segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Princípio da Serra e Estação Piaçaguera, Cubatão, São Paulo, Brasil

Princípio da Serra e Estação Piaçaguera, Cubatão, São Paulo, Brasil
Cubatão - SP
N. 189
Fotografia - Cartão Postal


A Estação Piaçaguera, foi uma estação ferroviária construída originalmente pela São Paulo Railway Company e pertenceu a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Durante a sua operação, a estação recebeu trens de subúrbio vindos de SantosGuarujá e da ferrovia Mairinque-Santos, além de ter servido como o ponto final do trem Funicular de Paranapiacaba, até o mesmo ser desativado em 1976.
A palavra "Piaçaguera" é um termo de origem tupi que significa "porto velho", através da junção de peasaba (porto) e ûera (velho).
Devido ao acordo ortográfico a estação deixou de ser nomeada com os dois "ss" e passou a receber o "ç", além da ausência da trema. O nome da estação foi atualizado pela MRS quando a empresa reconstruiu o prédio um pouco mais a frente do original para o monitoramento das manobras dos trens cargueiros.
O prédio original da estação Piaçagüera foi construído entre 1898 e 1899 pela São Paulo Railway Company. Até o dia 19 de abril do seu ultimo ano de construção, a estação era chamada de "Raiz da Serra-nova", devido ao fato de que está seria a estação final do Trem funicular da Serra-nova que fazia parte dos "planos inclinados" da SPR e que também estava sendo construído pela companhia nesta época. Porém, neste dia a estação acabou recebendo o nome de Piassagüera, já que estava localizada dentro de um bairro com o mesmo nome devido a sua origem tupi, além de estar próxima a um rio que nasce na Serra do Mar e desagua em uma região próxima a estação e que também é conhecido pelo nome de Piaçaguera.
A plataforma da antiga estação, enquanto estava sendo construída pela companhia, acabou afundando meio metro no chão por conta de seu peso, já que o prédio da estação estava sendo construído em cima de uma região de manguezal por estar próxima a vários rios de médio porte. Na época, os engenheiros responsáveis pela obra utilizaram macacos de elevação para nivelar a altura da plataforma com a altura dos trens de passageiros. Por conta de manter o nivelamento e o risco da plataforma da estação voltar a afundar nos mangues, os técnicos decidiram construir o prédio principal da estação com madeira, na tentativa de aliviar o peso geral da construção.

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