sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Ciclo dos Criadores de Gado (Ciclo dos Criadores de Gado) - João Batista da Costa




Ciclo dos Criadores de Gado (Ciclo dos Criadores de Gado) - João Batista da Costa
Museu Paulista, São Paulo, Brasil
OST - 222x152 - 1925


A obra é do gênero pintura histórica e encontra-se sob a guarda do Museu Paulista da USP. Criada em 1925, a obra foi encomendada em 1923 por Afonso d'Escragnolle Taunay, então diretor do Museu Paulista, e retrata uma paisagem, três homens, um deles escravizado, um cavalo e gado bovino. Está localizada na Escadaria monumental do Museu Paulista da USP, ao lado da mão esquerda da estátua de Dom Pedro I.
O quadro retrata um calmo diálogo entre dois colonos, vestidos com roupas típicas, assistido por um escravo negro, tendo como segundo plano um grupo de animais. Taunay descreveu a Batista da Costa em uma carta em 18 de julho de 1923 claramente como desejava que a tela fosse composta, tal como fez com outros artistas de quem encomendou obras. O objetivo do painel, segundo Taunay, era lembrar da ação dos bandeirantes paulistas criadores de gado que fundaram grandes fazendas no Alto São Francisco em Minas Gerais, Bahia e Piauí. Taunay instruiu Batista da Costa sobre os elementos da paisagem, como a casa de fazenda, a boiada e a vegetação escassa e sobre as figuras em destaque: Um homem alto musculoso bronzeado pelo Sol com uma barba grande, ao estilo de Domingos Jorge Velho de Benedito Calixto, negros e indígenas seminus com chapéu de palha ao lado deste e um cavalo encilhado.
O ciclo dos criadores de gado é fruto de uma encomenda realizada por Afonso d'Escragnolle Taunay a vários artistas que considerava consagrados. Como diretor do Museu Paulista na época, organizou um acervo especial em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil em 1922, buscando representações de ciclos econômicos da História Nacional.
A pintura integra o projeto de Taunay para representação das quatro fases capitais da história nacional ao lado dos painéis Ciclo do ouro, de Rodolfo Amoedo, Ciclo da caça ao índio, de Henrique Bernardelli e Tomada de posse da Amazônia por Pedro Teixeira, de Fernandes Machado. Taunay se correspondia com os artistas que havia contratado, dando-lhes diretrizes para que as obras não fossem baseadas em suas próprias interpretações artísticas, em uma tentativa de produzir quadros que considerava de teor histórico.

Ciclo da Caça ao Índio (Ciclo da Caça ao Índio) - Henrique Bernardelli




Ciclo da Caça ao Índio (Ciclo da Caça ao Índio) - Henrique Bernardelli
Museu Paulista, São Paulo, Brasil
OST - 222x152 - 1925


O quadro retrata uma cena em uma floresta com uma formação rochosa e um riacho ao lado esquerdo com um bandeirante trajando camiseta branca sobre um colete marrom, preso por um cinto escuro, e calças avermelhadas. Também utiliza um chapéu cinza ao estilo Panamá sobre um lenço vermelho e uma bolsa cuja alça segue do ombro esquerdo para o lado direito de sua cintura. O bandeirante apoia a mão esquerda com o braço flexionado sobre uma arma de cano curto na cintura, enquanto o braço direito está estendido, repousando a mão sobre uma espingarda apoiada na formação rochosa na qual está de pé. Ao fundo, há seis índios seminus, sendo que dois deles carregam madeira e um pano branco, ao lado direito da pintura. No terceiro plano do quadro, há outro bandeirante com vestimentas semelhantes ao primeiro, apontando para o interior da mata em que se encontram.
Ciclo de Caça ao Índio foi uma encomenda de Afonso d'Escragnolle Taunay, diretor do Museu Paulista na época, visando a elaboração de um acervo especial para a comemoração do Centenário da Independência do Brasil.
A pintura integra o projeto de Taunay para representação das quatro fases capitais da história nacional ao lado dos painéis Criadores de Gado, de João Batista da Costa, O ciclo do ouro, de Rodolpho Amoedo e Tomada de posse da Amazônia por Pedro Teixeira, de Fernandes Machado. Taunay ressaltou em seu projeto a importância da figura dos bandeirantes paulistas na construção da História do Brasil que, ao adentrarem o interior do país e aumentarem a extensão territorial nacional, colaborando para que São Paulo se tornasse um centro econômico relevante.
Taunay se correspondia com os pintores de seu projeto dando-lhes orientações para que a elaboração das obras não ficasse sujeita à interpretação dos artistas, uma vez que considerava que os quadros eram documentos históricos. No caso de Ciclo da Caça ao Índio, Taunay escreveu carta para Bernardelli, pedindo que o artista não retratasse o bandeirante fumando cachimbo de forma relaxada e pouco heroica. Também foi contra a inserção de um cão na cena, de forma que Bernardelli precisou recomeçar a obra. A segunda versão deu origem ao quadro "O Chefe dos Bandeirantes", em 1923, disponível no acervo do Museu Mariano Procópio (MMP).
A obra de Henrique Bernardelli demonstra o intuito de Afonso Taunay e de outros intelectuais brasileiros da época de exaltar a figura do bandeirante, a fim de construir uma identidade nacional baseada em um suposto passado glorioso dos paulistas.

Retrato de Mário de Andrade (Retrato de Mário de Andrade) - Tarsila do Amaral


Retrato de Mário de Andrade (Retrato de Mário de Andrade) - Tarsila do Amaral
Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo
Palácio Boa Vista - Campos do Jordão - SP
OST - 53x44 - 1922

Capela do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil


Capela do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Brasília - DF
Foto Postal Colombo N. 35
Fotografia - Cartão Postal

Capela do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil



Capela do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Brasília - DF
Foto Postal Colombo N. 3
Fotografia - Cartão Postal

Vista Aérea do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil





Vista Aérea do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Brasília - DF
Foto Postal Colombo N. 95
Fotografia - Cartão Postal

Vista Aérea do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil


Vista Aérea do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Brasília - DF
Foto Postal Colombo N. 113
Fotografia - Cartão Postal

Paisagem, Itanhaém, São Paulo (Paisagem) - Benedito Calixto

Paisagem, Itanhaém, São Paulo (Paisagem) - Benedito Calixto
Itanhaém - SP
Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo
Palácio dos Bandeirantes - São Paulo - SP
OST - 26x49 - 1919

Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo - Vários

Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo - Vários
Imprensa Oficial do Estado - 118 páginas - 2004
Livro

Sala do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil


Sala do Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Brasília - DF
Foto Postal Colombo N. 61
Fotografia - Cartão Postal