terça-feira, 29 de outubro de 2019

Esquina das Avenidas São João com Ipiranga, Ônibus da Expresso Brasileiro, Anos 50, São Paulo, Brasil



Esquina das Avenidas São João com Ipiranga, Ônibus da Expresso Brasileiro, Anos 50, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia



A cidade de São Paulo, maior metrópole da América Latina, completa mais um aniversário de sua fundação, com muitas histórias de desbravadores, famosos ou não, verdadeiros guerreiros sem armas, que fizeram com que a cidade, apesar de todos os seus problemas, se tornasse este grande exemplo de luta, desenvolvimento e de acolhimento.
E é claro que entre estes soldados do crescimento estavam aqueles que atuaram no segmento de transportes de passageiros, seja como fundadores de empresas de ônibus, motoristas cobradores, funcionários de agências, maquinistas e foguistas de trem ou mesmo os usuários que pegavam o transporte público na cidade em busca de sonhos e realizações.
Um dos símbolos da cidade de São Paulo certamente é o cruzamento da Avenida Ipiranga com a São João, muito mais que pela música, que na verdade apenas tentou representar o lado ao mesmo tempo apaixonante e cinzento já da metrópole.
E este cruzamento é um dos pontos de encontro das histórias de São Paulo e dos transportes. Foi justamente na Avenida Ipiranga, número 885, bem perto da Avenida São João que funcionou nos anos de 1950, antes mesmo da rodoviária na Júlio Prestes, a agência da Expresso Brasileiro, empresa de ônibus marcante na história da capital, região metropolitana, interior do Estado, litoral e da rota Rio -São Paulo. O local era considerado um dos pontos mais bem frequentados da cidade na época.
Na época, outras empresas de ônibus rodoviários também paravam seus charmosos veículos ao longo da avenida Ipiranga.
A foto aérea mostra o cruzamento da Ipiranga com a São João e a descrição na comunidade cita os modelos dos ônibus e os trilhos dos bondes
“Centro de São Paulo nos anos 50. Esquina das avenidas São João (notam-se os trilhos dos bondes), com a Ipiranga onde se situava no número 885 a principal agência do Expresso Brasileiro. À esquerda pode ser visto um GM PDA-4101 (conhecido como “lagartão”), à direita 2 GM’s PD-2903 (faixinhas) e, na avenida São João, 1 GM PD-4102. E ainda, completando a lista pode ser observado 1 Mack-Caio da CMTC, bem ao lado do GM PDA-4101.”
A localização na região central de São Paulo era estratégica para as empresas de ônibus, já que facilitava a vinda de passageiros oriundos de diversas partes da cidade, que depois iriam seguir viagem dentro do Estado de São Paulo ou para outros Estados.
De uma maneira geral, havia uma espécie de divisão informal entre as companhias. Os veículos com destino ao Vale do Paraíba saíam, em sua maioria até o final dos anos de 1950, da Avenida Rio Branco. Para o Litoral Paulista, alguns passageiros embarcaram na praça Clóvis Bevilacqua e para cidades do Nordeste, partiam ônibus de linhas regulares do Largo da Concórdia. A facilidade de acesso para região central de São Paulo atraía as empresas de ônibus para instalar suas agências na região da Avenida Ipiranga e entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário