quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Sr. Cabeça de Batata (Mr. Potato Head) - Michael Naples


Sr. Cabeça de Batata (Mr. Potato Head) - Michael Naples
Coleção privada
OST - 15x15



Uma batata com acessórios. Muita coisa poderia ser mais animada do que isso. Poderia se não estivéssemos falando do Mr. Potato Head (conhecido no Brasil como o popular Senhor Cabeça de Batata). Afinal, ele é uma das celebridades mais populares e queridas na infância de qualquer criança, e se tornou um ícone cultural. Mr. Potato Head, o tubérculo mais famoso do mundo, por mais de meio século instiga a imaginação de milhões de crianças, e também de marmanjos, com a possibilidade de criar feições infinitas e engraçadas, encarnando nos últimos anos personagens famosos como Indiana Jones, Chewbacca e Darth Vader. 
A história de um dos brinquedos mais famosos e populares do mundo começou com George Lerner, um inventor nova-iorquino do bairro do Brooklyn, que quando criança transformava batatas, que sua mãe plantava na horta da humilde fazenda em que morava, em bonecas para sua irmã mais nova. Ele usava várias frutas e vegetais (uvas viravam olhos e cenouras se transformavam em narizes) para criar as feições faciais. O inventor desenvolveu o produto em 1949, e originalmente o brinquedo viria como brinde de uma marca de cereais, sendo necessário adquirir suas peças separadamente para montá-lo. Porém, em 1951, George visitou os irmãos Henry e Merrill Hassenfeld, fundadores da empresa Hasbro em 1923, e mostrou-lhes uma caixa com narizes, olhos, orelhas, óculos, bigodes, cabelos e um cachimbo. E explicou: “Espete isto em frutos ou vegetais para criar personagens divertidos”. Qualquer fruto servia, mas as batatas pareciam ser as melhores. Merril, um dos irmãos, adorou a ideia.
Foi então que a Hasbro adquiriu os direitos do produto por US$ 5.000, mais royalties de 5% para cada kit vendido, e lançou o brinquedo no mercado no dia 1 de maio de 1952 por meros 98 centavos de dólar (imagem abaixo). O primeiro kit do brinquedo não vinha acompanhado de uma cabeça, mas apenas das peças (dois pares de olhos, quatro narizes, duas orelhas, duas bocas, dois pés, duas mãos, três chapéus, um bigode, um cachimbo, um óculos e oito peças de cabelos) e um tronco para apoiá-la – a cabeça deveria ser customizada pelo próprio consumidor, que para isso poderia utilizar qualquer vegetal possível ou disponível para a tarefa. O Mr. Potato Head, como o produto foi batizado, se tornou o primeiro brinquedo a ter um comercial veiculado na televisão no dia 30 de abril de 1952 com o slogan “Meet Mr. Potato Head, the most wonderful friend a boy or girl could have!” (“Conheça o Sr. Cabeça de Batata, o amigo mais fantástico que um menino ou menina poderia ter!”, em tradução livre), e em seu primeiro ano de comercialização amealhou US$ 4 milhões, vendendo mais de um milhão de unidades.
No ano seguinte, o boneco ganhou dois irmãos, Brother Spud e Sister Yam. Ainda nesta década outros acessórios foram introduzidos como carros, animais de estimação, trailers e um kit de cozinha. Em 1964, os vegetais utilizados como cabeça para o brinquedo passaram a ser desnecessários, para alegrias de milhões de famílias. Uma peça plástica com o formato de uma batata (mesmo) passou a integrar os kits do boneco. Ainda nesta década, os Tooty Fruity Friends foram adicionados ao universo do personagem. Entre os novos amigos estavam Pete the Pepper (um pimentão), Oscar the Orange (uma laranja), Cooky the Cucumber (um pepino) e Katie Carriot (uma cenoura). Outros amigos menos nutritivos também foram adicionados a turma na mesma época. Eram os Picnic Pals, que contavam com Willy Burger (um hambúrguer), Frenchy Fry (uma batata-frita) e Frankie Frank (uma salsicha). Essa linha ganhou alguns itens diferenciados, como olhos da cor de mostarda e ketchup, além de rostinhos de cebolas e de picles.
Em 1973, a cabeça aumentou de tamanho e tomou o lugar do tronco sobre o qual era apoiada. Em 1983, a metamorfose se completou, e o Sr. Cabeça de Batata finalmente adotou o formato pelo qual ficou mais conhecido - ganhando o espaço interno vazio, onde se guardam os acessórios. Na década de 1990 o brinquedo já não desfrutava de tanta popularidade como nos anos anteriores. Com as vendas em queda, parecia fadado ao ostracismo ou uma relíquia na lembrança de adultos que se divertiram muito em suas infâncias com o brinquedo. Porém, uma jogada de mestre ou de marketing da Hasbro colocou novamente o brinquedo em seu devido lugar. Mr. Potato Head voltou a fazer parte nas listas de presentes das crianças (e adultos), devido a sua inclusão como personagem do primeiro filme de TOY STORY em 1995, onde o brinquedo fazia parte do elenco principal da trama. Em pouco tempo, o brinquedo que estava meio esquecido no enorme portfólio da Hasbro teve suas vendas aumentadas em 800%.
A partir de então, a empresa parece ter finalmente acordado para as infinitas possibilidades que seu brinquedo permite, e passou a lançar versões ainda mais atraentes para o público - tanto o nostálgico, cujo interesse pelo boneco foi renovado, quanto para a nova legião de fãs conquistada. De repente Mr. Potato Head, o tubérculo mais famoso do mundo, começou a encarnar personagens famosos como Homem-Aranha, Darth Vader, Indiana Jones (bem fiel ao original, com direito a chapéu, jaqueta, laço e até a um ídolo batatal de ouro), Optimus Prime (do filme Transformer) e até Papai-Noel.
Com isso, a enorme popularidade reconquistada de Mr. Potato Head atraiu inúmeras empresas que licenciaram o famoso personagem em uma infinidade de produtos como jogos eletrônicos, cartões, roupas e acessórios. Essa enorme popularidade não foi conquistada de graça: ele já foi porta-voz de uma convenção contra o tabaco em 1987 (onde entregou seu cachimbo), garoto-propaganda das batatas fritas da rede Burger King, é membro do Hall da Fama dos Brinquedos, ganhou um desenho só seu no canal Fox Kids e teve até uma tirinha desenhada por Jim Davis, o mesmo criador de Garfield. Além disso, o personagem invadiu o mundo digital com o lançamento do Mr. Potato Head Create and Play, um aplicativo que permite ao usuário brincar com o personagem que aparece apenas como uma batata, que deve ser preenchida com olhos, nariz, boca, orelhas, braços, pernas e acessórios (são mais de 200 looks diferentes). Mais recentemente, o boneco ganhou um novo visual, agora possui mais orifícios para os acessórios e está um pouco mais magro.
Hoje em dia Mr. Potato Head, um dos brinquedos mais lúdicos da história, é comercializado pela Hasbro em mais de 150 países ao redor do mundo, incluindo a linha tradicional, os personagens licenciados e kits sazonais para comemorar datas especiais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário