quinta-feira, 27 de junho de 2019

A Marca do Zorro 1940 - The Mark of Zorro












A Marca do Zorro 1940 - The Mark of Zorro 
Estados Unidos - 94 minutos
Poster do filme


É um remake da primeira versão oficial muda do filme. Considerado por muitos uma das melhores versões que descreve o mito lendário Zorro. O enredo se passa na Califórnia, em pleno século 19. Don Diego, filho de um rico fazendeiro, após uma grande temporada de estudos na Espanha, onde tornou-se um exímio espadachim, ao retornar depara-se com a miséria do povo imposta pelo novo governador Quintero. Então Diego resolve defender o povo e para manter sua real identidade secreta, veste uma capa e máscara negras, juntamente com seu lendário cavalo Tornado, intitulando-se o “Zorro”. E enquanto faz isso, acaba se apaixonando pela sobrinha do governador, a sedutora Lolita, pelo qual terá de enfrentar o maléfico governador e o temido capitão Pasquale.
Reformulando o clássico da aventura de costumes de época silenciosa de Douglas Fairbanks, The Mark of Zorro (1920), a 20th Century Fox recrutou seu primeiro grande sucesso de bilheteria, Tyrone Power, no estúdio, e a oferta inicial da estrela por glória de tela aventureira. Embora estúdio rival Warner Brothers tinha dominado o gênero com a sua série de luxuosos aventuras históricas, muitas das quais estrelou seu próprio escritório top box empate Errol Flynn (Captain Blood 1935, The Prince and the Pauper 1937, As Aventuras de Robin Hood 1938), a primeira incursão de Fox em sabres-tinindo, barricadas saltando, mascaradas de cascos de cavalos mascarados provaram uma mudança de direção tanto para o estúdio quanto para sua maior estrela. Com o sucesso de The Mark of Zorro, 20 th Century Fox e Tyrone Power tornou-se sinônimo de “ação” e “aventura”.
É por isso que é um pouco curioso para sentar com The Mark of Zorro cerca de 75 anos mais tarde no próximo lançamento de Blu-ray de Kino Lorber e observe como comparativamente pouca ação e aventura é realmente contida no filme. Abrindo na Espanha com uma cena expansiva de Don Diego Vega (Power) e sua educação marcial rigorosamente coreografada em uma academia militar de Madri, a cena muda para o empoeirado pueblo californiano de Los Angeles como Don Diego retorna ao local de seu nascimento, chamado de volta para casa por seu pai, o ex- Alcade Don Alejandro Vega (Montagu Love). Lá, Don Diego descobre que a colônia espanhola está sob o controle ditatorial da nova AlcadeDon Luis Quintero (J. Edward Bromberg), um funcionário covarde e corrupto que trapaceia e agride os camponeses locais para seu próprio benefício, e que obtém sua autoridade injusta de uma guarnição armada comandada pelo implacável e vilão Capitão dos Guardas, Esteban Pasquale (Basil Rathbone). Vestindo o disfarce de um fop esticado que espreita através de um lorgnette, realiza truques de mágica, e oferece cansadamente bons modos incidentes, Don Diego ainda veste o disfarce do Zorro Z- Zíper de Zumbi, erradicando a injustiça e a vilania em todas as suas formas variadas.
Com o interesse romântico de Don Diego / Zorro, real e fingido, dividido entre a genuína e virginal Lolita Quintero (Linda Darnell), sobrinha da Alcade , e a falsa e intrigante Inez Quintero (Gale Sondergaard), esposa do Alcade , The Mark de Zorro dedica muito do seu tempo de execução aos vários disfarces e enganos do herói dopado fantasiado. Perseguindo furtivamente a fortaleza dos vilões em um minuto, em seu disfarce de Zorro, e reclamando de forma cansativa sobre sua água morna de banho no dia seguinte, como Don Diego, o filme em si ameaça se transformar em timidez, se não em sequências de ação realmente impressionantes. Com a fuga do Zorro para o dia-a-noite do Alcade. O diretor e seus coordenadores de dublês fazem um maravilhoso salto sobre uma parede e sobre um cavalo logo passando por um desfiladeiro e ainda em cima do cavalo, por cima de uma ponte e em um barranco, enquanto o cavaleiro vestido de noite mais uma vez escapa de seus desajeitados perseguidores. O mais famoso, no entanto, e até mesmo icônico, é Don Diego e seu duelo de esgrima com o Capitão Pasquale, no qual o primeiro finalmente descarta seu disfarce foppeano! Começando com o par passando um par de velas em dois com seus sabres a corte de Don Diego é tão limpa que sua vela realmente permanece de pé, O combate entre Tyrone Power e Basil Rathbone é uma obra-prima de espadas em ritmo acelerado de tratamento teatral.
A atualização em Blu-ray de Kino Lorber desse digno fanfarrão em particular destaca as composições arrojadas, de alto contraste e pouco iluminadas do cinematógrafo Arthur C. Miller, que são extraordinariamente eficazes e atmosféricas à medida que o Zorro desliza pelos interiores sombreados ou em torno de um canto escuro, olhos brilhando através de sua máscara. Miller teve uma longa carreira vai, literalmente, de volta para Os Perigos de Paulina 1914, e tinha sido instrumental no estabelecimento de um “estilo de casa” para 20 th produções Century Fox da década de 1930, trabalhando muitas vezes com John Ford, e mais tarde ganhar um Oscar para como verde era meu vale 1941. Aqui, Miller imbui as imagens nítidas e à luz de velas com uma intensidade sutil que era praticamente invisível nos lançamentos de vídeos caseiros anteriores. Os tons de cinza e a granulação “fílmica” finalmente estão em relevo para o pano de fundo em comparação com o chiadouro para o público doméstico, e a clareza das imagens de The Mark of Zorro lembrou o espectador de ligações estilísticas claras entre cinema mudo visualmente orientado e filmes noir- como visuais que mais frequentemente surgiriam nos filmes de Hollywood dos anos 1940. Charmosos assovios e estalos à parte, derivados dos elementos monofônicos originais da trilha sonora, a pontuação empolgante de Alfred Newman quase trovejou, e até subjugou, os alto-falantes do meu monitor de tela, e o tilintar, tilintar e bater de fanfarrões. O Savoir faire preencherá adequadamente a sala de estar de um auditor doméstico com os níveis desejados de ousadia aventureira.
Ainda que os mais novos prefiram o Zorro televisivo de Guy Williams e Henry Calvin (o eterno sargento Garcia), também colorizado, ou os mais recentes de Antonio Banderas, este “A Marca do Zorro” merece figurar entre os melhores, mesmo porque sua imagem pouco aparece, sendo mais difícil de descobrir quem estaria por trás da máscara, só revelada no final. Um bom entretenimento e uma ótima oportunidade para se saber como eram feitos bons filmes de capa e espada na década de 40. A versão colorizada torna este filme mais “rejuvenescido” ainda que muitos prefiram sua versão original em preto e branco.
Muitos consideram este o melhor Zorro já feito para o cinema. Sem dúvida esta trama ambientada na velha Califórnia do final do século XIX tem todos os requisitos para uma aventura de capa e espada de primeira linha. O filme é movimentado com direito a um grande duelo de espadas, romance e um pouco de humor. Tyrone Power faz um Zorro com muita presença cênica e apesar de muitos o considerarem um ator sem recursos, ele conduziu o filme sem problemas. Linda Darnell (mais conhecida por aqui pelo filme A Canção de Bernadette) e Basil Rathbone , considerado um dos melhores espadachins de Hollywood de todos os tempos e que representou Sherlock Holmes em filmes na década de 40 estão em ótimas performances e já eram astros conhecidos e admirados na época do lançamento. Este foi o terceiro filme em que Tyrone e Linda atuaram juntos, por isso a química tão boa alcançada para o sucesso do filme.
O filme, uma superprodução da Fox, tem belas paisagens e os (poucos) combates são ótimos, ainda que o clímax entre o vilão e o herói poderia ter sido mais estendido. As leves situações cômicas funcionam muito bem, principalmente através do Fray Felipe (Eugene Pallette) que parece um “Frei Tuck” dos filmes de Robin Hood bom coração, mas pronto para o combate.
O famoso duelo foi encenado pelo mestre de esgrima de Hollywood Fred Cavens . Cavens se especializou em fazer duelos que dependiam mais de espadas reais do que de pular na mobília e saltar de sacadas que os “duelos” de vários filmes consistiam até aquele momento. O filho de Cavens, Albert Cavens , dobrou para Tyrone Power nas partes mais extravagantes do duelo (principalmente de costas para a câmera), como a troca estendida com Esteban, terminando com a espada de Don Diego colidindo com a estante. Basil Rathbone, um campeão esgrimista na vida real, não se importou com o sabre (a arma escolhida neste filme), mas mesmo assim fez toda a sua própria esgrima. Disparos de esgrima rápida foram subdivididos em 18 ou 20 quadros por segundo (ao contrário dos 24fps padrão) e todos os efeitos sonoros foram pós-sincronizados.
Basil Rathbone , sendo um conhecido esgrimista por sua própria conta, foi questionado sobre o quão bem Tyrone Power fez em suas cenas em que dublês não foram usados. Rathbone respondeu: “Tyrone Power poderia cercar Errol Flynn em um chapéu armado!”. Basil Rathbone (Capitão Pasquale) e Eugene Pallette (Frei Felipe) estão interpretando variações das personagens que interpretaram em As Aventuras de Robin Hood (1938) – Sir Guy de Gisborne e Frei Tuck.
O filme é baseado em “The Curse of Capistrano”, escrito por Johnston McCulley , originalmente publicado em 1919 em cinco capítulos serializados em “All-Story Weekly”, que apresentou o herói mascarado Zorro; a história se passa no sul da Califórnia durante o início do século XIX. Linda Darnell tinha apenas 16 anos quando ela fez esse filme. Tyrone Power , interpretando seu interesse amoroso, era 26 em comparação.
Durante as filmagens, Tyrone Power tinha o hábito de dar um mergulho matinal em uma piscina que ele insistiu em ser cuidadosamente pré-aquecido. Darryl F. Zanuck brincou com ele, organizando o aquecimento para ser desligado. Power mergulhou e ficou tão chocado que mais tarde ele alegou que quase teve um ataque cardíaco. Ele se vingou. Zanuck observava os diários todos os dias com um olhar crítico e uma noite viu algo inesperado; o elenco e a equipe colaboraram para filmar uma versão paródia da cena onde o Zorro rouba uma carruagem que leva o governador e sua esposa. Quando Zorro supostamente corta sua marca registrada “Z” na almofada do assento do treinador, o ângulo reverso revela um “DZ” atípico, em vez disso, para um suspiro chocado de “Zanuck!” de J.como o malvado Alcalde. Power declara maliciosamente: “Que seja uma lição para você, droga!”
Além de Don Diego di La Vega, Tyrone Power passou a maior parte da década de 40 interpretando personagens étnicos do Mediterrâneo – espanhóis em Sangue e Areia (1941) e Capitão de Castela (1947) e italiano em O Favorito dos Borgia (1949). de descendência irlandesa, não latina. Na continuidade da DC Comic, é estabelecido que “The Mark of Zorro” foi o filme que o jovem Bruce Wayne tinha visto com seus pais em um cinema, momentos antes de serem mortos em um bandido armado. Ironicamente, Robert Lowery, que interpreta Rodrigo neste filme, passou a interpretar Bruce Wayne / Batman na série Batman and Robin (1949).
É a aparição final do filme de George Regas . Ele faleceu um mês após a estréia do filme. Seu personagem Sargento Gonzales mais tarde seria renomeado “Sargento Garcia” para a franquia Zorro (começando com a série de televisão da Disney na década de 1950), exceto na série televisiva da década de 1990 que foi ao ar no The Family Channel (agora Freeform). Seu nome nessa série era o sargento Jaime Mendoza.
Antes este filme teve uma primeira indicação para o Titulo que seria “The Californian”. “The Curse of Capistrano” foi publicado como um romance em série de cinco partes em revista em 1919. Após o sucesso de The Mark of Zorro, foi republicado em forma de romance e tem sido dentro e fora de catálogo nos anos desde então, disponível em livro usado lojas. A partir de 2018, está em impressão e disponível para compra.
Enquanto Alcalde e o Capitão discutem o casamento de Diego com Lolita, eles estão girando um dispositivo incomum. Esta é uma esfera armilar, que é essencialmente um globo dos céus visto da terra, e foi usada para navegação. J. Edward Bromberg , como Don Luis Quintero, diz a todos os outros atores, em seus respectivos papéis, que ele está prestes a executar, “o melhor ator entre vocês”. Ele está certo. Tyrone Power, como Zorro, é o melhor ator entre eles.
Rathbone foi um dos maiores espadachins da história do cinema, mas ele só ganhou duas lutas de espadas. Em The Mark of Zorro, ele derrotou Eugene Pallette. Sua outra vitória foi em seu papel nomeado ao Oscar de Tybalt em Romeu e Julieta (1936), onde ele mata Mercutio (John Barrymore).

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