terça-feira, 7 de maio de 2019

Igreja do Bom Jesus, Avenida Rangel Pestana, Brás, Década de 50, São Paulo, Brasil




Igreja do Bom Jesus, Avenida Rangel Pestana, Brás, Década de 50, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Avenida Rangel Pestana (antigo Caminho da Penha e rua do Brás) em direção ao Largo da Concórdia. No centro, a Igreja do Bom Jesus do Brás (ou de Matosinhos) passando por reforma. Ao seu lado esquerdo, na rua Jairo Goes, o outrora belíssimo Palacete Andreolli. Na esquina da rua Monsenhor Andrade, o edifício R. Monteiro.
A atual avenida Rangel Pestana era chamada de “Caminho da Penha” ou “rua do Brás”, em 1765. A história do bairro do Brás se identifica com os primórdios da Igreja Bom Jesus.
Ao português José Brás é atribuído o nome. Havia um ponto de passagem obrigatória para Penha de França, onde o português José Brás teria erguido, em 1769, uma capela, onde atualmente está o Colégio Romão Puiggari, em honra a Bom Jesus do Matosinhos, cuja devoção já estava em voga na época. Não há dúvida que a devoção ao Bom Jesus, no Brás, se deve a piedade e zelo do Sr. José Brás que teve a iniciativa de construir a capelinha, mais tarde substituída por uma Igreja, em 1803, elevada à categoria de paróquia aos 8 de junho de 1818, por sua Majestade El Rei Dom João VI.
O lançamento da pedra fundamental da atual Matriz do São Bom Jesus do Brás se deu em 1896 pelo Bispo de São Paulo, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante, e a solene inauguração em 1º de janeiro de 1903, por Dom Antonio Candido de Alvarenga.

Centro,1918, São Paulo, Brasil

Centro,1918, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Construção do Buraco do Adhemar, São Paulo, Brasil

Construção do Buraco do Adhemar, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

A Catedral do México ao Entardecer, Cidade do México, México (La Catedral de México al Atardecer) - Pedro Gualdi


A Catedral do México ao Entardecer, Cidade do México, México (La Catedral de México al Atardecer) - Pedro Gualdi
Cidade do México - México
Museu Nacional de História Cidade do México
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Batalha de Puebla, Vitória dos Mexicanos, México (Batalla de Puebla, Victoria de los Mexicanos) - Patricio Ramos Ortega

Batalha de Puebla, Vitória dos Mexicanos, México (Batalla de Puebla, Victoria de los Mexicanos) - Patricio Ramos Ortega
Puebla - México
Museu de História Mexicana Monterrey
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Batalha de Puebla, México (Batalla de Puebla) - Patricio Ramos Ortega

Batalha de Puebla, México (Batalla de Puebla) - Patricio Ramos Ortega
Puebla - México
Museu de História Mexicana Monterrey
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Batalha de Puebla, Descanso Após a Batalha, México (Batalla de Puebla, Descanso Después de la Batalla) - Patricio Ramos Ortega

Batalha de Puebla, Descanso Após a Batalha, México (Batalla de Puebla, Descanso Después de la Batalla) - Patricio Ramos Ortega
Puebla - México
Museu de História Mexicana Monterrey
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Batalha de Puebla, Luta Corpo a Corpo, México (Batalla de Puebla, Lucha Cuerpo a Cuerpo) - Patricio Ramos Ortega


Batalha de Puebla, Luta Corpo a Corpo, México (Batalla de Puebla, Lucha Cuerpo a Cuerpo) - Patricio Ramos Ortega
Puebla - México
Museu de História Mexicana Monterrey
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Actopan, México (Actopan) - Patricio Ramos Ortega

Actopan, México (Actopan) -  Patricio Ramos Ortega
Actopan - México
Coleção privada
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Actopan (OtomiMa’ñuts’i) s a city and one of the 84 municipalities of Hidalgo, in central-eastern Mexico. The municipality covers an area of 280.1 km². It is crossed by the federal road that runs from Mexico City to Nuevo Laredo and it is located 30 km northwest of Pachuca, the capital city of the state of Hidalgo.
Actopan is known as the city of the convent and the land of the barbecue. Its name derives from the word “Atoctli” meaning “firm, fertile, and humid land” and the word “pan” meaning “on” or “over” in Nahuatl. Thus, the name Actopan comes to mean “on the firm, humid, and fertile land”.
It is estimated that the Toltecas arrived to an area close to Actopan in 674. By the year 1117, another indigenous group called the Chichimecas arrived to what is now Actopan and Mixquiahuila. In 1113, Xide gave Actopan the name “Mañutzi”. Actopan was under the rule of the chichimecas until the emperor Moctezuma II added the area that is now Actopan to his dominion. In 1521, the indigenous Otomies helped the leader Cuauhtémoc defend Mexico against Spanish colonizers.
Juan Gonzalez Ponce de Leon was one of the first Spaniards given encomendero status over Actopan in the early 1520s.
The movement to convert the population to Roman Catholicism begin in 1526 with the Augustine Friars. By the year 1548 the temple and monastery in Actopan had already been built. It was declared a historic and artistic monument on February 2, 1933.
In 1531 Actopan was put under the jurisdiction of the corregidor of Iscuincuitlapilco. By 1568 it was made a separate jurisdiction with its own alcaldia mayor. Yolotepec was also within these domains. As of 1791 the population consisted of 20,000 Indios, 2,291 mestizos, 54 pardos and 1,474 Spaniards (this would be both creolles and peninsulares, and probably included some people with some indigenous ancestry).
Actopan now consist of more than 20 communities, most of which names derive from the Otomi language.

domingo, 5 de maio de 2019

Batalha de 5 de Maio de 1862, Puebla, México (Batalla del 5 de Mayo de 1862) - José Cusachs

Batalha de 5 de Maio de 1862, Puebla, México (Batalla del 5 de Mayo de 1862) - José Cusachs
Puebla - México
Museu Nacional de História Cidade do México
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Cinco de Mayo (espanhol para "cinco de maio") refere-se à data da Batalha de Puebla5 de maio de 1862, quando, pela primeira vez, o exército mexicano, sob a liderança do general Ignacio Zaragoza Seguin, derrotou uma potência ocupante bem mais preparada - neste caso, a França.
A data não é feriado nacional e nem é muito comemorada no México, exceto no estado de Puebla. É, no entanto, muito festejada pelos mexicanos expatriados, especialmente os residentes nos Estados Unidos.
Cinco de Mayo não é o dia da Independência do México, que é o mais importante feriado nacional mexicano.
Cinco de Mayo tem suas raízes na ocupação francesa do México

A ocupação francesa realizou-se após o rescaldo da Guerra Mexicano-Americana de 1846-48 e a Guerra da Reforma (1857–1861). 

Estas guerras deixaram o Tesouro mexicano em ruínas. 

Em 17 de julho de 1861, o presidente mexicano Benito Juárez pediu moratória, com suspensão de todos os pagamentos da dívida externa por dois anos, mediante a promessa de que, após este período, os pagamentos seriam retomados. 

Em resposta, FrançaGrã-Bretanha e Espanha enviaram forças navais para Veracruz, exigindo o reembolso. 

A Grã-Bretanha e a Espanha negociaram com o México e se retiraram, mas a França, na época governada por Napoleão III, decidiu aproveitar a oportunidade para estabelecer um império latino no México, o Segundo Império Mexicano, o que favoreceria os interesses franceses.

Mais tarde, em 1861, a bem armada frota francesa invadiu Veracruz, o que levou que o presidente Juárez e seu governo a se refugiarem. 

Movendo-se de Veracruz para Cidade do México, o exército francês encontrou forte resistência dos mexicanos perto de Puebla, nos fortes mexicanos de Loreto e Guadalupe.

O forte exército de 8.000 franceses atacou o mal equipado exército de 4.000 mexicanos.

No entanto, os mexicanos conseguiram esmagar o exército francês, o melhor exército na época, e que não havia sido derrotado em quase 50 anos.
A vitória representou um impulso importante para o moral do exército mexicano e ao povo do México em geral. Segundo o History Channel:
"Embora não tenha sido uma grande vitória estratégica na guerra global contra a França, o sucesso de Zaragoza em Puebla representou uma grande vitória moral para o governo mexicano."
Segundo a revista TIME:

"A vitória Puebla passou a simbolizar a unidade e orgulho por aquilo que parecia um David mexicano a derrotar um Golias francês."
"Foi um momento glorioso para o México." Isto ajudou a estabelecer uma necessária sensação de unidade nacional e patriotismo.
A vitória mexicana, porém, foi curta. 

Trinta mil soldados e um ano depois, os franceses foram capazes de derrotar o exército mexicano, capturar a Cidade do México e estabelecer o imperador Maximiliano I como governante do México. 

Mas, a vitória francesa também duraria pouco: apenas 3 anos (1864-1867). 

Com o fim da Guerra Civil nos Estados Unidos, em 1865, os E.U.A. puderam fornecer mais ajuda ao México para expulsar os franceses, e Maximiliano I acabou sendo executado pelos mexicanos, juntamente com seus generais mexicanos Miramón e Mejía, no Cerro de las Campanas, em Queretaro.

A Batalha de Puebla foi importante pelo menos por duas razões. 

Em primeiro lugar, consideravelmente em menor número, os mexicanos derrotaram um exército francês muito mais bem equipado. 

"Esta batalha foi importante na medida em que os 4.000 soldados mexicanos eram grandemente superados em número pelo bem equipado exército francês, com 8.000 homens, e que não havia sido derrotado em quase 50 anos."  

Em segundo, foi importante porque desde a Batalha de Puebla nenhum país das Américas tem sido invadido por uma força militar europeia.
Segundo alguns historiadores, o real objetivo da França era ajudar a quebrar a União Americana, que, naquele momento, estavam em guerra civil, assim ajudando a Confederação do Sul"Os mexicanos haviam conquistado uma grande vitória que manteve Napoleão III de abastecimento dos rebeldes confederados por mais um ano, permitindo que os Estados Unidos para construir o maior exército do mundo já tinha visto. 
Este grande exército esmagou os confederados em Gettysburg apenas 14 meses depois da batalha de Puebla, e essencialmente acabar com a Guerra Civil." 
A consequência do Cinco de Mayo para os Estados Unidos tem sido, portanto, reconhecido: "A derrota do exército francês teve consequências para a América, a derrota francesa negou a Napoleão III a oportunidade para reabastecer os rebeldes confederados por um ano." 
Donald W. Miles acrescenta: "Na época, havia o medo nos Estados Unidos que os franceses usassem o México como base de guarda para a Confederação, então o presidente Lincoln e seu secretário de Estado saiu de sua maneira de aparecer "neutro" da situação mexicana. 
Eles não queriam lidar com os franceses e os confederados, ao mesmo tempo". 
Para Dr. Miles que explica que "Napoleão III hesitou em tomar sobre os Estados Unidos diretamente, mas agora as notícias da Guerra Civil mudou tudo". 
Isso alegadamente significava que os americanos estariam ocupados com seus conflitos entre o Norte e o Sul por algum tempo. 
Ao ouvir que os espanhóis e os britânicos teriam navegado para pegar a alfândega de Veracruz para começar a recolher os seus direitos, Napoleão decidiu que ele não só enviaria a marinha francesa, mas também começou a procurar alguém para colocar como imperador no México. 
Ele, então utilizou o México como uma base para ajudar os confederados ganhar a guerra contra os Estados Unidos. 
Napoleão viu isso como uma oportunidade a não perder. 
Dr. Miles então conclui: "O Imperador da França ordenou aos seus generais para passar alguns meses lidando com México e, em seguida - usando o México como 'base' - ajudar os confederados ganhar a guerra contra os Estados Unidos. 
E se eles tivessem tido sucesso? 
Os Estados Unidos nunca viria a ser a potência mundial que é hoje significativamente, os mexicanos, não só recuperarão a sua nação, mas influenciaram no resultado da Guerra Civil dos E.U.A."
Segundo escreve o historiador Justo Sierra, em seu livro Political Evolution of the Mexican People, se o México não tivesse derrotado os franceses em Puebla a 5 de maio de 1862, a França teria ido em auxílio do Sul (Estados Confederados) na Guerra Civil dos E.U.A, e o destino dos Estados Unidos poderia ter sido muito diferente.
Cinco de Mayo é um feriado regional limitado principalmente ao estado de Puebla. Há algum reconhecimento do feriado em outras partes do país.
Em 7 de junho de 2005, o Congresso americano emitiu uma resolução simultânea convidando o Presidente dos Estados Unidos, a emitir uma proclamação para convidar o povo dos Estados Unidos para celebrar o Cinco de Mayo com cerimónias e actividades apropriadas.
Num estudo realizado em 1998 no Journal of American Culture, foi comunicado que o número de celebrações oficiais dos EUA do Cinco de Mayo tinha atingido 120. Uma atualização em 2006, constatou que o número oficial de eventos do Cinco de Mayo foi de 150 ou mais, de acordo com José Alamillo, professor de estudos étnicos na Washington State University, em Pullman, que estudou o impacto cultural do Cinco de Mayo a norte da fronteira.
Nos Estados Unidos, o Cinco de Mayo assumiu um significado maior do que no México. 

A data talvez seja mais reconhecida nos Estados Unidos como uma data para celebrar a cultura e as experiências dos norte-americanos de ascendência mexicana, assim como St. Patrick's DayOktoberfest e o Ano Novo chinês são usados para comemorar os ancestrais dos irlandesesalemães e chineses, respectivamente. 

Similar aos feriados, o Cinco de Mayo é observada por muitos americanos, independentemente da origem étnica. 

Celebrações tendem a chamar tanto símbolos tradicionais mexicanos, como a Virgem de Guadalupe, e de figuras proeminentes, de origem mexicana nos Estados Unidos, incluindo César Chávez

Para comemorar, muitos exibem faixas de Cinco de Mayo, enquanto os distritos escolares têm eventos especiais para educar os alunos sobre o seu significado histórico. 

São eventos e celebrações especiais que destacam a cultura mexicana, especialmente a sua música e dança regional. 

As manifestações realizadas anualmente na Plaza del Pueblo de Los Angeles, perto de Olvera Street, por exemplo incluem baile folclórico e mariachi

Os interesses comerciais nos Estados Unidos têm capitalizado a celebração, fazendo publicidade de produtos mexicanos e serviços, com ênfase nas bebidas, os alimentos, e música.