A Complexa História do Início da Fabricação do Volkswagen Fusca no Brasil, Artigo
Artigo
Você já viu
essa foto por aí. Ela é divulgada há anos pela própria Volkswagen para
ilustrar o início da fabricação nacional do Fusca na fábrica da Anchieta,
em 1959. Mas não é isso que ela retrata.
A foto
realmente foi feita na fábrica da Anchieta, mas dois anos antes, em 1957 – ano
marcado pelo início da fabricação nacional da Kombi.
Esta cena
retrata a entrega de 40 carros para a Rádio Patrulha Paulista. A notícia
publicada em 11/03/1957 no jornal O Globo diz, inclusive, que estes carros
foram importados e finalizados na fábrica brasileira da Volkswagen.
A descoberta é
de Alexander Gromow, especialista em Fusca, autor de dois livros sobre o
modelo e ex-presidente do Fusca Clube do Brasil, no site Maxicar.
Ou seja: a história é tão complexa que a própria fabricante acabou se
confundindo ao contá-la.
Há notícias de
Fuscas trazidos por padres alemães no final da década de 40. A primeira
operação comercial, porém, começou em 1950, quando a Brasmotor trouxe 30
Volkswagen Sedan (nome oficial do Fusca) da Alemanha. Deu tão certo que no ano
seguinte a empresa já trazia kits para montar o carro no Brasil.
O negócio era
feito com colaboração da Volks, mas o contrato entre as duas acabaria
em junho de 1953. A Volkswagen se preparou para isso com o início sua
operação oficial no país em março daquele ano.
A sede era um
galpão alugado na Rua do Manifesto, no bairro paulistano do Ipiranga. Ali
mesmo seriam montados os Fusca e Kombi a partir do início de 1954, ainda com
kits importados da Alemanha. Até então, a Kombi chegava ao Brasil praticamente
pronta.
A fábrica da
Via Anchieta começou a ser construída em 1956. De acordo com Gromow, a
construção foi muito rápida e conforme suas alas ficavam prontas, setores do
galpão do Ipiranga eram transferidos para lá. É o que explica os carros
importados sendo finalizados lá na foto acima.
A fabricação
do Fusca no país começou ali, de fato, em 3 de janeiro de 1959. “A Volkswagen já
havia anunciado o lançamento do Fusca para 7 de janeiro. Provavelmente estavam
atrasados, então iniciaram a produção em um sábado para ter carros em algumas
lojas na data marcada”, conta Gromow. Agora o Fusca tinha 54% de
nacionalização.
A diferença
mais notável entre os Fuscas montados com peças importadas da Alemanha e os com
lataria estampada em São Bernardo do Campo (SP) está na janela traseira
retangular, maior que a antiga oval.
A novidade estreou
na Alemanha no final de 1958. Todos os Fuscas montados com peças importadas
tinham janela oval.
Também foram
adotados: um novo volante “cálice”; maçanetas externas com botão de
acionamento; para-sol emborrachado; dínamo de 160 Watts; novas opções de cores.
Isso está
registrado em notícia do Jornal do Brasil de 16/01/1959, que também relata que
não houve qualquer solenidade para o início da fabricação nacional.
A fábrica só
foi inaugurada de fato em 18 de novembro de 1959, agora sim com a presença
do então presidente Juscelino Kubitschek, do presidente mundial da
Volkswagen, Heinrich Nordhoff, e do presidente da Volkswagen do Brasil
Friedrich Wilhelm Schultz-Wenk.
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