segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Vista Parcial das Antigas Instalações da Cervejarias Kaiser Brasil, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil



 

Vista Parcial das Antigas Instalações da Cervejarias Kaiser Brasil, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Vista das antigas instalações da Cervejarias Kaiser Brasil (antes Cia. Cervejaria Antarctica).
Nas imagens as instalações ainda estavam em condições de conservação relativamente boas.
A Kaiser decidiu fechar sua fábrica de chope em Ribeirão Preto por motivos técnicos em 2010. De acordo com a empresa, a planta, de 1911, não acompanhava a eficiência das outras unidades da Kaiser, que têm, no máximo, 21 anos. "Tentamos de tudo", diz André Gomes, diretor de marketing da empresa. O executivo não quis apresentar números da produção das unidades da companhia. A economia com o encerramento da produção, entretanto, deve chegar a 15 milhões de reais (números de 2010).
O fechamento da fábrica foi anunciado em 25/06/2010 e resultou na demissão de 151 funcionários. Segundo Gomes, 11 deles foram realocados e 140 foram postos em programas de recolocação. 
A unidade já tinha fechado sua produção de cerveja e chope na cidade no final dos anos 1990, antes do surgimento da AmBev. 
Com o advento dessa fusão, a unidade de Ribeirão Preto teve que ser vendida para a canadense Molson, que na época controlava a Kaiser, e passou a fabricar cervejas em lata e long neck em 2000. 
Em março de 2002, a Molson comprou a totalidade da Kaiser e reativou a produção de chope na cidade, além de cerveja em lata. 
Porém, em 2010, essa história terminou com o encerramento das operações na cidade, conforme descrito acima.
Atualmente esse complexo visto nas imagens se encontra em ruínas, aguardando que o tempo se encarregue de derrubar o pouco que sobrou. Triste fim para a história dessa grande empresa que operou e gerou desenvolvimento, fama, renda e bons empregos em Ribeirão Preto... Trecho de texto da Exame adaptado e ampliado pelo Blog.
Nota do blog: Data e autoria das imagens não obtidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário