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quarta-feira, 26 de junho de 2019
Estádio Recreativa / Piscina da Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Estádio Recreativa / Piscina da Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia - Cartão Postal
terça-feira, 25 de junho de 2019
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia - Cartão Postal
Orangina, França
Orangina, França
Refrigerante
Uma garrafinha de apenas 250 ml, bojuda e com
textura que lembra a casca de uma laranja, que se agitada mistura os
ingredientes de um líquido saboroso. Foi desta forma que a marca ORANGINA
conquistou milhões de fiéis consumidores por muitos países do mundo.
A história começou em 1936 na Feira de Marselha
na França, quando o Doutor Trigo, um farmacêutico espanhol da cidade de
Valencia, apresentou ao público a Naranjina, palavra derivada de Naranja (laranja em
espanhol), uma bebida inventada por ele anos antes, feita de água, suco de
laranja e polpa de fruta. Neste mesmo ano, Léon Beton, que vivia na cidade de
Boufarik na Argélia, então uma colônia francesa localizada no continente
africano, comprou a idéia e começou a utilizar laranjas frescas para fazer a nova
bebida, sem utilizar corantes e conservantes. Renomeada de ORANGINA (nome
adaptado para o francês), a nova bebida se tornou rapidamente muito popular em
todo o país. Foi nesta época que surgiu a embalagem da bebida que faz mais
sucesso: a garrafa de vidro bojuda de 250 mililitros em forma de pêra com
textura que simulava a casca de uma laranja.
No ano de 1951 a bebida, levemente gaseificada,
foi introduzida na França com enorme sucesso. Foi neste mesmo ano que surgiu o
famoso e inconfundível logotipo do produto. Pouco depois, em 1953, a primeira
campanha publicitária da marca no mercado francês, criada por Bernard Villemot,
mostrava cartazes com desenhos de um guarda-sol em forma de casca de laranja.
Nos anos seguintes, com fortes campanhas publicitárias, baseadas em cafés,
restaurantes e supermercados, a marca cresceu rapidamente e se tornou popular
entre os franceses. Em 1962, logo após a Argélia conquistar sua independência,
a produção foi completamente transferida para a França e a empresa se mudou para
a cidade de Marselha.
No ano de 1972 foi introduzida a campanha com o
slogan “Secouez-moi”, que em inglês significa “Shake Me” (algo como “Me sacuda”
ou “me Chacoalhe”). O ato de chacoalhar a garrafa para misturar o líquido se
tornou um dos principais ícones da marca e um dos principais argumentos para
ressaltar ainda mais seu sabor. Em 1977 a ORANGINA lançou seu tradicional suco
levemente gaseificado em latas de alumínio. O produto foi introduzido no
mercado americano em 1978 com o nome de ORELIA. Foi deste momento em diante que
a marca iniciou uma forte expansão internacional. O sucesso da marca ORANGINA
começou a despertar o interesse de grandes empresas, e, em 1984, foi comprada
pela francesa Pernod Richard. No ano seguinte, o nome Orelia foi substituído no
mercado americano por ORANGINA. Enquanto isso, no mercado francês, a marca
lançava a garrafa PET de 1.5 litros.
A marca foi responsável pelo lançamento do
primeiro refrigerante light no mercado francês em 1988. A década seguinte foi
marcada por grandes novidades como em 1994, quando o personagem “Bottle Man”
(um homem vestido com uma tradicional garrafa de ORANGINA) apareceu pela
primeira vez em uma campanha publicitária da marca. Outra novidade foi
introduzida em 1995 com o lançamento da ORANGINA ROUGE, um suco levemente
gaseificado que misturava em seu sabor laranja, laranja vermelha, limão,
grapefruit e mandarim. Em 2000, a Pernod Ricard vendeu suas operações de
refrigerantes para a Cadbury Schweppes, que passou a ser dona da marca
ORANGINA. Isso depois de uma tentativa anterior da empresa em vender a ORANGINA
e suas marcas de refrigerantes para a Coca-Cola, negócio que foi frustrado pelo
governo francês, que temia concentração de mercado.
A Cadbury vendeu sua operação européia de
refrigerantes para os fundos de private equity (investimento em participações
de empresas) Blackstone e Lion Capital em 2006. Dois anos mais tarde a marca
introduziu no mercado as tradicionais garrafas de 250 ml em plástico.
Recentemente, em 2009, a japonesa Suntory, fabricante de cerveja, uísque e
refrigerantes, fez uma oferta de aproximadamente €2.6 bilhões para adquirir a
marca ORANGINA. Atualmente ORANFINA é feita com 12% de frutas naturais, 2% de
polpa e não contém colorantes.
A marca ORANGINA é líder no mercado francês de
sucos carbonatados, vendendo anualmente mais de 180 milhões de litros, podendo
ser encontrada em mais de 60 países ao redor do mundo, onde é consumida por
mais de 500 milhões de pessoas. A marca é extremamente popular em muitos países
africanos e ex-colônias francesas.
Construção da Cia. Antarctica Paulista, 1911, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Construção da Cia. Antarctica Paulista, 1911, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Edifício Umuarama, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Edifício Umuarama, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia - Cartão Postal
O Hotel Umuarama foi o primeiro edifício alto de Ribeirão Preto, com 12 andares. Foi empreendido por Antônio Diederichsen, sua construção teve início em 1947 e sua inauguração aconteceu em 1951.
A administração foi confiada, por arrendamento, a um imigrante grego de nome João Constantino Miloná, que já era estabelecido no mesmo ramo na cidade de Araçatuba-SP.
Por muitos anos, o Hotel Umuarama foi um dos ícones de Ribeirão Preto. Era de categoria superior, com restaurante internacional, barbearia, sauna, lavanderia e demais serviços. De alguns quartos, via-se a Praça XV de Novembro e o Quarteirão Paulista. De outros, era possível ver a Catedral Metropolitana. Grandes recepções e festas foram realizadas no hotel.
As atividades do Hotel Umuarama foram finalizadas em 1969, depois de muitas demandas judiciais com a Cia. Diederichsen. O prédio ficou fechado por um ano e depois foi incorporado ao patrimônio do Banco Bradesco, para saldar dívidas da empresa Diederichsen. Por algum tempo funcionou com o nome de Hotel Bradesco e após várias reformas passou a abrigar o Hotel Vila Real.
Vista Parcial, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Vista Parcial, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Foto Esporte
Fotografia - Cartão Postal
Fotografia - Cartão Postal
Nota do blog: Postal circulado em 1949.
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