sexta-feira, 10 de maio de 2019

Canal do Mangue, Rio de Janeiro, Brasil



Canal do Mangue, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal

Até o século XIX, na área onde hoje situa-se o bairro da Cidade Nova, havia um imenso manguezal denominado Mangue de São Diogo. No ano de 1835, o Governo Imperial decidiu sanear a área do mangue; na época, havia um plano de se construir um estreito canal na região a fim de receber as águas de chuva e de riachos que desaguavam nas imediações.
As obras do Canal do Mangue tiveram início em 1857, ano em que Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, conseguiu uma concessão para construção. As obras iniciaram-se em 21 de janeiro de 1857 do mesmo ano e duraram 3 anos. O canal inaugurado no dia 7 de setembro de 1860.
Durante o mandato do prefeito Pereira Passos, foi feito o aterramento do Saco de São Cristóvão em virtude da construção do Porto do Rio de Janeiro. Junto com o aterro, foi feita a expansão do Canal do Mangue, ao longo da Avenida Francisco Bicalho, a fim de que continuasse a desaguar na Baía de Guanabara.
As obras de expansão foram comandadas por Lauro Müller, o então Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas. Apesar do aterro desaparecer com duas praias, por outro lado a extensão do canal pôs fim às constantes enchentes e inundações provocadas pelas vazões dos rios que hoje desaguam no canal.
O Canal do Mangue atualmente é margeado pela Avenida Francisco Bicalho, no bairro do Santo Cristo, e pela Avenida Presidente Vargas, no bairro da Cidade Nova.
Há muitos anos, o esgoto sanitário dos bairros circunvizinhantes são lançados diretamente no canal. A fim de captar esse esgoto, encontra-se em construção o Coletor Tronco Cidade Nova, que terá um total de 4,2 km de dutos. Será captado o esgoto de parte dos seguintes bairros: CatumbiCentroCidade NovaEstácioRio Comprido e Santa Teresa.


Hoje vamos falar sobre a construção de um canal que ficou conhecido como Canal do Mangue, no bairro hoje conhecido como Cidade Nova.
Voltando à primeira metade do Século 19, foi no ano de 1835, quando então o Governo Imperial decidiu que aquela ampla superfície alagada deveria ser saneada, reduzindo à um estreito canal que pudesse receber as águas de chuva e também dos riachos que lá desaguavam.
Entretanto, o plano somente se concretizou me 1857, quando o empresário Irineu Evangelista de Souza, que viria a ser titular do Império como Barão e Visconde de Mauá conseguiu uma concessão para construir sob regime de administração o tão sonhado canal. O canal deveria chegar até a Praça 11, permitindo inclusive navegação de pequenas balsas para transporte de mercadorias.
O início das obras e lançamento da pedra fundamental se deu em 21 de Janeiro do mesmo ano, e após 3 anos o Canal do Mangue foi inaugurado, no dia 7 de Setembro de 1860. As obras estiveram a cargo do engenheiro inglês William Gilbert Ginty.
O Canal se estendia da Ponte do Aterrado (ou dos Marinheiros) até a Praça 11 ou antigo Rossio Pequeno. A ponte dos Marinheiros situa-se no local onde está o chamado "Viaduto dos Marinheiros", à frente do encontro da Av. Presidente Vargas com Francisco Bicalho.
O Canal do Mangue somente teve as obras completadas no ano de 1876, quando então foi feito o assentamento de gradil de ferro e arborização das vias marginais com plantação de 700 palmeiras.
Uma comporta junto à Ponte dos Marinheiros também foi inaugurada neste mesmo ano, provavelmente para evitar problema com maré alta.
Durante o mandato de 4 anos do Presidente Rodrigues Alves, o Rio, então capital federal, passou por grandes transformações, tempo também do Prefeito Pereira Passos que se incumbia também de várias obras a nível municipal.
O grande plano de obras para construção dos Cais do então Novo Porto do Rio, fez com que o Canal do Mangue fosse prolongado agora sobre aterros até a mar, passando ao centro da Av. Francisco Bicalho.
Estes novos aterros situam-se onde existiu o "Saco de São Cristóvão" que chegava até onde é aproximadamente a junção da Av. Francisco Bicalho com Presidente Vargas, tendo por um lado os alagadiços das praias de São Cristóvão (Praias dos Lázaros e Paia Formosa) e o Morro de São Diogo do outro lado.
Esta foi uma das grandes obras de engenharia do início do Século 20, tendo à sua frente Lauro Miller, então Ministro da Viação.
Esta grande obra por um lado acabou um pitoresco cenário natural de rara beleza, mudando a topografia da cidade e de parte da Baía de Guanabara.
Por outro lado saneou e acrescentou uma enorme área urbanizável à cidade, pondo fim à constantes enchentes e inundações provocadas pelas vazões do Rio Comprido, Trapicheiro, Maracanã e Joana, que hoje desaguam naquele canal.

A Praça dos Correios, 1914, São Paulo, Brasil

A Praça dos Correios, 1914, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro, Brasil

Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal

Propaganda "Quantum 87, o Carro que Muda a Paisagem", Volkswagen Santana Quantum, Volkswagen, Brasil




Propaganda "Quantum 87, o Carro que Muda a Paisagem", Volkswagen Santana Quantum, Volkswagen, Brasil
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Volkswagen Santana, Brasil







Volkswagen Santana, Brasil
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Biscoito Piraquê Queijo, Rio de Janeiro, Brasil






Biscoito Piraquê Queijo, Rio de Janeiro, Brasil
Produto

Esse produto me traz lembranças muito boas de minha infância no Brás, em São Paulo/SP.

Eu recordo que minha mãe comprava para mim em uma espécie de quitanda, na Rua Caetano Pinto, em frente a antiga fábrica do Biotônico Fontoura.

O produto era vendido em embalagens de 100 gramas, porém como era de formato pequeno, vinham muitas "bolinhas", o que acabava por demorar para acabar.

Eu achava muito gostoso e, esporadicamente, consumo até hoje.


Parque 15 de Novembro, São Luís, Maranhão, Brasil

Parque 15 de Novembro, São Luís, Maranhão, Brasil
São Luís - MA
Fotografia - Cartão Postal

Não existe mais, atualmente é a Avenida Beira-Mar.

Ford Corcel II, Brasil

Ford Corcel II, Brasil
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Avenida Central, Rio de Janeiro, Brasil

Avenida Central, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Ford Mustang SVO 1984, Estados Unidos




















Ford Mustang SVO 1984, Estados Unidos
Motor : 2.3 L
Exterior : Preto (Black)
Interior : Cinza
Fotografia


HIGHLIGHTS
  • 1 of 4,263 produced
  • Believed to be 73,143 actual miles
  • 2.3L Turbocharged and intercooled SOHC 4-cylinder engine
  • 5-speed manual transmission
  • Black exterior
  • Gray interior
  • Electronic fuel injection
  • EEC-IV engine computer management
  • Sunroof
  • Air conditioning
  • Lumbar seat adjustment
  • New battery
  • Koni adjustable shocks and struts
  • Front and rear anti-roll bars
  • 4-wheel disc brakes
  • Biplane rear spoiler
  • Functional hood scoop
  • 16-inch aluminum wheels
  • BF Goodrich tires
  • Owners manual
  • Service receipts
  • Extra keys
Fonte :https://www.mecum.com/lots/SC0519-368827/1984-ford-mustang-svo/