Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
quarta-feira, 8 de maio de 2019
Chevrolet Opala 3800, Brasil
Chevrolet Opala 3800, Brasil
Brasil
“Quem esperava
o carro certo, te saúda e te ama e te louva, Chevrolet Opala.” Com essas
palavras a GM anunciava nas revistas a chegada do seu primeiro automóvel
brasileiro, lançado no Salão do Automóvel no final de 1968. Exagero? Vejamos:
foram produzidos 1 milhão de Opala até 1992. Não é pouco. E a prova do seu
carisma é o fato de ele ter se mantido basicamente o mesmo ao longo do tempo.
Tudo bem, foram incorporados aperfeiçoamentos
mecânicos, como freios a disco na frente, direção hidráulica e aumento de potência
do motor de seis cilindros, que passou de 3,8 litros para 4,1 litros, mais
conhecidos por “três e oitocentos” e “quatro e cem” – que deu origem anos
depois ao potente 250-S. Claro que a estética não foi esquecida: foram muitas
mudanças, mas sempre cosméticas, a começar pelo teto de vinil – revestimento
plástico de textura enrugada que cobria a capota, já disponível como opcional
em 1970.
Andamos no Opala 3800 De Luxo, modelo 1969, um legítimo
azul-calcinha, com o interior – incluindo o banco dianteiro único – da mesma
cor. Com seu motor de seis cilindros em linha e 125 cv, era o irmão mais
esperto do comportado 2500, de quatro cilindros. Em marcha lenta, ouve-se o som
das válvulas trabalhando. Quando se acelera mais fundo, o motorzão reage e inclina-se
para a direita, levando junto o carro. Essa sensação é um dos prazeres que o
carro proporciona, dizem os opaleiros.
As trocas de marcha – três para a frente – pedem doses
iguais de força e gentileza: o acionamento é duro e é preciso jeito para diminuir
o “cloc!” na alavanca do câmbio durante a passagem das marchas. Em compensação,
troca-se pouco de marcha e a força do motor permite que se saia em segunda sem
esforço. A direção, apesar de não ter assistência hidráulica, é razoavelmente
leve. E a suspensão, macia e silenciosa, garante um rodar suave.
Diz a lenda
que, por ter muito motor e uma traseira muito leve, era recomendável andar com
lastro no porta-malas para que o carro não saísse de traseira. O teste
realizado por QUATRO RODAS no lançamento não confirma o folclore: “O Opala sai
de frente nas curvas, apresentando ligeira hostilidade ao entrar nelas”,
afirmava o texto de Expedito Marazzi, que chegou a cravar 170 km/h de
velocidade real. Mito ou realidade, pouco importa. A verdade é que Opalão fez
parte da vida de muita gente. E poucos resistem a comentar alguma lembrança
simpática diante dele.
Eta anúncio profético!
Ford Mustang GT/CS 1968, Estados Unidos
Ford Mustang GT/CS 1968, Estados Unidos
Motor : 390 CI
Exterior : Azul (Acapulco Blue)
Interior : Azul
Fotografia
HIGHLIGHTS
- Limited production, factory customized Mustang
- Originally delivered in Acapulco Blue with Blue bucket seats
- 390-2V V-8 engine
- 1 of only 4,118 examples completed
- Options verified with Marti Report
- California Black plate car
- White paint stripe
- Parchment vinyl roof
- C6 Select-Shift Cruise-O-Matic
- AM radio
- California Ford Dealers began to market a factory-built limited
edition Mustang, called the GT/CS, or California Special
- Mustang GT/CS features include Marchal or Lucas fog lights,
twist-type hood pins, side scoops, pop-open gas cap, rear spoiler decklid
with end caps, rear panel with 1965 Thunderbird tail lights, side stripes
with the GT/CS die-cut logo along with a rear decklid strip
Fonte : https://www.mecum.com/lots/HA0419-373138/1968-ford-mustang-gtcs/
Porsche 911 SC Coupe 1979, Alemanha
Porsche 911 SC Coupe 1979, Alemanha
Motor : Não aferido
Exterior : Preto (Black)
Interior : Preto
Fotografia
Fonte : https://www.mecum.com/lots/HA0419-373115/1979-porsche-911sc-coupe/
Ferrari 328 GTS 1988, Itália
Ferrari 328 GTS 1988, Itália
Motor : 3.2/270 HP
Exterior : Branco (Bianco)
Interior : Branco e Preto
Fotografia
Fonte : https://www.mecum.com/lots/HA0419-373079/1988-ferrari-328-gts/
Plymouth Belvedere 1954, Estados Unidos
Plymouth Belvedere 1954, Estados Unidos
Motor : 217 CI
Exterior : Rosa e Branco (Santa Rosa Coral)
Interior : Rosa e Branco
Fotografia
Fonte : https://www.mecum.com/lots/HA0419-372762/1954-plymouth-belvedere/
terça-feira, 7 de maio de 2019
Assinar:
Comentários (Atom)
















































