segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Propaganda para Fomentar o Turismo no então Congo Belga, Atual República Democrática do Congo

Propaganda para Fomentar o Turismo no então Congo Belga, Atual República Democrática do Congo
Propaganda


O Congo Belga (em francês: Congo Belge; em neerlandês: Belgisch-Kongo) foi o nome dado a partir de 15 de novembro de 1908 ao território administrado pelo Reino da Bélgica na África. Nessa data, o Estado Livre do Congo deixou de ser uma possessão pessoal de Leopoldo II, que a ela renunciou formalmente, sob a forte pressão internacional que se seguiu à revelação de um dos regimes coloniais mais infames da história. O Congo foi então anexado como colônia da Bélgica, passando a ser conhecido como Congo Belga.
O Congo Belga existiu até a independência do Congo, em 30 de junho de 1960, quando o país passou a se chamar República do Congo (Léopoldville). Essa denominação permaneceu até 1º de agosto de 1964, quando foi alterada para República Democrática do Congo de maneira a se distinguir da vizinha República do Congo (conhecida como Congo-Brazzaville), o antigo Congo francês.
Em 1971, durante o governo de Mobutu Sese Seko, o país passou a se chamar República do Zaire. A partir de 1997, após a derrubada de Mobutu, a denominação República Democrática do Congo foi restaurada, permanecendo desde então.

Hotel Central, 1938, Rio de Janeiro, Brasil


Hotel Central, 1938, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal

Estação Central do Brasil e Ministério do Exército, Rio de Janeiro, Brasil

Estação Central do Brasil e Ministério do Exército, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Antigamente, o nome da estação era "Dom Pedro II" e o Ministério era o da "Guerra".

Bairros de Santa Teresa e Glória, Rio de Janeiro, Brasil

Bairros de Santa Teresa e Glória, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal

Farol da Barra, 1919, Salvador, Bahia, Brasil

Farol da Barra, 1919, Salvador, Bahia, Brasil
Salvador - BA
Fotografia - Cartão Postal

Centro, São Paulo, Brasil

Centro, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia - Cartão Postal

Vista Parcial do Centro, São Paulo, Brasil

Vista Parcial do Centro, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotolabor N. 128
Fotografia - Cartão Postal

Princípio da Serra e Estação Piaçaguera, Cubatão, São Paulo, Brasil

Princípio da Serra e Estação Piaçaguera, Cubatão, São Paulo, Brasil
Cubatão - SP
N. 189
Fotografia - Cartão Postal


A Estação Piaçaguera, foi uma estação ferroviária construída originalmente pela São Paulo Railway Company e pertenceu a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Durante a sua operação, a estação recebeu trens de subúrbio vindos de SantosGuarujá e da ferrovia Mairinque-Santos, além de ter servido como o ponto final do trem Funicular de Paranapiacaba, até o mesmo ser desativado em 1976.
A palavra "Piaçaguera" é um termo de origem tupi que significa "porto velho", através da junção de peasaba (porto) e ûera (velho).
Devido ao acordo ortográfico a estação deixou de ser nomeada com os dois "ss" e passou a receber o "ç", além da ausência da trema. O nome da estação foi atualizado pela MRS quando a empresa reconstruiu o prédio um pouco mais a frente do original para o monitoramento das manobras dos trens cargueiros.
O prédio original da estação Piaçagüera foi construído entre 1898 e 1899 pela São Paulo Railway Company. Até o dia 19 de abril do seu ultimo ano de construção, a estação era chamada de "Raiz da Serra-nova", devido ao fato de que está seria a estação final do Trem funicular da Serra-nova que fazia parte dos "planos inclinados" da SPR e que também estava sendo construído pela companhia nesta época. Porém, neste dia a estação acabou recebendo o nome de Piassagüera, já que estava localizada dentro de um bairro com o mesmo nome devido a sua origem tupi, além de estar próxima a um rio que nasce na Serra do Mar e desagua em uma região próxima a estação e que também é conhecido pelo nome de Piaçaguera.
A plataforma da antiga estação, enquanto estava sendo construída pela companhia, acabou afundando meio metro no chão por conta de seu peso, já que o prédio da estação estava sendo construído em cima de uma região de manguezal por estar próxima a vários rios de médio porte. Na época, os engenheiros responsáveis pela obra utilizaram macacos de elevação para nivelar a altura da plataforma com a altura dos trens de passageiros. Por conta de manter o nivelamento e o risco da plataforma da estação voltar a afundar nos mangues, os técnicos decidiram construir o prédio principal da estação com madeira, na tentativa de aliviar o peso geral da construção.

Câmara dos Deputados, Campo Grande, Salvador, Bahia, Brasil

Câmara dos Deputados, Campo Grande, Salvador, Bahia, Brasil
Salvador - BA
Fotografia - Cartão Postal

domingo, 6 de outubro de 2019

Os Coletores de Impostos (The Tax Collectors) - Marinus van Reymerswaele


Os Coletores de Impostos (The Tax Collectors) - Marinus van Reymerswaele
Museu do Louvre Paris França
Óleo sobre madeira - 94x77 - Aproximadamente 1535