Canal du Midi, Toulouse, França
Toulouse - França
N. 4019
Fotografia - Cartão Postal
O Canal du
Midi é um canal francês que liga o Rio Garonne ao Mar Mediterrâneo.
Originalmente chamado "Canal Real em Languedoc", os revolucionários
renomearam para "Canal du Midi" em 1789. Ele éconsiderado por seus
contemporâneos como o maior projeto do século XVII. Com o Canal lateral da
Garonne (canal latéral à la Garonne), ele também é chamado de "Canal dos
Dois Mares" (canal des Deux-Mers), pois fornece um
curso de água navegável do Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo. Ele foi prolongado
pelo “Canal du Rhône à Sète”.
Foi o comércio
de trigo que motivou a construção do ‘Canal de Midi’. Colbert autoriza o início
das obras por um editorial real de outubro 1666. Sob a supervisão de
Pierre-Paul Riquet dura entre 1666-1681, durante o reinado de Luís XIV. O Canal
du Midi é um dos canais mais antigos da Europa ainda em funcionamento (o
protótipo de ser o ‘Canal Briare’). A implementação deste trabalho está
estritamenterelacionado com a questão do transporte fluvial nos tempos
modernos. O desafio levantado por Pierre Paul Riquet, era para transportar a
água a partir da ‘Montagne Noire’ até a ‘Naurouze’, o ponto mais alto do curso.
O alargamento
do canal é uma idéia antiga. Numerosos e, às vezes, utópicos foram os projetos
imaginados para construir um canal entre o Oceano Atlântico e o Mar
Mediterrâneo. Líderes como Augusto, Nero, Carlos Magno, Francisco I, Charles IX
e Henry IV tinham pensado, porque é uma verdadeira questão política e
econômica. Na verdade, a construção de tal estrutura permite que as embarcações
(de comércio, mas também os barcos do rei) evitem ter que passar pelo mar e ao
redor da Península Ibérica. Naquela época, o transporte era repleto de perigos,
tais como roubo e barbáries.
O Canal du
Midi é usado principalmente pelo turismo, recreação e habitação. Ela atrai cada
vez mais o turismo fluvial, navegando em barcos fretados, em
barcos-restaurantes ou barcos de passeio. Este turismo se desenvolveu a partir
da década de 1960 sobre a impulsão dos britânicos e mais tarde explodiu na
década de 1980. Mais ocupada do que o Sena, que responde sozinho por um quinto
do turismo em rios da França, e 80% dos passageiros são estrangeiros,
principalmente alemães, suíços e britânicos. Aproximadamente 10.000 passagens
de barco por ano passam pela eclusa de ‘Fonséranes’ e o pico da navegação de
frequentação fica na eclusa de ‘Argens’ com 11 mil barcos que transportam uma
média de cinco passageiros. O canal é responsável por dar trabalho direto a
1.900 pessoas.
O Canal du
Midi também permite a pratica de diversos esportes, principalmente em áreas
urbanas, tais como remo, ciclismo (na ciclovia), patinação ou andando por suas
margens. Aproximadamente50 km de pavimentação entre ‘Toulouse’ e ‘Avignonet
Lauragais’ e outros 12 km de extensão entre ‘Beziers e Portiragnes’ são
particularmente adequados para andar de bicicleta e patins. Além disso, muitos
barcos foram convertidos para habitação familiar, teatros, salas de exposições
e salas de jantar.
Desde 1996,
ele está na lista de património da humanidade pela UNESCO.

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