Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
sábado, 3 de agosto de 2019
Praça Julio Mesquita, Avenida São João e o Edifício Andraus, São Paulo, Brasil
Praça Julio Mesquita, Avenida São João e o Edifício Andraus, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Cartaz Informativo da Inauguração do Theatro Municipal de São Paulo em 11/09/1911, São Paulo, Brasil
Cartaz Informativo da Inauguração do Theatro Municipal de São Paulo em 11/09/1911, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Cartaz
A inauguração estava marcada para o dia 11 de setembro, mas devido ao
atraso na chegada dos cenários da companhia Titta Ruffo em São Paulo, pois vinham de
turnê pela Argentina, foi adiada para 12 de setembro.
Além da inauguração, a noite de 12 de Setembro de 1911 foi cenário do
primeiro trânsito da cidade de São Paulo. O espetáculo foi iniciado com a abertura
da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes, devido à pressão da crítica paulistana. Seguiu-se depois a
encenação da ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, com o barítono Titta Ruffo no papel principal.
Campo de Marte e Pavilhão de Exposições do Anhembi, 1972, São Paulo, Brasil
Campo de Marte e Pavilhão de Exposições do Anhembi, 1972, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
sexta-feira, 2 de agosto de 2019
Morre Mort Walker, o Criador do Personagem "Recruta Zero", Estados Unidos
Morre Mort Walker, o Criador do Personagem "Recruta Zero", Estados Unidos
Artigo
Criador do
"Recruta Zero" e um dos mais importantes cartunistas americanos, Mort Walker morreu
neste sábado, aos 94 anos, em sua casa, na cidade de Stamford, no estado
americano de Connecticut. O cartunista morreu em decorrência de uma pneumonia.
Um de seus filhos, Greg Walker atribuiu a morte do pai a sua idade avançada.
Addison Morton Walker nasceu em 3 de setembro
de 1923 no estado do Kansas, nos Estados Unidos, e se tornou um dos mais
reconhecidos cartunistas do mundo pelo sucesso de criações como "Recruta
Zero", de 1950, e "Hi & Lois", de 1954. As tiras do seu mais
famoso personagem, o Recruta, foram publicadas em mais de 1.800 jornais de 50
países, entre eles O GLOBO, atingindo mais de 200 milhões de leitores em todo o
mundo — Walker desenhou e escreveu as tiras do Recruta por 68 anos
ininterruptos, se tornando o mais longevo trabalho criado por um cartunista
americano.
Iniciou a carreira aos 11 anos, quando teve
seu primeiro cartum publicado, e aos 15 já era responsável pela seção de
quadrinhos de um jornal diário. Aos 20 anos, durante a 2ª Guerra Mundial, foi
convocado pelo exército americano e serviu no Sul da Itália, chegando a
alcançar o posto de primeiro-tenente. Após quase quatro anos de serviço
militar, ingressou na University of Missouri-Columbia e formou-se jornalista.
Após o fim da Guerra, em 1948 Walker se radicou em Nova York, onde passou a se
dedicar integralmente à carreira que o tornaria mundialmente reconhecido.
Mas antes de
criar seu famoso personagem militar, Walker passou dois anos tendo seu trabalho
rejeitado por diferentes editoras. Foi em 1950 que o personagem Beetle Bailey,
conhecido no Brasil como Recruta Zero, foi imaginado e desenvolvido por Walker.
Beetle, antes de vestir fardas e carregar armas, foi imaginado por Walker como
um obscuro e preguiçoso estudante universitário. As primeiras tiras foram
publicadas, mas foi pequena a repercussão entre os leitores. No entanto, em 4
de setembro de 1950, a trajetória do personagem sofreu uma reviravolta: Walker
decidiu, em uma tira, alistar seu personagem no exército americano. O contexto
da Guerra da Coréia impulsionou um reconhecimento em grande escala para as
aflições e dificuldades do personagem. Em poucas semanas, quase uma centena de
jornais americanos passaram a publicar as tiras do novo Recruta Zero.
O evento consagrador, porém, veio logo em
seguida, quando o personagem foi banido do jornal do exército "Stars &
Stripes", que considerou o trabalho de Walker uma ridicularização dos
oficiais. Walker, de fato, criticava e ironizava o autoritarismo e as obsessões
da disciplina militar, e suas tirinhas retratavam soldados preguiçosos,
ineficazes. O seu banimento do jornal militar teve grande repercussão na
imprensa, e a tira se tornou um sucesso cada vez maior, com leitores instigados
pelas sátiras e tiradas cômicas do autor sobre o rigor do cotidiano militar.
Perseguido implacavelmente pelo Sargento
Tainha, o Recruta Zero sempre dava um jeito de escapar do trabalho, e criou
bem-humoradas defesas de sua vocação ao repouso, como os lemas "Nunca
deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã".
A partir de "Recruta Zero" Walker
criou diversos outros personagens e histórias, entre elas “Hi & Lois”, de
1954, que se tornou conhecida no Brasil como “Zezé”; depois viria “Arca de
Noé”, sobre as trapalhadas de um navio cheio de animais engraçados.
No Brasil, a tirinha foi publicada em
diferentes jornais. O "Recruta Zero" também foi
editado em livros de bolso, pela Editora L&PM, e a revista do Recruta Zero
foi publicada durante os anos 1960, 1970 e 1980 pela Rio Gráfica Editora, e nos
anos 1990 foi publicada pela Editora Globo.
quinta-feira, 1 de agosto de 2019
Saída de Turno de Operárias da Antiga Tecelagem Ítalo Brasileira de Sedas, Rua Joli, Brás, 1947, São Paulo, Brasil - Peter Scheier
Saída de Turno de Operárias da Antiga Tecelagem Ítalo Brasileira de Sedas, Rua Joli, Brás, 1947, São Paulo, Brasil - Peter Scheier
São Paulo - SP
Fotografia
Avenida Ipiranga, 1950, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Vista panorâmica do trecho — com o alargamento concluído — em direção à Igreja da Consolação vista ao fundo. Em 1º plano à direita, a Praça da República e a Escola Normal Caetano de Campos (de 1894). Vemos o Edifício Esther (de 1938) na esquina com a Avenida São Luís e pouco adiante à direita, o Edifício São Luís (de 1944). No horizonte, o espigão da Paulista.
Avenida Tiradentes, 1952, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Em 1º plano, serviços de alargamento da ponte sobre a via férrea. Embora sugira outro conteúdo, os barris contêm cimento. Ao centro, o colossal monumento homenageando Ramos de Azevedo, o arquiteto de São Paulo — instalado ao lado da obra que ele projetou, a Pinacoteca do Estado. A escultura de bronze e granito do ítalo-brasileiro Galileo Emendabili foi inaugurada em 1934. Posteriormente, devido às obras do metrô, foi desmontada e transferida para a Cidade Universitária, sendo reinaugurada em 1973. À direita, a Igreja e Convento de São Cristóvão e mais adiante, as instalações da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Rua Libero Badaró, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Através da Lei 1361 de 27/10/1910, promulgada pelo prefeito Antônio da Silva Prado, foi autorizado o alargamento da Rua Líbero Badaró — desde a Rua José Bonifácio até o Largo de São Bento — que exigiu o recuo dos imóveis do lado ímpar. Nesta cena de autoria desconhecida, registrada por volta de 1911, nota-se à esquerda, o andamento da decisão descrita acima. Ao fundo, o Mosteiro de São Bento no largo homônimo.
Edifício Ermírio de Moraes, São Paulo, Brasil
Edifício Ermírio de Moraes, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
O
Edifício Ermírio de Moraes, localizado atrás do Theatro Municipal, na região
central de São Paulo, foi construído em 1923 e se tornou símbolo da época do
café. A estrutura do antigo Hotel Esplanada foi integralmente preservada pelo
governo paulista.
Atualmente é sede da Secretaria da Agricultura.
Prédio foi tombado pelo Conpresp em 1992.
O prédio chegou a ser apelidado de "hotel dos artistas" pela quantidade de estrelas que costumava receber e mantinha um misterioso túnel ligando-o ao Theatro Municipal. Em 1992, o prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Atualmente é sede da Secretaria da Agricultura.
Prédio foi tombado pelo Conpresp em 1992.
O prédio chegou a ser apelidado de "hotel dos artistas" pela quantidade de estrelas que costumava receber e mantinha um misterioso túnel ligando-o ao Theatro Municipal. Em 1992, o prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Assinar:
Postagens (Atom)