Cubatão - SP
N. 189
Fotografia - Cartão Postal
A Estação
Piaçaguera, foi uma estação
ferroviária construída originalmente pela São
Paulo Railway Company e pertenceu a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Durante a sua operação, a
estação recebeu trens de subúrbio vindos de Santos, Guarujá e da
ferrovia Mairinque-Santos, além de ter servido como o
ponto final do trem Funicular de Paranapiacaba, até o mesmo ser desativado
em 1976.
A palavra
"Piaçaguera" é um termo de origem tupi que significa
"porto velho", através da junção de peasaba (porto) e ûera (velho).
Devido
ao acordo
ortográfico a estação deixou de ser nomeada com os dois
"ss" e passou a receber o "ç", além da ausência da trema. O nome da estação foi atualizado
pela MRS quando a empresa
reconstruiu o prédio um pouco mais a frente do original para o monitoramento
das manobras dos trens cargueiros.
O prédio
original da estação Piaçagüera foi construído entre 1898 e 1899 pela São
Paulo Railway Company. Até o dia 19 de abril do seu
ultimo ano de construção, a estação era chamada de "Raiz da
Serra-nova", devido ao fato de que está seria a estação final do Trem funicular da Serra-nova que fazia parte dos
"planos inclinados" da SPR e que também estava sendo construído pela
companhia nesta época. Porém, neste dia a estação acabou recebendo o nome de
Piassagüera, já que estava localizada dentro de um bairro com o mesmo nome
devido a sua origem tupi, além de estar próxima a um rio que nasce na Serra do Mar e desagua
em uma região próxima a estação e que também é conhecido pelo nome de
Piaçaguera.
A plataforma
da antiga estação, enquanto estava sendo construída pela companhia, acabou
afundando meio metro no chão por conta de seu peso, já que o prédio da estação
estava sendo construído em cima de uma região de manguezal por estar
próxima a vários rios de médio porte. Na época, os engenheiros responsáveis
pela obra utilizaram macacos
de elevação para nivelar a altura da plataforma com a altura
dos trens de passageiros. Por conta de manter o nivelamento e o risco da
plataforma da estação voltar a afundar nos mangues, os técnicos decidiram
construir o prédio principal da estação com madeira, na tentativa de aliviar o
peso geral da construção.

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