednisona por dia, por via oral, devendo-se tomar o comprimido com um copo de água, pela manhã, e de preferência após uma refeição para evitar irritação no estômago. 
7. Dexametasona:
O fosfato dissódico de dexametasona é uma injeção corticoide para dor no joelho causada por artrite reumatoide, sinovite, bursite, tenossinovite ou osteoartrite pós-traumática, por exemplo.
Além do fosfato dissódico de dexametasona, outros corticoides que podem ser usados para injeção intra-articular no joelho são o acetato de metilprednisolona ou a triancinolona hexacetonida, por exemplo.
Como usar: a injeção de fosfato dissódico de dexametasona é feita pelo ortopedista diretamente na articulação do joelho, no consultório, sendo também conhecida como infiltração no joelho. Geralmente, para adultos é aplicado de 0,5 mL a 1,0 mL, e a frequência de aplicação varia de 1 vez ou a cada 3 a 5 dias ou 2 a 3 semanas, de acordo com a resposta ao tratamento.
8. Glucosamina e condroitina:
A glucosamina e condroitina é um suplemento indicado principalmente para dor no joelho causada por artrite ou artrose.
Esse suplemento tem ação anti-inflamatória, que ajuda a lubrificar, regenerar e manter a elasticidade das cartilagens do joelho, reduzindo a dor e a inflamação gradualmente ao longo do tempo.
Como usar: a dose diária normalmente recomendada para adultos é de 1500 mg de glucosamina e 1200 mg de condroitina por dia, tomado na forma de cápsulas ou sachê para ser diluído em água. 
9. Tramadol:
O tramadol é um analgésico opioide, assim como a codeína, hidrocodona ou oxicodona, que pode ser indicado pelo médico para dor no joelho moderada a intensa, já que promovem um alívio a curto prazo da dor.
Os opioides estão associados a diversos efeitos colaterais, além de poder causar dependência e, por isso, são indicados para uso por pouco tempo.
Como usar: a dose recomendada para adultos é de 50 mg ou 100 mg, ou seja, 1 a 2 comprimidos de 50 mg de tramadol, a cada 4 a 8 horas, de acordo com a intensidade da dor, conforme orientação médica.
10. Ciclobenzaprina:
A ciclobenzaprina é um relaxante muscular que pode ser indicado pelo médico para dor muscular no joelho, pois bloqueia os impulsos nervosos ou as sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular.
Esse remédio pode ser encontrado com os nomes Miosan, Mitrul, Mirtax ou Musculare, por exemplo.
A ciclobenzaprina deve ser utilizada somente por adultos, com indicação médica, por um período máximo de 2 a 3 semanas de tratamento.
Como tomar: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 5 mg ou 10 mg de cloridrato de ciclobenzaprina, por via oral, de 2 a 4 vezes ao dia, conforme orientação do médico. A dose máxima é de 60 mg por dia. 
Outros relaxantes musculares que podem ser indicados para dor muscular no joelho são o carisoprodol, orfenadrina, tiocolchicosídeo ou diazepam, por exemplo.
11. Celecoxibe:
O celecoxibe é um anti-inflamatório não esteroide indicado para dor no joelho causada por osteoartrite, artrite reumatoide ou cirurgia no joelho.
Esse remédio é encontrado na forma de cápsulas para uso oral, contendo 100 mg ou 200 mg de celecoxibe, e deve ser usado somente por adultos.
Como usar: a dose recomendada para adultos é de 100 mg ou 200 mg de celecoxibe, 2 vezes por dia. A dose máxima diária não deve ultrapassar 400 mg por dia.
12. Ácido hialurônico:
O ácido hialurônico é um líquido viscoso, semelhante ao líquido sinovial que é naturalmente produzido pelo corpo, sendo indicado para dor no joelho causada por artrite reumatoide, artrose no joelho, lesões ou desgaste da cartilagem do joelho.
Esse remédio ajuda a atrasar a progressão do desgaste e a aliviar a dor no joelho, sendo usado através de injeção feita pelo médico aplicando o ácido hialurônico direto na articulação do joelho.
Como usar: a injeção de ácido hialurônico intra-articular é feita pelo ortopedista no consultório, aplicando diretamente no joelho afetado. Geralmente, é recomendado 1 aplicação por semana, durante 3 a 5 semanas.
13. Toxina botulínica:
O uso da toxina botulínica tipo A é indicado para o tratamento da artrose grave no joelho, que causa dor intensa e crônica, incapacitando a pessoa de realizar suas atividades diárias.
Como usar: a toxina botulínica é aplicada diretamente no joelho pelo ortopedista por injeção intra-articular, podendo seu efeito durar até 3 meses.
14. Remédios caseiros para dor no joelho:
Algumas opções de remédio caseiro para dor no joelho são aplicar compressas frias ou mornas no joelho, fazer massagem ou exercícios de fortalecimento, por exemplo.
Esses remédios caseiros podem ajudar a complementar o tratamento indicado pelo ortopedista, e não substituem o uso de remédios ou fisioterapia para o joelho. 
Texto revisado por Flávia Costa / Tua Saúde.
Nota do blog 1: O texto acima tem o caráter meramente informativo, você não deve tomar nenhum desses remédios. Caso você esteja com dor de joelho, recomendo consultar um ortopedista antes de qualquer outra atitude. Ele é o profissional apto para indicar alguma (s) das alternativas acima.
Nota do blog 2: Data e autoria da imagem ilustrativa do post desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário