Orangina, França
Refrigerante
Uma garrafinha de apenas 250 ml, bojuda e com
textura que lembra a casca de uma laranja, que se agitada mistura os
ingredientes de um líquido saboroso. Foi desta forma que a marca ORANGINA
conquistou milhões de fiéis consumidores por muitos países do mundo.
A história começou em 1936 na Feira de Marselha
na França, quando o Doutor Trigo, um farmacêutico espanhol da cidade de
Valencia, apresentou ao público a Naranjina, palavra derivada de Naranja (laranja em
espanhol), uma bebida inventada por ele anos antes, feita de água, suco de
laranja e polpa de fruta. Neste mesmo ano, Léon Beton, que vivia na cidade de
Boufarik na Argélia, então uma colônia francesa localizada no continente
africano, comprou a idéia e começou a utilizar laranjas frescas para fazer a nova
bebida, sem utilizar corantes e conservantes. Renomeada de ORANGINA (nome
adaptado para o francês), a nova bebida se tornou rapidamente muito popular em
todo o país. Foi nesta época que surgiu a embalagem da bebida que faz mais
sucesso: a garrafa de vidro bojuda de 250 mililitros em forma de pêra com
textura que simulava a casca de uma laranja.
No ano de 1951 a bebida, levemente gaseificada,
foi introduzida na França com enorme sucesso. Foi neste mesmo ano que surgiu o
famoso e inconfundível logotipo do produto. Pouco depois, em 1953, a primeira
campanha publicitária da marca no mercado francês, criada por Bernard Villemot,
mostrava cartazes com desenhos de um guarda-sol em forma de casca de laranja.
Nos anos seguintes, com fortes campanhas publicitárias, baseadas em cafés,
restaurantes e supermercados, a marca cresceu rapidamente e se tornou popular
entre os franceses. Em 1962, logo após a Argélia conquistar sua independência,
a produção foi completamente transferida para a França e a empresa se mudou para
a cidade de Marselha.
No ano de 1972 foi introduzida a campanha com o
slogan “Secouez-moi”, que em inglês significa “Shake Me” (algo como “Me sacuda”
ou “me Chacoalhe”). O ato de chacoalhar a garrafa para misturar o líquido se
tornou um dos principais ícones da marca e um dos principais argumentos para
ressaltar ainda mais seu sabor. Em 1977 a ORANGINA lançou seu tradicional suco
levemente gaseificado em latas de alumínio. O produto foi introduzido no
mercado americano em 1978 com o nome de ORELIA. Foi deste momento em diante que
a marca iniciou uma forte expansão internacional. O sucesso da marca ORANGINA
começou a despertar o interesse de grandes empresas, e, em 1984, foi comprada
pela francesa Pernod Richard. No ano seguinte, o nome Orelia foi substituído no
mercado americano por ORANGINA. Enquanto isso, no mercado francês, a marca
lançava a garrafa PET de 1.5 litros.
A marca foi responsável pelo lançamento do
primeiro refrigerante light no mercado francês em 1988. A década seguinte foi
marcada por grandes novidades como em 1994, quando o personagem “Bottle Man”
(um homem vestido com uma tradicional garrafa de ORANGINA) apareceu pela
primeira vez em uma campanha publicitária da marca. Outra novidade foi
introduzida em 1995 com o lançamento da ORANGINA ROUGE, um suco levemente
gaseificado que misturava em seu sabor laranja, laranja vermelha, limão,
grapefruit e mandarim. Em 2000, a Pernod Ricard vendeu suas operações de
refrigerantes para a Cadbury Schweppes, que passou a ser dona da marca
ORANGINA. Isso depois de uma tentativa anterior da empresa em vender a ORANGINA
e suas marcas de refrigerantes para a Coca-Cola, negócio que foi frustrado pelo
governo francês, que temia concentração de mercado.
A Cadbury vendeu sua operação européia de
refrigerantes para os fundos de private equity (investimento em participações
de empresas) Blackstone e Lion Capital em 2006. Dois anos mais tarde a marca
introduziu no mercado as tradicionais garrafas de 250 ml em plástico.
Recentemente, em 2009, a japonesa Suntory, fabricante de cerveja, uísque e
refrigerantes, fez uma oferta de aproximadamente €2.6 bilhões para adquirir a
marca ORANGINA. Atualmente ORANFINA é feita com 12% de frutas naturais, 2% de
polpa e não contém colorantes.
A marca ORANGINA é líder no mercado francês de
sucos carbonatados, vendendo anualmente mais de 180 milhões de litros, podendo
ser encontrada em mais de 60 países ao redor do mundo, onde é consumida por
mais de 500 milhões de pessoas. A marca é extremamente popular em muitos países
africanos e ex-colônias francesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário