quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Canal du Midi, Toulouse, França


Canal du Midi, Toulouse, França
Toulouse - França
N. 4019
Fotografia - Cartão Postal


O Canal du Midi é um canal francês que liga o Rio Garonne ao Mar Mediterrâneo. Originalmente chamado "Canal Real em Languedoc", os revolucionários renomearam para "Canal du Midi" em 1789. Ele éconsiderado por seus contemporâneos como o maior projeto do século XVII. Com o Canal lateral da Garonne (canal latéral à la Garonne), ele também é chamado de "Canal dos Dois Mares" (canal des Deux-Mers), pois fornece um curso de água navegável do Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo. Ele foi prolongado pelo “Canal du Rhône à Sète”.
Foi o comércio de trigo que motivou a construção do ‘Canal de Midi’. Colbert autoriza o início das obras por um editorial real de outubro 1666. Sob a supervisão de Pierre-Paul Riquet dura entre 1666-1681, durante o reinado de Luís XIV. O Canal du Midi é um dos canais mais antigos da Europa ainda em funcionamento (o protótipo de ser o ‘Canal Briare’). A implementação deste trabalho está estritamenterelacionado com a questão do transporte fluvial nos tempos modernos. O desafio levantado por Pierre Paul Riquet, era para transportar a água a partir da ‘Montagne Noire’ até a ‘Naurouze’, o ponto mais alto do curso.
O alargamento do canal é uma idéia antiga. Numerosos e, às vezes, utópicos foram os projetos imaginados para construir um canal entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Líderes como Augusto, Nero, Carlos Magno, Francisco I, Charles IX e Henry IV tinham pensado, porque é uma verdadeira questão política e econômica. Na verdade, a construção de tal estrutura permite que as embarcações (de comércio, mas também os barcos do rei) evitem ter que passar pelo mar e ao redor da Península Ibérica. Naquela época, o transporte era repleto de perigos, tais como roubo e barbáries.
O Canal du Midi é usado principalmente pelo turismo, recreação e habitação. Ela atrai cada vez mais o turismo fluvial, navegando em barcos fretados, em barcos-restaurantes ou barcos de passeio. Este turismo se desenvolveu a partir da década de 1960 sobre a impulsão dos britânicos e mais tarde explodiu na década de 1980. Mais ocupada do que o Sena, que responde sozinho por um quinto do turismo em rios da França, e 80% dos passageiros são estrangeiros, principalmente alemães, suíços e britânicos. Aproximadamente 10.000 passagens de barco por ano passam pela eclusa de ‘Fonséranes’ e o pico da navegação de frequentação fica na eclusa de ‘Argens’ com 11 mil barcos que transportam uma média de cinco passageiros. O canal é responsável por dar trabalho direto a 1.900 pessoas.
O Canal du Midi também permite a pratica de diversos esportes, principalmente em áreas urbanas, tais como remo, ciclismo (na ciclovia), patinação ou andando por suas margens. Aproximadamente50 km de pavimentação entre ‘Toulouse’ e ‘Avignonet Lauragais’ e outros 12 km de extensão entre ‘Beziers e Portiragnes’ são particularmente adequados para andar de bicicleta e patins. Além disso, muitos barcos foram convertidos para habitação familiar, teatros, salas de exposições e salas de jantar.
Desde 1996, ele está na lista de património da humanidade pela UNESCO.

Estação Toulouse-Matabiau e Canal du Midi, Toulouse, França



Estação Toulouse-Matabiau e Canal du Midi, Toulouse, França
Toulouse - França
N. 1
Fotografia - Cartão Postal

Estação Toulouse-Matabiau, Toulouse, França


Estação Toulouse-Matabiau, Toulouse, França
Toulouse - França
N. 111
Fotografia - Cartão Postal


Toulouse-Matabiau is the main railway station in Toulouse, southern France. It is located in the city centre and connected to the Toulouse Metro. The station is situated on the Bordeaux–Sète railwayToulouse–Bayonne railwayBrive-Toulouse (via Capdenac) railway and Toulouse-Auch railway. Direct trains run to most parts of France.
Toulouse waited until the middle of the 19th century for the railway to arrive in the city.
In 1853, Émile Pereire and his brother Jacob founded the CF du Midi. Three years later, the line from Bordeaux to Toulouse was opened, it was extended to Sète in 1857.
The current passenger building was built between 1903 and 1905, replacing an older and smaller building. The station took the name of the borough it was situated in, an area called Matabiau, named after the martyrdom of Saint Saturnin, mata-bios meaning kill the bull. It was designed by Marius Toudoire (who also designed Bordeaux Station) and was built with stone from the Roman city of Saintes. Like the Midi station in Bordeaux, Matabiau station bears 26 coats of arms on the front of the building of the 26 destinations that Midi served.
The station is centred on two main concourses at the front of the station directly linked to each other, with ticket offices, shops and cafés. Underpasses link these concourses to the platforms. The station is connected to the underground Marengo SNCF station on Line A of the Toulouse Metro, accessible from inside and just outside the station.

Passarela Négreneys, Canal du Midi, Toulouse, França


Passarela Négreneys, Canal du Midi, Toulouse, França
Toulouse - França
N. 57
Fotografia - Cartão Postal

Cartaz de Propaganda, "Nul Café n'est Supérieur au Café du Brésil / Nenhum Café é Melhor que o Café do Brasil", 1905, Barcelona, Espanha








Cartaz de Propaganda, "Nul Café n'est Supérieur au Café du Brésil / Nenhum Café é Melhor que o Café do Brasil", 1905, Barcelona, Espanha
Cartaz - Poster

Propaganda do café brasileiro em Barcelona/Espanha. Não sei dizer se esse cartaz foi criado específicamente para Barcelona ou se também foi utilizado em outras cidades/países. 

Passarela Négreneys, Canal du Midi, Toulouse, França


Passarela Négreneys, Canal du Midi, Toulouse, França
Toulouse - França
N. 35
Fotografia - Cartão Postal

Canal du Midi, Toulouse, França (Canal du Midi) - Washington Maguetas


Canal du Midi, Toulouse, França (Canal du Midi) - Washington Maguetas
Toulouse - França
Coleção privada
OST - 70x110 - 2002

Cartaz de Promoção da Imigração Japonesa para o Brasil e Peru


Cartaz de Promoção da Imigração Japonesa para o Brasil e Peru
Propaganda de imigração para o Brasil e Peru
Cartaz - Poster

Toscana, Itália (Toscana) - Cândido Oliveira


Toscana, Itália (Toscana) - Cândido Oliveira
Toscana - Itália
Coleção privada
OST - 60x80 - 2014

Vista de Veneza dos Jardins Públicos, Veneza, Itália (View of Venice From the Public Gardens) - Franz Richard Unterberger




Vista de Veneza dos Jardins Públicos, Veneza, Itália (View of Venice From the Public Gardens) - Franz Richard Unterberger
Veneza - Itália
Coleção privada
OST - 69x81